DIATRIBES E INVEJA

Sai na Coluna de Tarcísio Holanda, no Diário do Nordeste. Ele é um jornalista bastante crítico do presidente Lula. Leia, é uma análise feita com a necessária imparcialidade, isenção de paixões, creio ...

COLUNA do dia 27/11/2007 - DIÁRIO DO NORDESTE
Tarcísio Holanda
DIATRIBES E INVEJA
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não revelou grandeza, ele que é um acadêmico cheio de títulos, ao dizer, numa notória alusão indireta ao presidente Lula, que deseja brasileiros bem-educados ´e não liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria´. A reprimenda do ex-presidente foi ainda mais longe, ao dizer que o PSDB é um partido que tem estilo próprio, popular, onde há acadêmicos que falam mais de uma língua, ´mas que também falam direito a nossa língua´.

A alfinetada de Fernando Henrique Cardoso revela o ciúme que lhe causa o êxito de Lula. Se é verdade que o antigo líder sindical, uma vez no poder, manteve as linhas fundamentais da política econômica de seu antecessor, também é verdade que, cercado pela desconfiança dos mercados, foi mais sério e aplicado em sua execução do que o próprio criador. De tal forma que, ao invés das seguidas crises que sofreu o Plano Real, nos dois mandatos de FHC, Lula conseguiu não apenas consolidar a estabilidade, como praticamente acabou com a importância que tinha a dívida externa, trazendo-a para limite irrisório, como reduziu a quase 40% a relação da dívida com o PIB.

Ciúme e invejaFernando Henrique Cardoso e os tucanos se queixam de que Lula aproveitou a idéia do Bolsa-Escola para o seu Bolsa-Família. Ocorre que o Bolsa-Escola de FHC era um programinha tímido, ao passo que o Bolsa-Família de Lula já alcança mais de 10 milhões de famílias, transformando-se em um programa de repercussão internacional. Dizer que Lula foi ajudado por uma conjuntura internacional favorável aos negócios não muda essa história de sucesso.

Na verdade, Lula estimulou as exportações e os investimentos a ponto de acumular uma reserva de mais de 170 bilhões de dólares. A todos pareceu que Fernando Henrique Cardoso já não suporta o ostracismo a que foi relegado e morre de inveja dos êxitos do governo Lula. O ministro da Justiça atual, Tarso Genro, também um acadêmico, definiu o gesto tresloucado do ex-presidente: ´É a voz de um amargurado´. Dizem que o presidente Lula ficou furioso com os ataques e, mais cedo ou mais tarde, acabará dando uma resposta ao seu antecessor, em um desses discursos em que fala de tudo. Seria melhor mandar exibir os resultados de seu governo, oportunamente, ao invés de responder a futricas. Na verdade, por maior que seja a indignação do ex-presidente, o governo de Lula tem mais a exibir do que o de Fernando Henrique Cardoso.

0 comentários: