RESULTADO DA ENQUETE

2 comentários

RESULTADO DA 1ª ENQUETE

Na enquete que teve a pergunta "Em quem você votaria para prefeito de Quixadá se as eleições fossem hoje?", realizada pelo Blog O Torto, foram dadas quatro opções de votos: Airton Buriti, Cristiano Goes, Dr. Mesquita e Zé Nilson, tendo o seguinte resultado:

Zé Nilson: 47%
Cristiano Goes: 41%
Airton Buriti e Dr. Mesquita: 6% cada.

O resultado mostra uma disputa acirrada entre o candidato do PSDB Zé Nilson e Cristiano Goes do PT, caso sejam confirmados como candidatos.

O Torto inicia agora nova enquete com outros possíveis candidatos e o resultado será confrontado com este em outra enquete.

Participe!!!

Equipe O Torto

CAMPANHA DO DESARMAMENTO INFANTIL

1 comentários

TEVE INÍCIO EM QUIXADÁ A II CAMPANHA DO DESARMAMENTO INFANTIL.
Por iniciativa do Sr. Milton Barbosa, proprietário da Banca de Revistas Alternativa, teve início no último dia 23 de outubro, na cidade de Quixadá, a III Campanha do Desarmamento Infantil.


A Campanha idealizada pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Editora Abril, foi levada a Quixadá pela primeira vez em 2006 pelo jornaleiro Milton Barbosa que há 20 anos atua no ramo. Para ele, é fundamental começar a mostrar para as crianças a importância da paz e do amor ao próximo e tirando as armas de brinquedo das mãos dessas crianças é o primeiro passo para que tenhamos homens melhores no futuro.

O projeto consiste na troca de uma arma de brinquedo por uma revista infantil, visando uma educação conscientizadora, pois, as armas de brinquedo estimulam as crianças a brincadeiras e atos de violência, podendo vir a gerar jovens igualmente violentos. Com isso, além de estimular a leitura, a Campanha visa estimular o debate sobre o desarmamento infantil e a violência.

A campanha se encerrará no início de dezembro quando seus resultados serão divulgados no dia 09 de dezembri, no Parque Adahil Barreto em Fortaleza.
Estiveram presentes ao lançamento da Campanha que ocorreu na Praça José de Barros, representantes da Polícia Militar e Civil, do Comércio local e do Poder executivo. Na ocasião as crianças se divertiram com brinquedos instalados por toda a praça.

Em Quixadá, a Campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quixadá, Secretária do Desenvolvimento Social, Ortobom, Jairo Livraria e Papelaria, Papel & Cia, Loja Pe. Cícero, Loja Pe. Cícero Cama, Mesa e Banho, Banco do Brasil, Casa Olinda, Diário do Nordeste, CDL Quixadá, Câmara Municipal, Discover Informática, AJE Quixadá, Editora Abril, Dinap, Alaor, Prefeitura Municipal de Quixadá e Bancas Alternativas

POSTOS DE TROCA
BANCA ALTERNATIVA 1 - Praça José de Barros
BANCA ALTERNATIVA 2 - Praça José Linhares da Páscoa
JAIRO LIVRARIA - R. Basílio Pinto
PAPEL & Cia - R. José de Queiroz Pessoa
ESCOLA JOSÉ JUCÁ
CACD Vestibulares
ESCOLA VICENTINA
São iniciativas como esta que merecem o apoio das autoridades. Quixadá está de parabéns pela Campanha.
Legenda: Na primeira foto, a Secretária de Ação Social Rosa Buriti fala aos presentes e ao lado o Sr. Milton Barbosa. Na segunda, à direita, garoto que acabara de trocar sua arma de brinquedo por uma revista e na última foto, crianças que brincavam na praça deram uma paradinha para o click.

PC do B

0 comentários

PC do B TEM NOVA DIRETORIA EM QUIXADÁ

Foi eleita no último dia 07 de novembro de 2007, a Nova Diretoria do Partido Comunista do Brasil, Conferência Municipal de Quixadá.
Com a promessa de trabalhar para dar continuidade ao trabalho realizado pela diretoria anterior, desenvolvendo ações voltadas para o social, o Presidente eleito Antonio César de Castro finalisou sua primeira fala como presidente, agradecendo a todos e destacando a importância de todos os filiados e simpatizantes do Partido.
Para César, primeiro se deve fortalecer o Partido para só então se pensar nas eleições do próximo ano. O PC do B poderá vir a ter candidato próprio para as eleições majoritárias, tudo dependerá das alianças e do nome que surgir.

RELAÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO PC do B – CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE QUIXADÁ,
DIRETORIA
1. - PRESIDENTE – Antonio César de Castro
2. - VICE-PRESIDENTE – Francisco Wellington Viana de Lima
3. - SECRETÁRIA DE ORGANIZAÇÃO – Oscalina Maria de Queiroz Cunha
4. - SECRETÁRIO DE FINANÇAS – Francisco Gilberto Moreira
5. - SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO – Francisco Cleumio Pinto de Sousa
6. - SECRETÁRIO SINDICAL – José Arimatéia Frutuoso da Silva
7. - SECRETÁRIO DA JUVENTUDE – Francisco Cristiano Lopes de Oliveira
8. - SECRETÁRIO COMUNITÁRIO – Francisco Dário Queiroz de Oliveira
9. - SECRETÁRIO DE MASSAS – Reginaldo Silva Barbosa
10. - SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO POLÍTICA – Roberto Schuster Lopes Barros

DELEGADOS
1. - Antonio César de Castro
2. - Francisco Wellington Viana de Lima
3. - Wellington Matias dos Santos
4. - Gladson Alves do Nascimento
5. - Roberto Shuster Lopes Barros

SERVIÇO

1 comentários

VOLTA ÀS AULAS

O final do ano está chegando, as férias estão se aproximando e as preocupações com o material escolar do próximo ano já começa a trazer preocupação. Veja alguns itens que as listas de material escolar trazem que são considerados abusivos pelo PROCON de todo o país, e que não deveriam ser cobrados dos pais.

RELAÇÃO DE MATERIAL
- Álcool hidrogenado;
- Algodão;
- Bola de sopro;
- Canetas de lousa ou giz de quadro;
- Copo descartável;
- Barbante;
- Creme dental;
- Sabonete,
- Disquete;
- Elastex;
- Esponja de prato;
- Estêncil a álcool e óleo;
- Fita decorativa;
- Fita ou cartucho para impressora;
- Fitilhos;
- Lenço descartável;
- Grampeador e grampo;
- Medicamentos;
- Papel chamex 400 ou 500;
- Papel convite;
- Papel de enrolar balas;
- Papel higiênico;
- Papel ofício ( 230- X 330);
- Papel ofício colorido;
- Pregador de roupa;
- Plástico para classificador;
- Prato descartável;
- Qualificação de marcas

O PROCON alerta que copos, prato, etc, de uso exclusivo do aluno são de responsabilidade dos pais, porém os materiais de uso coletivo, como papel, jogos para dinâmicas de grupo, etc são de resposabilidade das escolas.


Comentário do Blog.: Tem escolas que exigem até o material de expediente e limpeza da escola. Isso é um absurdo. Fiquem de olho.

SER PROFESSOR É...

0 comentários


"Se estiverem em perigo o teu pai e o teu mestre, salva primeiro o teu mestre e depois o teu pai".
"Muito aprendi com meus pais, muito aprendi com meus mestres, mas muito mais aprendi com meus alunos."
(do Talmude, o livro sagrado do povo judeu)

Ser professor é ...

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo", assim como o sol que se põe a cada final de dia para retornar resplandecente na aurora do dia seguinte, assim como oi sol que se põe ao final de cada dia e reapearece respalndecente na manhã seguinte iniciando um novo dia.
Autor Desconhecido
Fonte: Revista do professor de Matemática 36, 1988

NOSSA HOMENAGEM ESPECIAL A TODOS OS PROFESSORES E, DE MODO ESPECIAL, AOS PROFESSORES DO NOSSO SERTÃO CENTRAL POR OCASIÃO DE NOSSO DIA DE LUTAS.

ESTENDEMOS NOSSAS REVERÊNCIAS A TODOS OS NOSSOS EX-ALUNOS, ATRAVÉS DOS QUAIS NOS NOS TORNAMOS MAIS HUMANOS, APRENDEMOS A A CULTIVAR A ESPERANÇA E A ACREDITAR NO GÊNERO HUMANO E NO FUTURO DE PAZ!

UM ABRAÇO FRATERNO E CORDIAL PARA TODOS!!!

DIA DO PROFESSOR

0 comentários



COMO SURGIU O DIA DO PROFESSOR






O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro.
Como e quando surgiu este costume no Brasil?

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.
Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”.

O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado:
"Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".'Professor é profissão. Educador é vocação'. (Salomão Becker)

Extraido do site:
http://www.portaldafamilia.org/datas/professor/diaprof.shtml


Em 1963, um decreto do presidente João Goulart instituiu o dia 15 de outubro como dia do professor. Uma homenagem muito justa.

Comentário do blog: tinha que ser ele o presidente democraticamente eleito João Goulart (Jango) que os militares apearam do poder através da truculência de um golpe que instalou uma ditadura sanguinária.
Obrigado Presidente João Goulart!!!
Na foto: Jango, D. Maria Teresa Goulart (a mais bela de todas as primeiras-damas republicanas e um de seus filhos)
Este era o Jango, o amigo do povo!

O PRIMEIRO MILAGRE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

1 comentários


O milagre de Nossa Senhora de Aparecida
Adelmar Tavares

Os homens não tinham peixe para o conde de Assumar.
Os barcos desciam nas águas escuras do rio deserto ...
Os barcos subiam nas águas escuras do rio deserto ...
Tornavam subindo ... descendo ... a tentar
Lançavam as redes ... Puxavam as redes ...
E as redes vazias! Sem nada pescar!
Os homens não tinham peixe para o conde de Assumar.

Domingos Garcia, caboclo valente,
Com os braços de ferro, tocava a empurrar
A triste canoa, sem nada pescar.
Pedroso gritava para os companheiros,
Que logo cortaram as águas escuras do rio deserto...
"- Olá, companheiros!Olá, canoeiros!
Que novas a dar? Que novas a dar?"
E a mesma resposta caía da noite,
Nos barcos vazios, sem nada pescar ...
Os homens não tinham peixe para o conde de Assumar!
João Alves, aflito,,já sem esperança,
Olhando as estrelas se pôs a rezar:
"-Santíssima Virgem, tem pena de mim!
Rainha Celeste, tem pena de mim!
És dona dos peixes que moram nas águas,
Ordena que venham encher nossos barcos
Que um só de teus gestos nos pode salvar!...
Dá-nos peixe pra Dom Pedro,
Para o conde de Assumar!"
E a rede atirando, com punho de mestre,
A rede nas águas se abriu em estrelas.
Caiu ... foi ao fundo ... João Alves chorava,
João Alves rezava, tocado de fé!
Puxou de mansinho, que a rede pesava ...
" - São peixes - dizia - São peixes, enfim ...
Que Nossa Senhora tem pena de mim ...
"Mas - oh! - luz estranha que vem dentro à rede,
É Nossa Senhora que vem dentro à rede,
Do pobre, do humilde, feliz pescador,
Que louco de alegre se põe a gritar:"
- Olá, canoeiros!Olá, companheiros!
Olá, pescadores que estais a pescar!
Milagre! Milagre! Fazei vossos lanços!
Que Nossa Senhora já me apareceu!"
E os homens todos tocados
De uma alegria sem par,
Encheram os barcos de peixes
Para o conde de Assumar.

Oh! Nossa Senhora, que ouviste o barqueiro,
Que ouviste há dois séculos, de nós não te vás!
Nem mesmo um instante, sequer, nos esqueças!
Tu, que apareceste, não desapareças
Daqui, desta Pátria! Jamais! Nunca mais!

Comentário do blog: Leiam e reflitam sobre este poema magnífico que aprendemos na década de 1950 (há mais de cinquenta anos)

Ave Maria do Brasil
Ave Maria
Nos seus andores
Rogai por nós
Os pecadores
Abençoai desta Terra morena
seus rios, seus campos
suas noites serenas
abençoai as cascatas
e as borboletas
que enfeitam as matas.



Ave Maria
Cremos em vós
Virgem Maria, rogai por nós
Ouve as preces murmúrios de luz,
que aos Céus ascendem
e o vento conduz
Conduz a vós
Virgem Maria
Rogai por nós!!!


Mais que nunca esta terra morena precisa da proteção de sua padroeira. Está dificil encarar tanta violência, tanta corrupção, tanta falta de sensibilidade e de patriotismo. Nossa geração foi vencida pela maldade humana. Protege os nossos filhos, Senhora de Aparecida!!!

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL

0 comentários


A História da Aparecida
Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a
1743) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.
A sua história tem o seu início em meados de
1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Desejosos de obsequiá-lo com o melhor
pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de Outubro. já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço e, animados pelo acontecido, lançaram novamente as redes com tanto êxito que que obtiveram copiosa pesca.
Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Felipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para
orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo se mostrou pequeno. Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de Julho de 1745. Diante do aumento no número de fiéis, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior - a atual Basílica Velha.
Em
6 de Novembro de 1888, a Princesa Isabel visitou pela segunda vez à basílica e ofertou à santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul. No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da imagem para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.
A
8 de Setembro de 1904, a imagem foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Vinte anos depois, a 17 de Dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do Papa Pio XI.

Descrição da Imagem

A imagem, tal como se encontra no interior da Catedral.
A imagem retirada das águas do rio Paraíba em 1717, é de
terracota e mede quarenta centímetros de altura. Em estilo seiscentista, como atestado por diversos especialistas que a analisaram (Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do Mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva-Nigra e Dom Paulo Lachenmayer), acredita-se que originalmente apresentaria uma policromia, como era costume à época, embora não haja documentação que o comprove. A argila utilizada para a confecção da imagem é oriunda da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. Quando foi recolhida pelos pescadores, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido ao período em que esteve submersa nas águas do rio.
A cor de
canela com que se apresenta hoje deve-se à exposição secular à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesas pelos seus devotos.
Em
1978, após sofrer um atentado que a reduziu a quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao Prof. Pietro Maria Bardi (à época diretor do Museu de Arte de São Paulo - MASP), que a examinou, juntamente com o Dr. João Marinho, colecionador de imagens sacras brasileiras. Foi então totalmente restaurada, no MASP, pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni.
Embora não seja possível determinar o autor ou a data da confecção da imagem, através de estudos comparativos concluiu-se que ela pode ser atribuída a um discípulo do monge beneditino frei
Agostinho da Piedade, ou, segundo Silva-Nigra e Lachenmayer, a um do seu irmão de Ordem, frei Agostinho de Jesus. Apontam para esses mestres as seguintes características:
forma sorridente dos
lábios;
queixo encastoado, tendo, ao centro, uma covinha;
penteado e flores nos
cabelos em relevo;
broche de três pérolas na testa; e
porte corporal empinado para trás.
Fonte: wikipedia endereço:

MORRE PAULO AUTRAN: UM ARAUTO DA LIBERDADE

0 comentários



TRISTEZA
12/10/2007 - 16h21
Morre o ator Paulo Autran, aos 85 anos
Da Redação* da Folha On Line

Morreu às 16h10, aos 85 anos, em São Paulo, o ator Paulo Autran. Ele estava internado desde a tarde de ontem no Hospital Sírio Libanês. Paulo Autran sofria de câncer de pulmão e enfisema pulmonar há cerca de um ano e já havia sido internado recentemente em diversas ocasiões, a última ocorrida no sábado passado (5), com alta recebida na terça-feira (9). O corpo está sendo velado na Assembléia Legislativa de São Paulo desde as 19h.

Paulo Autran (1922 - 2007)

Há poucos meses, o ator passou mal durante apresentação do espetáculo "O Avarento", sua 90ª peça, e foi internado com suspeitas de problemas cardíacos. Paulo Autran nasceu no Rio de Janeiro em 1922 e mudou-se ainda jovem para São Paulo, onde formou-se em direito na Faculdade do Largo São Francisco, em 1945. Nessa época, participou de peças amadoras, o início de uma das mais expressivas carreiras de artes cênicas do Brasil. A estréia como ator ocorreu em 1949, no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia, em São Paulo), na peça "Um Deus Dormiu Lá em Casa", em que contracenou com a atriz Tonia Carrero, uma de suas melhores amigas. Desde então, Autran participou de mais 89 peças, entre elas "Otelo", "Antígona", "My Fair Lady" e "Visitando o Sr. Green". A última peça encenada pelo ator foi "O Avarento", texto de Molière escrito em 1668, em cartaz em São Paulo.

Comentário do blog:

Na década de 60, quando aínda éramos estudante universitário, tivemos a oportunidade de assistir no Theatro José de Alencar a peça LIBERDADE, LIBERDADE de Millor Fernades e Flávio Rangel protagonizada por Autran. Era um tempo de trevas. A classe de atores era perseguida, agredida, como no casos dos atores de RODA VIVA, e todas as produções culturais (letras de músicas, peças teatrais, novelas, livros) e a própria imprensa mutiladas pela tesoura da censura e muitas vezes definitivamente proibidas. Nem os jornais, porta-vozes oficiosos da ditadura,O Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo, escaparam da tesoura. Os que mais sofreram no longo eclipse que se abateu sobre o Brasil foram os pensantes, intelectuais, por conta de sua extrema sensibilidade. Sofreram uma dor lancinante ante a truculência indiscriminada dos opressores. Paulo Autran e alguns atores foram altivos e nunca se deixaram intimidar. Esse é um traço pouco conhecido do grande público que aprendeu a admirar Paulo Autran pelo seu talento no teatro, na televisão e no cinema.Na noite escura Paulo Autran, Chico Buarque, Nara Leão, Marília Pera, Mario Lago e outros lançaram, com sua coragem e talento um facho de luz e esperança.

Autran, sem nenhuma dúvida, já está imortalizado no coração, na mente e no imáginário do povo brasileiro. O seu legado será a inspiração para atores e atrizes mais jovens cultuarem e defenderam a liberdade na sua forma mais plena, sem tutelas.

Depoimentos sobre Paulo Autran:

Leia a repercussão da morte do ator Paulo Autran
da Folha de S.Paulo
Atualizada às 22h27 de 13.10.2007

ANTÔNIO ABUJAMRA, ator:"O Paulo foi um ator que todos gostaríamos de ser. Ele sempre ajudou a todos nós, foi um caminho a ser seguido. Trabalhou comigo numa peça no Rio com uma generosidade fantástica. Somos todos apaixonados por ele, e a inveja de possuir uma voluptuosidade invejável para a cena."
CELSO FRATESCHI, ator e presidente da Funarte:"Paulo é meu padrinho de casamento. Foi uma pessoa muito importante na minha vida pessoal. Como homem público, como ator, ele é sinônimo de teatro. Se perguntar a qualquer brasileiro a que associa a palavra teatro, vai dizer Paulo Autran. Isso só dignifica nossa profissão. Para ele, acho que [a morte] foi um sossego, porque estava sofrendo muito com a doença. Mas, para todos nós, é uma perda irreparável."
CLEYDE YÁCONIS, atriz:"É uma tragédia você perder um Paulo --o teatro da idéia, da mensagem. Pode chamar de careta, mas é como a gente é. Sou espiritualista. Acho que [a carreira dele] não era uma profissão, era uma missão. E ele cumpriu. Trabalhou até o final, até quando o corpo permitiu."
DOMINGOS OLIVEIRA, ator, dramaturgo, diretor de teatro e cineasta:"É difícil falar diante do vazio que ele nos deixa. É um ator único e insubstituível, um homem único e insubstituível. Representa finura, elegância, sofisticação, participação social. Vai deixar uma saudade danada."
FERNANDA TORRES, atriz:"Fico feliz de ter visto o Paulo no 'Avarento', inteiro e maravilhoso com mais de 80 anos, com casa cheia. Encerrou a carreira com uma peça de ouro. Foi inteiro até o fim."
HECTOR BABENCO, cineasta:"Uma perda capital, um Brasil que se vai. Fica o Brasil da barbárie imperando. Um grande homem, grande ator, grande homem de teatro, que viveu intensamente as vitórias e as derrotas. Na próxima encarnação, quero voltar Paulo Autran!"
JOHN HERBERT, ator:"Era um grande colega, um grande brincalhão, um gozador. O coração chora."
MARIA DELLA COSTA, atriz:"Era um companheirão, que viveu para sua arte e respeitou sua profissão. É um exemplo para os jovens. Nossa geração enfrentou duas ditaduras terríveis: a de Getúlio e a militar. Mas Paulo é prova de que o teatro jamais morrerá."
MARÍLIA PÊRA, atriz:"A gente fica buscando como falar de uma pessoa desse tamanho... O melhor a dizer é que ele é inesquecível, virou eterno, ficará para sempre nas nossas memórias e nos nossos corações. Aos 18 anos, fui bailarina dele no 'My Fair Lady'. Foi quando o conheci. Ele ia se apresentar no teatro mesmo quando estava doente, com o braço quebrado, sem voz. São coisas que um ator qualquer não faz, e essa foi uma lição que ele me ensinou."
SÁBATO MAGALDI, crítico:"Por sua capacidade de fazer tanto peças clássicas quanto modernas, Paulo Autran foi um dos maiores talentos do palco brasileiros. Ele se tornou uma grande figura do TBC [Teatro Brasileiro de Comédia], na Companhia Tônia-Cheli-Autran e toda essa geração que trabalhou com os diretores [Zibgniew] Ziembinski e Flaminio Bollini, atuou no momento em que teatro brasileiro tinha o mesmo valor do melhor teatro mundial. Não devíamos nada a Itália, França e Estados Unidos."
SÉRGIO BRITTO, ator:"Na minha geração, mesmo os mais invejosos concordavam que Paulo era o maior ator brasileiro. Era um ícone estabelecido. Ficar um ano em cartaz hoje em dia com uma peça de Molière, como "O Avarento", é só para um ator solidamente querido pelo público. Acompanhei seu trabalho desde a década de 50 e ele estava sempre bem. No início do ano, eu o vi pela última vez e percebi nos seus olhos que estava bem doente. Era o rosto de uma pessoa que sofria."
TÔNIA CARRERO, atriz:"Não posso falar, se eu falar qualquer coisa vai ser trêmula e esquiva. Não quero falar."

da Folha Online

PARABÉNS PAULO AUTRAN PELO SEU EXTRAORDINÁRIO TALENTO, PELA SUA INTEGRIDADE!

UM GRANDE ABRAÇO!!!

PRINCÍPIO DA AMPLA DEFESA

0 comentários

Ação que pedia de volta mandatos de Clodovil e Ângela Portela tem liminar negada

O Ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu pedido de liminar no Mandado de Segurança (MS nº 26.937), em que o Partido Trabalhista Cristão (PTC) pede ao Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que declare a vacância dos mandatos dos Deputados Federais Clodovil Hernandes (SP) e Ângela Gomes Portela (RR), que deixaram a legenda, e emposse os suplentes, pertencentes aos quadros do partido.

Para o ministro, que é o relator da ação, a decisão do Plenário do STF no julgamento dos MS sobre a fidelidade partidária, que criou a hipótese de perda de mandato, deixou claro que para chegar a uma eventual cassação, deve-se garantir ao parlamentar o direito à mais ampla defesa. Eros Grau ressalta que deferir o pedido de liminar seria uma afronta direta a esse direito constitucional. O ministro lembrou que o colegiado determinou, na mesma ocasião, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficará responsável pela edição de uma resolução que vai disciplinar o procedimento a ser adotado nesses casos de troca de partido por parlamentares eleitos.

Fidelidade partidária
No último dia 4, no julgamento conjunto dos MSs nºs 26.602, 26.603 e 26.604, o Supremo decidiu, por maioria, que a infidelidade partidária pode levar à perda do mandato mas, para isso, deve ser observado procedimento específico, que será regulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como a desfiliação do partido de origem ter acontecido após o dia 27 de março de 2007, quando o TSE respondeu positivamente a uma consulta sobre o tema, demonstrando o entendimento de que parlamentares que deixam a legenda pela qual se elegeram, sem justa causa, devem devolver os mandatos a esse partido.Fonte:
Fonte: STF

DIREITO EM FOCO

0 comentários

II SEMANA DO DIREITO: DIREITO E RESPOSTAS ÀS DEMANDAS SOCIAIS

A II Semana do Direito da Faculdade Católica Rainha do Sertão, que teve como tema: Direito e respostas às demandas sociais chegou ao fim com pleno sucesso de participação, como também no nível das palestras e discussões.

Na Segunda-feira, tivemos o Professor Arnaldo Vasconcelos falando sobre "O papel do direito na sociedade contemporânea". Na oportunidade foi empossada a primeira diretoria do Centro Acadêmico de Direito que leva o nome do Prof. Dr. Arnaldo Vasconcelos, uma justa homenagem do corpo discente desta instituição.

Na Terça-feira o tema foi "A realidade do sistema penitenciário brasileiro com o Desembargador Ademar Mendes Bezerra.

"Desvendando a mediação, a arbitragem e a conciliação" foi a palestra de quarta-feira, ministrada pela Professora Ms. Emanuela Alencar.

Na Quinta-feira o tema foi a "Lei Maria da Penha: 01 ano de conquistas?" com a Professora Ms. Ana Cristina Teixeira Barreto. Além da palestra aconteceu a apresentação Teatral dos alunos do curso de Direito.

Na sexta-feira o Prof. Dr. Herval Sampaio Júnior, Juiz de Direito do Rio Grande do Norte brindou os participantes com a palestra "Novas tendências do processo civil brasileiro".

A Coordenação do evento avaliou como positiva a participação dos alunos e prometeu trabalhar para o crescimento dos próximos encontros.

Show de Rock

0 comentários

ROCK EM MOVIMENTO

A cidade de Quixadá sempre foi um celeiro de artistas, quer seja na música, nas artes plásticas, na literatura, etc.

Depois do lançamento do CD da Banda Contato Imediato, depois do Projeto "Quarta na Praça" onde durante três meses se apresentaram várias Bandas de diversas "tribos", rock, chorinho, samba, instrumental entre outras, acontecerá dia 13 de outubro o evento "É Música - Rock em Movimento".

O Show terá a participação das Bandas 220 Volts, Anti-dopping e ainda Dj Bebeto, levando muita música para o público de Quixadá.

O evento acontecerá na Oficina da Música, anexo a Oficina do Forró no bairro Alto São Francisco, a partir das 22 horas. É importante privilegiar o que é nosso.

Não podemos deixar de ressaltar a importância dos patrocinadores: Papelaria Papel.com, Construtec Engenharia, Nova Schin, Unimasq, Odontomed, Secretaria do Desenvolvimento Industrial, Sindicado dos Empregados do Comércio, Auto-Tintas e Secretaria de Comunicação.

"O Torto" cumpre aqui seu papel: dar vez e voz a quem não encontra espaço nos grandes meios de comunicação.

0 comentários

DIVULGADA RELAÇÃO DOS APROVADOS NO VESTIBULAR DO CEFET DE QUIXADÁ
O Centro Federal de Ensino Tecnológico do Ceará (Cefet) divulgou nesta Segunda, 1o. de outubro, a lista de aprovados em seu vestibular realizado no dia 28 de setembro. Os cursos de Guia Especializado em Atrativos Naturais e de Edificações serão oferecidos para 60 alunos no Centro de Ensino Superior, Tecnológico e Aperfeiçoamento Profissional (Cestap) na Ce 013, estrada do Açude Cedro em Quixadá. As aulas se iniciam ainda neste ano.
Conheça a lista dos aprovados abaixo:
EDIFICAÇÕES
ANTONIO EVERTON SOUSA DA SILVA
ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO
DANIELE CORREIA SAMPAIO
DANILO CAVALCANTE DE SOUSA
DJAILSON ALVES RIBEIRO
EDUARDO BERNARDO LIMA
FAGNER FREIRES NOGUEIRA
FRANCISCO ALAN ARAUJO RODRIGUES
FRANCISCO ALLAN FLAVIO VIDAL COSTA
FRANCISCO GLAIRTON DA COSTA SOUZA
FRANCISCO JOSE MACIEL DE MENESES
FRANCISCO ROMILSON FERREIRA OLIVEIRA
FRANCISCO TARGINIO MENEZES FEITOZA
GERGLYSON FERNANDES LIMA
GUSTAVO NOGUEIRA LEITE
ISABEL CRISTINA DA SILVA BARROS
JACOB ALEXANDRE SOUZA OLIVEIRA
JEFERSON HENRIQUE DE ALMEIDA FARIAS
JOAO PAULO SILVA ALMIR
JOSE FERNANDES ALMEIDA JUNIOR
JOSE IVO CAVALCANTE DA SILVA
JOSE WELLINGTON RODRIGUES DA SILVA
KARLA MYLLEANE SILVA OLIVEIRA
MICHELLE VIANA MARTINS
PRISCILA DA SILVA FREITAS
RAMON JORGE DE SOUZA
RENATO ALMEIDA DE QUEIROZ
RENATO SIQUEIRA
ROBERTO LIRA DE SOUZA
SAYONARA PRISCILA SARAIVA BEZERRA
GUIA ESPECIALIZADO EM ATRATIVOS NATURAIS
AIRES MARIA BERNARDO DA SILVA
CAMILA DOS SANTOS MAGALHAES
CARLOS EDUARDO PINHEIRO BARBOSA
CICERA ELIANE SOUZA DO NASCIMENTO
EVERANE OLIVEIRA RIBEIRO
FRANC MARY FERNANDES GOMES
FRANCISCA RAIMUNDA DE OLIVEIRA
FRANCISCO JOSE SOUSA DOS SANTOS
GUSTAVO CANDIDO PINHEIRO
IANDRA RAQUELLY BRITO DE OLIVEIRA
JACKSON NUNES DE QUEIROZ
JANAINA PAULA DE SOUZA CAMPELO
JOAO NARCLECIO FERNANDES DE OLIVEIRA
JOELIA FERREIRA DA SILVA PEREIRA
JOQUEBEDE MENDES MONTEIRO
JOSE REMULO DA SILVA MELO
JULLIANA DE FREITAS FERREIRA
KARINNE MORAIS FREIRE
LORENA VIANA BEZERRA
MARA RAQUEL RIBEIRO SOUSA
MARIA ADRIANA RAMOS DE MELO
MARIA GYZELE DE FREITAS MOURA
RAFAELA FERREIRA DAMASCENO
RUTH ANNY FRAGOSO VIEIRA PINTO
SAIONARA DAMASCENO NOBRE
SANDY KARELLY SILVA DE FREITAS
SEBASTIAO DA SILVA GOMES
SYD BERNARDO SILVERIO
TAMMY CRISTINA SARAIVA DE QUEIROZ

VIRGINIA FARIAS DE SOUSA