BARBÁRIE



PARA LER E REFLETIR:

08/02/2007 - 10h11
Criança morre depois de ser arrastada por carro durante assalto

Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u131585.shtml

A notícia:
João estava na companhia da mãe, Rosa Cristina Fernandes Vieites e da irmã Aline, 13, quando o carro deles foi parado pelo grupo de assaltantes por volta das 21h de quarta.Rosa e a filha conseguiram sair, mas, quando a mãe tentava retirar o menino do carro, os ladrões arrancaram com o veículo e a criança ficou pendurada do lado de fora, presa ao cinto de segurança.João foi arrastado durante 15 minutos, por 14 ruas, e o carro acabou abandonado em uma rua de Cascadura. Os criminosos fugiram a pé. O corpo do menino foi encontrado dilacerado.

A reflexão:
Parece que estamos vivendo um sonho dantesco. Recusamo-nos a acreditar que esse evento tenha sido protagonizado por seres humanos. Que futuro aguarda um País onde bandidos da pior espécie impõem sua lei na segunda maior cidade, a ex-Cidade Maravilhosa?
Trabalhadores e gente de bem de todas as camadas sociais são agora reféns de vermes imundos e irrecuperáveis como aqueles que assassinaram o pequeno João. Os facínoras foram advertidos e sabiam que a criança estava sendo arrastada pelo asfalto e persistiram na fuga, sem nenhuma piedade.
O que fazer?
Eis a grande questão. Daqui a alguns dias (eu falei dias mesmo), o menor será libertado e continuará praticando crimes de mesma gravidade. Daqui a alguns dias também os demais bandidos estarão na rua, assassinando mais gente de qualquer idade.
Atacaram um corsa, carro de gente de classe média baixa. Queriam o carro e algum dinheiro. Por que arrastar uma criança até a morte? Efeito de drogas? Há alguma explicação?
O pior é que vão aparecer "advogados" querendo desqualificar o crime, com argumentos mirabolantes. A culpa é da sociedade? Eu faço parte da sociedade e não me considero culpado pela existência de bandidos. Nem por ação nem por omissão. Está na hora de pararem com argumentos levianos, piegas e simplistas.
Não me falem que os bandidos que mataram o pequeno João são vítimas da desigualdade social. Que não tiveram oportunidade, que foram discriminados, que não puderam estudar (logo no Rio de Janeiro de dezenas de Brizolões) , que estavam passando fome (mesmo depois do bolsa família).
Nem discuto essas possibilidades. E até creio serem premissas verdadeiras. Mas, se forem de fato verdadeiras, nem todas elas somadas credenciam esses patifes a cometer um crime tão hediondo. Já é hora de não procurarem atenuantes para crimes que afrontam e violentam a nossa consciência de cidadão. Justiça com todo o rigor carcerário,prisão especial,com isolamento e trabalho obrigatório (não podemos sustentar vagabundos), sem atenuantes, sem redução de pena, sem regalias, sem televisão, sem celular, sem visitas(monstros não podem receber visitas).
Para esses bandidos não há perdão. Nem na Terra nem no Céu. Esse tipo de crime, nem Deus perdoa.

0 comentários: