ANGRA 3 NÃO: CHEGA DE AVENTURA NUCLEAR



ANGRA 3 NÃO !!!
Recebido por e-mail do GREENPEACE
Caro Ciberativista:

Na quarta-feira (04 de abril), a construção da usina nuclear Angra 3 poderá ser discutida pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que já vem tratando do tema desde 2001 sem haver chegado a alguma conclusão até hoje. O CNPE reúne nove ministérios e mais 1 representante dos Estados e Distrito Federal e tem como função aconselhar o Presidente da República, responsável pela decisão da construção da usina ou não.
Você pode dizer não!
Esse é o 1º ROUND da nossa batalha para
não deixar o governo armar essa bomba! É um passo decisivo para o futuro do programa nuclear brasileiro!
Veja por que dizer NÃO:
* NÃO precisamos de Angra 3!Se os R$ 7 bilhões necessários para construir a usina fossem gastos em energia eólica, geraríamos o dobro de energia e 32 vezes mais empregos. Além disso, nosso potencial para as energias renováveis é suficiente para suprir nossa demanda energética. Conheça o relatório [R]evolução Energética, clique aqui.
* 82% dos brasileiros dizem NÃO!Segundo pesquisa do ISER, encomendada pelo Greenpeace, a grande maioria dos brasileiros é contra a contrução de usinas nucleares.
* NÃO podemos gastar tanto!Energia nuclear é cara! Com o investimento que seria feito na usina, poderíamos construir 14 estações de metrô ou pagar 280 milhões de bolsas criança-cidadão para evitar o trabalho infantil.
* NÃO queremos esse perigo!Depois de 60 anos desde que o primeiro reator começou a funcionar no mundo, ainda não existe uma solução definitiva e segura para o lixo radioativo gerado pelas usinas. Este lixo permanece perigoso por centenas de milhares de anos. Outro perigo é o risco de acidentes nucleares como Chernobyl e Goiânia. Só em 2006, aconteceram incidentes nucleares na França, Suécia e no Japão.
* Vamos dizer NÃO à aventura nuclear!O país tem inúmeras outras necessidades que deveriam ser prioridades de investimento. Mesmo assim, o governos pode insitir em remar contra a maré. Países como Alemanha, Espanha e Suécia estão fechando suas usinas e (com ótimos resultados) gerando energia a partir de fontes limpas e seguras.
Portanto, junte-se a nós e DIGA NÃO você também!
E fique de olho:
- O povo brasileiro deveria ser representado no CNPE por um cidadão. Ele simplesmente não foi nomeado e não vão participar da discussão!
- Relatório publicado pela Câmara dos Deputados em 2006 apontou diversos problemas na segurança nuclear do país, tais como: falta de fiscalização e punição de irregularidades, indefinição para o depósito de lixo nuclear e a falta de acesso público à informação!
- A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é o órgão que incentiva o desenvolvimento da tecnologia nuclear no Brasil. E quem fiscaliza o setor nuclear? A própria CNEN! Estranho, não é mesmo? A mesma instituição que incentiva a tecnologia nuclear fiscaliza seu uso.
Faça como o Greenpeace: entre em ação para que o governo Lula não arme essa bomba!

Vamos apoiar esta luta. Chega de correr riscos e pagar royalties por tecnologia importada. Energia limpa é energia eólica e energia solar.
Na foto a Brasília apreendida em frente ao Palácio do Planalto. Na ocasião um ciberativista foi preso pela polícia do DF

0 comentários: