QUIXADÁ AVANÇA PARA O FUTURO E REDUZ A EXCLUSÃO DIGITAL



Quixadá pretende se transformar em referência nacional de inclusão digital

Diário do Nordeste 03/02/2007
Foi instalado no município o Centro Tecnológico Municipal de Informática, um dos maiores telecentros do Interior do Ceará, com 48 microcomputadores, que assegurarão, até o fim do ano, acesso gratuito à internet para a população local. Um mini-centro motorizado também está previsto de percorrer a zona rural. Serão abertas ilhas digitais em todos os bairros. A cidade quer se transformar numa imensa teia tecnológica. Essa é a programação da administração pública local.
Os futuros avanços no mundo digital foram noticiados pelo secretário municipal de Administração e vice-prefeito, Cristiano Góes. Ele explicou que todos os moradores da área urbana de Quixadá terão acesso a web, de suas casas ou mesmo utilizando aparelhos portáteis, notebooks. Isso será possível graças a um sistema de wireless. Antenas serão instaladas em pontos estratégicos, para transmissão do sinal de conexão a todos. Góes confirmou que o acesso será gratuito, ou quase isso. Para terem o serviço os internautas terão que se cadastrar e pagar uma taxa mínima anual. “O valor não será superior a R$ 15,00”, garantiu.
Com as iniciativas, Quixadá, que ainda preserva muitas de suas características rurais, se transformará em modelo de inclusão digital para o País. A projeção é feita pelo secretário municipal e assessores.
Os internautas estão entusiasmados. É o caso da professora Lúcia Barbosa. A educadora sonha com a possibilidade de estar conectada com o mundo a toda hora. Mas, segundo afirma, das curtas economias não sobra dinheiro para aquisição de um computador doméstico, muito menos para custear o acesso à internet. Com o funcionamento do Telecento, espera suprir sua carência e realizar pesquisas didáticas. O estudante Felipe Silva pensa o mesmo.Aponta o momento como uma democratização virtual.
Telecentro
O Centro Tecnológico Municipal de Informática foi instalado na Biblioteca Pública Padre Francisco Clineu Ferreira. Funcionará das 8 às 18 horas. Cada usuário terá diariamente uma hora livre de acesso à internet. imultaneamente, 48 internautas poderão se conectar à rede internacional de computadores. Por dia, serão 576 horas de navegação na web. Técnicos se revezarão na assistência à clientela. Também serão realizados cursos técnicos. Os servidores do Município serão capacitados no Telecentro. Além dos computadores, um datashow e equipamento sonoro darão suporte aos instrutores. Linux é o sistema operacional utilizado.
A coordenadora do núcleo especial de informática, Oscalina Cunha, garante que é o maior do Estado e provavelmente do País, a ser criado e gerenciado por um órgão municipal. Os investimentos financeiros são oriundos do Ministério das Comunicações, da ordem de R$ 150 mil. A contrapartida da prefeitura de Quixadá foi de 10% desse valor, disponibilizando ainda o prédio para instalação do laboratório e servidores da Secretaria de Educação e Desporto.

0 comentários: