DIREITA VIRULENTA PRATICA REVANCHISMO

OLHA AÍ: EU TAMBÉM CANSEI


(Gilberto Telmo Sidney Marques -professor adjunto da UECE)

Às vezes subestimamos a competência da direita. E é disso que ela se aproveita. Em alguns momentos consideramos que as forças reacionárias estão dispersas e combalidas e que a democracia está consolidada. Ledo engano. Relaxamos a guarda. Abrimos os flancos. È nessa hora as forças retrógradas se aglutinam e atentam contra a democracia.
Existe neste país uma imensa legião de saudosistas, órfãos da ditadura militar que não concebem a ascensão de um proletário ao poder. Ou melhor dizendo, consideram a presença de um operário na Presidência do Brasil como algo execrável, uma afronta.
O presidente Lula é a cara de outro Brasil. Do Brasil que luta. Do Brasil que sofre. Do Brasil das maiorias espoliadas. Do Brasil diferente daquele que foi construído ao longo do tempo por uma elite cruel e desumana. Elite que construiu um Brasil Belindia: mistura de Bélgica para ela e de Índia para uma grande multidão de excluídos e miseráveis.
É natural que essa elite não o suporte, em que pese a manutenção de seus grandes privilégios. O que teme essa canalha? Qual a ameaça que paira sobre suas cabeças? Quantas expropriações (sem indenização) de latifúndios improdutivos já foram feitas?
Nunca os bancos lucraram tanto! As desapropriações na área rural estão ocorrendo sem sobressaltos com as indenizações sendo pagas.
Queixam-se da queda do dólar que estaria prejudicando as exportações, mas nunca exportaram e lucraram tanto. Há fluxo de dinheiro no comércio. Quantas indústrias fecharam nos últimos anos Sr. Paulo Skaf (todo-poderoso da FIESP)?
Afinal qual o crime do presidente Lula? Criar o PROUNI? É perigoso garantir ensino superior para excluídos, pensa a burguesia podre. O bolsa família? Miseráveis têm que ser mantidos na miséria para na hora de eleição vender seu voto por um prato de comida ou uma camiseta, assevera a direitona. O crime inominável do presidente Lula tem sido tentar diminuir o fosso entre a grande maioria de deserdados da sorte e a minoria sanguessuga e materialista. Na ótica desta súcia, impeachment é pouco. O presidente Lula merece morrer. Acusado, julgado e condenado por um tribunal de exceção, Lula não tem defesa, não tem saída.
A corja revanchista das grandes corporações está sendo representada por artistas da TV, pelo PSDB, pelos “Democratas”, pelo PSOL, pelo PPS, porque, seguindo uma regra das eletrostática os “contrários” também se atraem.
Não é por acaso que as tragédias aéreas e o caos que se instalou nos aeroportos estão sendo manipulados para causar mais indignação na elite e na classe média formadora de opinião.
O movimento “Cansei” é uma tentativa de reproduzir aquilo que na década de 60 foi a famigerada “marcha com Deus Pela Família” (família que a burguesia hipócrita nunca defendeu), habilmente utilizada para desestabilizar o governo democrático do Presidente João Goulart.
Em boa hora, a Arquidiocese de São Paulo negou guarida aos revanchistas. O atual arcebispo de São Paulo deve ter lembrado da Marcha com Deus Pela Família e também como foi doloroso para a Igreja ter que se redimir lutando contra a ditadura cruel e sanguinária. Sem dúvida lembrou também de D. Evaristo Arns, de D. Helder Câmara, de D. Aloísio Lorscheider e dos religiosos torturados e mortos como o padre Henrique em Recife e Frei Tito Alencar na França. E o arcebispo disse não.
Ao final vamos observar atentamente o perfil dos novos golpistas. São políticos testa de ferro das grandes corporações ou frustrados em suas pretensões, artistas serviçais da Rede Globo como Ana Maria Braga, Regina Duarte (aquela que tinha medo da eleição do Lula, coitadinha), o sr. Jô Soares, intelectualoide subserviente e suas “meninas” mal amadas e pretensiosas, burguesinhas fúteis e medíocres.
Por enquanto a correlação de forças parece favorecer o presidente Lula. Mas, a direita deletéria ainda não está morta. Em 1964 os observadores diziam que o Governo João Goulart estava politicamente forte. E aí veio o golpe traiçoeiro e vinte e um anos de trevas, miséria, chumbo e sangue. Não queremos aqui pregar a sinistrose. Mas, é necessário que os patriotas estejam atentos, em posição de combate. Ou, como no exemplo vindo de Roma, pelo menos como os gansos do Capitólio romano, denunciando qualquer manobra de golpe na calada da noite.
Ao eleger Lula duas vezes, o povo brasileiro mandou dizer às falsas elites deste país que estava cansado delas. Cansado das suas mentiras, da espoliação, das humilhações que sempre lhes foram impostas.

Por mim, eu também cansei. Cansei de ver e ouvir tantas agressões, tanto preconceito, tanto jogo sujo. Estou reagindo. Vou reagir mais ainda. Abaixo a burguesia golpista podre. Ditadura nunca mais!!! Viva o povo brasileiro!!!
Nota: Confira você mesmo(a)
Igreja proíbe ato do "Cansei" na catedral da Sé
matéria publicada na Folha on line em 15/08/2007

Segundo nota divulgada pela arquidiciocese, o arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, não autorizou o ato.
Um de seus idealizadores (do Cansei) , o empresário João Dória Júnior, arrecadou dinheiro para campanhas do PSDB.

0 comentários: