USINA DE BIODIESEL


USINA DE BIODIESEL: REALIDADE EM QUIXADÁ

Nesta sexta-feira (04/01) estivemos visitando o canteiro de obras da Usina de Refinamento de Biodiesel da Petrobrás situada no Distrito de Juatama, na cidade de Quixadá.

O Prefeito de Quixadá Ilário Marques e o vice Cristiano Goes, convidaram cerca de 100 pessoas que puderam conhecer “in lócus” toda a grandiosidade e importância daquela obra para este município encravado no Sertão Central do Ceará.
Para João Augusto, engenheiro chefe responsável pela obra das três usinas que estão sendo implantadas (Ceará, Bahia e Minas Gerais) a de Quixadá é a que está melhor localizada em termos de escoamento da produção, com uma estrutura capaz de beneficiar 50 mil toneladas/ano de biodiesel. Com isso a tendência é que a região se torne um pólo industrial já que serão aproveitadas, por exemplo, toneladas de resíduos e glicerina, matérias primas que possibilitaram a instalação de indústrias para o aproveitamento destes produtos, finalizou o engenheiro-chefe.
São investimentos da ordem de 75 milhões de reais, que irão garantir maior renda para a população, maior arrecadação para o município e como conseqüência um crescimento sócio/econômico garantindo uma melhor qualidade de vida ao povo quixadaense, disse o Prefeito Ilário.
Muito importante foi percebermos a preocupação ambiental da Petrobrás. Nenhum resíduo será jogado na natureza, tudo será reaproveitado e o meio ambiente será preservado. A empresa preocupada com essa preservação está construindo no local uma reserva florestal. João Augusto garante que não haverá nenhum impacto para o meio-ambiente, nem mesmo sonoro, pois os equipamentos e a construção garantirão o máximo de silêncio tanto para o eco-sistema como para a população das proximidades.
O vice-prefeito Cristiano Góes, disse que Quixadá tem um crescimento fixado em bases sólidas, sendo garantidos os direitos de todos os trabalhadores, assim como um futuro melhor para as novas gerações quixadaenses e do sertão, pois, a usina atenderá a toda a região produtora de mamona, girassol entre outras, gerando assim emprego e renda a todos.
Hoje a obra emprega 600 pessoas e está com cerca de 64% concluída, com previsão para o termino no final do primeiro trimestre deste ano. É Quixadá no caminho de um crescimento seguro.
Fotos: Edgardo Moraes
Na primeira, área em construção, com destaque para os reservatórios.
Na segunda João Augusto fala sobre a Usina aos convidados.

0 comentários: