QUIXADÁ LANÇA CAMPANHA PIONEIRA


Vamos reproduzir aqui notícias divulgadas na edição de hoje, sábado, dia 29 de de dezembro de 2007 pelo jornal Diário do Nordeste.

A primeira diz respeito a um projeto de lei do vereador Kleber Júnior e foi matéria de capa ( primeira página) do DN por conta de sua importância
Combate ao câncer
Protetor solar para servidores
Vereador luta contra o câncer de pele e pelo fornecimento de filtros solares e vestuários para trabalhadores públicos
de Quixadá.
A Câmara de Vereadores deste município do Sertão Central aprovou projeto de lei, de autoria do vereador Kleber Júnior, que torna obrigatório o fornecimento de kits de proteção para funcionários públicos que exercem atividades se expondo constantemente aos raios solares. Garis, agentes de saúde e de endemias, guardas, fiscais e até mensageiros poderão ser beneficiados com a medida.O projeto já foi encaminhado ao Poder Executivo, que poderá sancionar ou não. Servidores que acompanharam a votação do projeto de lei se manifestaram favoravelmente à matéria, e disseram esperar a sanção do prefeito Ilário Marques. Eles afirmaram que querem dispor de chapéus, óculos escuros, roupas adequadas e protetor solar o mais rápido possível. A lei garantirá que os acessórios e o filtro solar sejam fornecidos continuamente, sem qualquer ônus para eles. O objetivo é evitar que sejam afetados pelas doenças de pele, principalmente o câncer.Para reforçar a aprovação da norma municipal, um grupo de mulheres agentes de saúde lotou a galeria da Câmara de Vereadores na última sessão ordinária que abordou o assunto. Estão preocupadas com os riscos no trabalho. Das 148 profissionais que atuam na assistência à saúde da família, duas delas já contraíram o lúpus, uma doença inflamatória de pele. Estão sob licença médica. As colegas acreditam que o fornecimento do kit poderá evitar mais vítimas.

O QUE ELES PENSAM
Prevenir é o caminho para evitar a doença Há um tempo surgiu uma mancha vermelha no meu rosto. Não dei importância. Mas ela está crescendo e começando a incomodar. Ouvi relatos sobre o câncer e estou assustado.
José Eriberto de Sousa Araújo, vigia
Trabalho quatro horas por dia, mas é tempo suficiente para preocupação. Sei como essa doença ataca e que o filtro solar me protege dela. Mas sou pobre e não tenho dinheiro.
Maria Lúcia Barros Perpétua, gari
A prevenção é a única maneira de evitar as doenças. Nosso ganho não é muito. Mal dá para o sustento da família. Não podemos comprar protetores solares e outros acessórios.
Maria Elizene da Silva, agente de saúde
Alex Pimentel/Colaborador
Leia nosso comentário postado no DN:
Oportuníssimo o projeto do vereador kleber Junior. Estamos solidários pois os trabalhadores que se expõem à inclemência do sol necessitam cuidados especiais. Além do protetor solar, que deverá ser de boa qualidade e ter sua utlização acompanhada pela Secretaria de Saúde, devem ser adquiridos bonés, calças e blusas de manga comprida e determinado o seu uso obrigatório.
Uma campanha de educação dos usuários deve preceder a implementação dessas medidas. Não se trata de favor do poder público, mas a iniciativa do vereador Kleber Junior merece nosso aplauso.
Prof. Gilberto Telmo Sidney Marques -
ex-secretário de comunicação de Quixadá- administração Novo Tempo
A segunda é uma notícia política que não terá, de nossa parte, nenhum comentário por tratar-se de discussão interna do partido.
BLOCO GOVERNISTA
Líder do Governo justifica permanência
Fortaleza, Ceará Sábado 29 de Dezembro de 2007

O líder do Governo é contra a idéia dos colegas, Artur Bruno e Rachel Marques, da saída dos petistas do bloco
“Não é conseqüente a postura de alguns setores do PT em querer dissolver o bloco firmado com o PMDB e o PSB”. A crítica é do líder do Governo Cid Gomes na Assembléia Legislativa, deputado Nelson Martins (PT). Ele diz que tem trabalhado na bancada, e no partido, para impedir a dissolução da parceria petista com os peemedebistas e socialistas. Para ele, a saída pode ter repercussões negativas para a base governista naquela Casa. “Principalmente levando em conta que 2008 será um ano de eleições”, enfatizou.A bancada do PT está dividida na Assembléia quanto à permanência no bloco partidário. Enquanto Nelson e o deputado Dedé Teixeira querem a permanência, os deputados Rachel Marques e Artur Bruno defendem o fim da aliança. Eles querem mais autonomia para o PT nas decisões naquela Casa. A mesma tese é defendida pelo presidente eleito do PT estadual, Ilário Marques.
Atenção internautas:
As notícias aqui divulgadas poderão ser lidas na íntegra no site do Diário do Nordeste. Basta você clicar no título de cada matéria, nas expressões: Combate ao câncer e BLOCO GOVERNISTA.
Experimente mais esta facilidade que O TORTO diponibiliza.
O TORTO também é notícia, a caminho da liderança.

0 comentários: