ORIGENS DO CARNAVAL





SAIBA UM POUCO MAIS...




Há quem assegure que o carnaval começou antes do ano 10.000 a.C. Consta que durante o verão as pessoas usavam máscaras e pintavam os corpos para afugentar os espíritos que podiam prejudicar as colheitas. Por volta de 6.000 a.C. os egípcios promoviam rituais, com danças e músicas para celebrar as colheitas das lavouras do Nilo, em homenagem ao boi Apis e à Deusa Ísis. Na Roma antiga ocorriam as Saturnais, em homenagem a Saturno. Durante os eventos, os tribunais e escolas não funcionavam e alguns escravos ganhavam a liberdade. As pessoas dançavam na rua e as festas eram abertas com um desfile de carros alegóricos que lembravam navios e que transportavam homens e mulheres, todos nus. Os carros eram conhecidos como carrum navalis (carros navais). Há quem afirme ter surgido daí a expressão carnevale originando o verbete carnaval. Setores conservadores da Igreja traduzem a expressão como "festa da carne".
Na Roma Antiga, além das saturnais, havia os bacanais e lupercais em homenagem, respectivamente, aos Deuses Baco e Pã. Algumas vezes as celebrações eram utilizadas para o exercício da crítica aos governantes.
Na Grécia os festejos receberam o condimento de bebida e do sexo nos cultos ao deus Dionísio, as celebrações dionisíacas.
A Igreja combateu a festa profana mas, no século XV, o papa Paulo II, introduziu algumas mudanças e autorizou um baile de máscaras diante de seu palácio. O carnaval foi transformado então em uma manifestação organizada constituída por corridas, desfiles, fantasias, deboche, adquirindo um caráter artístico com bailes e desfiles de carros alegóricos suntuosos. Esse tipo de manifestação persiste até hoje, acontecendo em algumas cidades européias como Veneza (Itália), Nice (França) e, com menor pompa, em algumas cidades de Portugal onde há desfiles de crianças acompanhadas pelos pais. É o carnaval ingênuo e inocente...
________________________________________________________

Carnaval é tempo de alegria e não de tragédias!.

1 comentários:

Anônimo disse...

INDEPENDENTE DE SUA ORIGEM OU TRADIÇÃO, O CARNAVAL É UMA EXPRESSÃO POPULAR QUE MUITOS QUEREM TIRAR ISTO DA POPULAÇÃO, COM CORDÕES DE ISOLAMENTO(NA BAHIA), QUER COM SAMBODROMOS (NO RIO E EM SÃO PAULO). O POVO NÃO PODE E NÃO DEVE PAGAR POR UMA FESTA POPULAR. E VIVA O CARNAVAL... NÃO ESQUECENDO, COM PAZ E AMOR NO CORAÇÃO