EM QUIXADÁ O FUTURO JÁ CHEGOU

CENTRO TECNOLÓGICO MUNICIPAL DE INFORMÁTICA DEMOCRATIZA O ACESSO À INFORMAÇÃO

Com a implantação do Centro Tecnológico Municipal de Informática, um dos maiores do Estado, Quixadá entra definitivamente na era digital. O grande significado da criação do Centro é a democratização do acesso a rede mundial de computadores, a redução da exclusão digital nas camadas mais humildes da população. É um grande passo da Administração Municipal na direção de um futuro melhor para os nossos estudantes e para a população de modo geral.

Vale lembrar o advento da informática em Quixadá. No início da década de 90 chegava o primeiro computador para a FECLESC. Era um terminal IBM enorme que foi ligado ao computador central da UECE via modem e telefone. A comunicação era lerda e o acesso era complicado. Só podíamos acessá-lo em determinados horários, após prévia combinação com o Departamento de Informática da UECE. Quase ninguém sabia operar o dinossauro. Depois vieram outras máquinas menores os computadores ITAUTEC, ainda sem muita capacidade de memória mas, modernos para a época. Na prefeitura de Quixadá só havia um computador e um operador. O sistema operacional usado era o DOS e o editor de texto era o Wordstar. Não havia ainda o Windows. Na nossa passagem pela PMQ providenciamos a locação de várias máquinas e o treinamento de funcionários para operá-las. A partir da chegada de novas máquinas na FECLESC e na Prefeitura de Quixadá surgiram os cursos de informática, pioneiramente na FECLESC e depois na cidade. Quixadá entrava na era da computação. Em 2005, mais uma vez pioneira, a FECLESC criava com o apoio do Banco do Brasil, através do prof. Luis Oswaldo Sant'Iago Moreira de Souza, sua ilha digital. Agora é a PMQ que disponibiliza para a população mais de 40 máquinas de acesso imediato à rede mundial de computadores.
Hoje, outra preocupação nos aflige. É sobre o futuro de tantas conquistas do povo quixadaense. O município que avançou célere para o futuro não pode sofrer retrocessos. Todas as conquistas deverão ser asseguradas. E isto depende mais do que nunca do povo de Quixadá. Povo esclarecido é povo soberano!!!

0 comentários: