A LIÇÃO QUE OS PROFESSORES AINDA NÃO APRENDERAM


Aprendendo com o MST
Antonio Mourão Cavalcante

Jornal O POVO - 09/05/2007 01:39
Semana passada a imprensa noticiou a chegada do MST (Movimento dos Sem Terra) na Avenida Bezerra de Menezes. Imediatamente armaram suas redes e passaram a ocupar metade da pista dessa avenida. Uma manifestação que se repete cada vez que a coisa engancha, prejudicando o lado dos agricultores. Eles organizam marchas em direção à Capital. Daqui começam a pressionar. Desta feita, os resultados apareceram de imediato. Dia seguinte à ocupação, foram recebidos, em audiência especial, pelo Governador do Estado, Cid Gomes e pelo Secretário de Agricultura. Todas as reivindicações atendidas e novas rodadas de negociações agendadas para a semana seguinte. Movimento vitorioso, cabe a pergunta: por que esse sucesso? Resposta inconteste: pela coragem e não vacilo da mobilização. O MST faz história nesse país dos sem - sem.
Queria comparar essa luta com a dos professores da Uece (Universidade Estadual do Ceará). Ano passado, bem no período eleitoral, eclodiu uma greve. A mais longa do Estado. Cinco meses. E o governo Lúcio fez ouvidos de surdo. O novo dirigente, Cid Gomes, prometeu receber os grevistas no primeiro dia de trabalho. Era promessa de candidato. Verdade que cumpriu o dito. Recebeu os professores no segundo dia de Palácio. Formou-se uma "douta" comissão para estudar o assunto. Resultado: quatro meses se foram e nada solucionado. Nenhuma novidade no front. Os professores se aquietaram, acreditaram. Retornaram às salas de aula....e, o resto dá para imaginar...
Aliás, o mesmo já aconteceu com o piso salarial dos ditos professores, aqueles mais antigos. São 21 anos de espera. O processo que já ganharam em última instância, ainda dormita nas prateleiras da Justiça do Trabalho. Seria muito interessante se os professores fossem tomar umas aulas com o MST. Talvez eles aprendessem que uma luta só termina quando se tem a vitória em mãos.
Antonio Mourão Cavalcante é médico e antropólogo. Professor Universitário.

0 comentários: