INVESTIMENTOS SÃO ANUNCIADOS PARA O NORDESTE

0 comentários

LULA DIZ QUE OPOSIÇÃO ESTÁ INCONFORMADA
Falando para uma multidão na cidade de Quixadá no Sertão Central do Ceará, o Presidente Lula ressaltou a importância do Programa Territórios da Cidadania, que tem como meta principal diminuir as desigualdades.

O primeiro passo desse governo foi buscar matar a fome do povo e o programa Fome Zero foi o instrumento usado para isso, agora o Programa Territórios da Cidadania é o segundo passo, buscando a integração entre os povos através de financiamentos para a agricultura familiar, investimentos na área educacional e crédito para micro e pequenos empresários. “Somente com um povo educado é que o país terá o devido respeito dos países ditos desenvolvidos. O Brasil quer ser parceiro do mundo e não submisso a ele”, disse o
Presidente.

Lula ressaltou ainda que alguns políticos estão inconformados com os projetos desenvolvidos pelo governo do PT, e dizem que são programas eleitoreiros. Para eles, continua o presidente, é difícil admitir que um homem que saiu do meio do povo, um torneiro mecânico do sertão nordestino consiga fazer o que eles não conseguiram ou não quiseram fazer em décadas no poder.

Na oportunidade foram assinados vários projetos e ordens de serviços para toda a região na presença dos representantes dos 12 municípios que fazem parte do Sertão Central do Ceará, dos ministros, deputados estaduais e federais e demais autoridades representativas.

Momentos antes, o Presidente Lula visitou juntamente com o Prefeito Ilário Marques, o vice-prefeito Cristiano Góes e sua comitiva a Escola modelo do bairro Campo Novo e lançou a pedra Fundamental para a construção do Campus avançado da UFC (Universidade Federal do Ceará) e do CEFET (Centro de Ensino Tecnológico) na estrada do Açude Cedro.

Lula se despediu do povo cearense prometendo voltar a Quixadá. Ele terá essa oportunidade na inauguração da refinaria de biodiesel da Petrobrás que tem previsão do termino das obras para o início de julho deste ano.



Nas fotos, Lula em um momento de descontração no palco e a população que lotou a Praça José de Barros na Cidade de Quixadá.

OPOSIÇÃO CRITICA, MAS PRESIDENTE CONTINUA SEU TRABALHO DE DAR OPORTUNIDADE A QUEM SEMPRE FICOU À MARGEM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.

0 comentários

PRESIDENTE LULA EM QUIXADÁ

Nesta quinta-feira (28) o Presidente Lula irá liberar 191 milhões para o Sertão Central.

Em sua segunda visita como Presidente da República ao município de Quixadá, Lula lançará o Programa Territórios da Cidadania que visa reduzir as desigualdades regionais, mobilizando cerca de 15 ministérios.

Na oportunidade serão liberados recursos da ordem de 191 milhões para os municípios de Banabuiú, Choró, Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Brancoa, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.

O Programa contempla investimentos no crédito PRONAF, Assistência Técnica, Agricultura Familiar, Abastecimento de Água, Luz Para Todos, Urbanização, Educação, entre outras áreas.

O Presidente visitará a Escola Modelo do bairro Campo Novo onde lança o Programa PRONINFO, que informatiza as escolas da região, lançará a pedra fundamental da construção do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará(UFC) e do Centro Federal Tecnológico (CEFET) na área do Açude Cedro e depois irá à Praça José de Barros para o lançamento do Programa Territórios da Cidadania. Na solenidade acontecerá a assinatura do convênio para a construção da avenida de acesso ao Complexo Turístico do Cedro e ao Pólo Universitário (R$ 6,7 milhões) e do edital de licitação das obras de contrução do Campus Avançado da UFC.

A população quixadaense tem mais uma oportunidade de ver de perto um dos presidentes mais populares do Brasil.

OBRIGADO COMANDANTE FIDEL

0 comentários


"Não haverá substituto para Fidel" (Ignácio Ramonet)
Ignácio Ramonet é diretor do jornal francês Le Monde Diplomatique. Para ele, a coisa mais surpreendente sobre Fidel, em mais de cem horas que passaram juntos, em conversas para a compilação de sua memória, foi o quanto ele era modesto, humano, discreto e respeitoso. Uma enorme moral e senso ético.
Na visão do deputado Aldo Rebelo, ex-presidente da Câmara dos Deputados, o chão sagrado do comandante Fidel Castro é Cuba, mas ele articula um patriotismo continental espelhando-se não só na grande figura histórica de seu país, o mártir da independência José Martí, mas também em Simón Bolívar, no argentino San Martín e em nosso José Bonifácio de Andrada e Silva. Para Aldo, pode-se incluir Fidel Castro no grupo e dizer deles o que Machado de Assis disse dos Andradas: ''A natureza não produz muitos homens como aqueles''.
Segundo a Unesco, a cada doze segundos morre uma criança no mundo, por causas evitáveis. São raros os estadistas que podem dizer como Fidel: “nenhuma dessas crianças é cubana”.
A pobreza em Cuba é uma pobreza que orgulha os cubanos. Nada de analfabetismo, ninguém dorme na rua. Ninguém passa fome.
Hoje (20/02), pasmos, ouvimos no “Esporte espetacular” da TV Globo: “toda criança cubana tem acesso a qualquer dos esportes olímpicos”.
Ontem, incrédulos, ouvimos do Carlos Nascimento, da TV do Silvio Santos, mais ou menos assim: “nossa equipe encontrou um povo mergulhado na pobreza, porém, muito orgulhoso e feliz”.
Pense... Os índices de mortalidade infantil entre os menores do mundo, mesmo diante de mais de 40 anos de perverso bloqueio econômico imposto pelos EUA para arrasar a economia da ilha. E que a mídia global faz questão de omitir. Obrigado, Fidel!

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL DA RENÚNCIA DO COMANDANTE FIDEL CASTRO

0 comentários

Editorial
Pareceu-nos, à primeira vista, que ontem o povo cubano se sentiu órfão...
Caro amigo do blog:
Estamos aqui citando dois dos mais importantes órgãos de imprensa do mundo para que, através de sua leitura, possa expedir sua opinião. Ontem já reproduzimos as notícias do jornal cubano Granma, do jornal espanhol El Pais e da Folha de São Paulo.
Para manter a integridade da informação estamos reproduzindo as notícias em suas versões originais mesmo em outros idiomas, mas de tradução muito fácil. Não se trata de pedantismo, creiam. No mundo globalizado, estudantes de curso superior necessitam dominar minimamente esses idiomas, dois dos quais são linguas neolatinas como o português, portanto, de fácil compreensão.
O Torto abre um grande debate sobre o significado da luta de Fidel Castro e sobre as perspectivas de Cuba e da América Latina na era pós-Fidel.
Queremos a sua manifestação seja qual for seu ponto de vista. Não se omita. O Torto está na vanguarda dos grandes temas da atualidade. É assim, debatendo e buscando a verdade, lançando luzes sobre a ignorância, que se faz História(com H maiúsculo).



HAVANA — Fidel Castro, bedridden for 19 months, on Tuesday gave up the almost unlimited power he has wielded in Cuba for nearly 50 years, but whether the surprise announcement represented a historic change or a symbolic political maneuver remained unclear.
It is expected that his brother Raúl, 76, will be officially named president, and some experts consider him more pragmatic. (CLIQUE NO LOGOTIPO DO NEW YORK TIMES PARA LER A NOTÍCIA COMPLETA EM INGLÊS)



L'opposition cubaine entre espoir et méfiance après l'annonce de Fidel Castro
LEMONDE.FR avec AFP et Reuters 19.02.08 12h23

• Mis à jour le 19.02.08 17h08
La communauté internationale et les opposants au régime castriste ont réagi de manière plus ou moins enthousiaste, mardi 19 février, à l'annonce du retrait de Fidel Castro de la présidence de Cuba.
A Cuba, les principaux dirigeants de la dissidence étaient partagés mardi entre l'espoir et la méfiance. Vladimiro Roca, porte-parole du regroupement de centre-gauche de Cuba Todo Unidos, qualifie le choix du Lider maximo de décision "la plus sensée". Cet ancien prisonnier politique et fils du fondateur du Parti communiste cubain (PCC, parti unique) Blas Roca reste cependant sceptique sur la suite des événements, estimant qu'il n'y avait pas eu de "changement en un an et demi sans Fidel et il ne va pas y en avoir maintenant non plus". Oswaldo Paya, animateur chrétien du "projet Varela" qui œuvre en faveur d'une transition démocratique, s'est félicité de ce pas "très important" vers des "changements". Selon lui, ces changements devront passer par "une nouvelle loi électorale et de nouvelles élections".

(CLIQUE NO LOGOTIPO DE LE MONDE PARA LER A NOTÍCIA NA ÍNTEGRA, EM FRANCÊS)
O crédito da foto do jornaleiro em Havana é do jornal Le Monde
Agora é a sua vez de comentar. Vamos lá historiadores, causídicos e outros intelectuais...
O Torto está fazendo a sua parte.

ULTIMA HORA: COMANDANTE FIDEL CASTRO RENUNCIA À PRESIDÊNCIA DE CUBA

0 comentários




"A mis entrañables compatriotas, que me hicieron el inmenso honor de elegirme en días recientes como miembro del Parlamento, en cuyo seno se deben adoptar acuerdos importantes para el destino de nuestra Revolución, les comunico que no aspiraré ni aceptaré- repito- no aspiraré ni aceptaré, el cargo de Presidente del Consejo de Estado y Comandante en Jefe"
Leia a mensagem na íntegra em espanhol clicando no título acima da matéria ou no logotimo do Granma.
Leia mais:
Fidel deja la presidencia de Cuba
ELPAÍS.com -
403 comentarios
“Les comunico que no aspiraré ni aceptaré- repito- no aspiraré ni aceptaré, el cargo de Presidente del Consejo de Estado y Comandante en Jefe”
El líder de la revolución cubana, en el poder desde 1959, ha anunciado a través del diario 'Granma' que no aceptará la presidencia del Consejo de Estado ni la jefatura del Ejército.
Mensaje del Comandante
Frases: ¿Cómo ves el futuro de Cuba tras la renuncia de Fidel Castro?
Encuesta: ¿Crees que la renuncia de Fidel Castro a la presidencia abre la puerta a la democracia?
Vídeo: Castro deja la presidencia de Cuba
Fotogalería: La renuncia de Castro en los medios digitales
Comente essa notícia. Vamos participar do debate!
O Torto também é notícia antenado com as principais agências do mundo.
Nesta postagem, clicando nos links, você teve a oportunidade de acessar o jornal cubano o Granma, o jornal (espanhol) El País e o jornal brasileiro a Folha de São Paulo. O Torto está oferecendo a você subsídios para que possa firmar seu próprio juizo de valor. Isto se chama cidadania. Exerça-a!!!

ULTRACREPIDÁRIOS (que diabo é isso?)

0 comentários


A NAU DOS INSENSATOS
Na ordem do dia está a Transposição das águas do Rio São Francisco. O debate prossegue. De um lado estão os defensores do projeto. De outro, alguns "formadores de opinião", que por motivos não muito nobres e transparentes, adotam posturas emocionais para torpedear a iniciativa. Cabem, todos esses contestadores oportunistas de última hora, em uma pequena nau (barco), a nau dos insensatos. São leigos, ou melhor ultracrepidários. Para ler a matéria completa e saber o que é ultracrepidário, clique no link abaixo
Vejam e leiam a matéria abaixo:
Esta é uma palavra do Inglês que eu sempre invejei pela precisão do conceito que ela exprime: designa aquele que, presunçoso ou imprudente, vai além do limite do seu conhecimento, dando opinião sobre algo que não é sua especialidade.
Para entender sua etimologia, não basta identificar os dois vocábulos latinos de onde ela deriva - ultra crepidam, que significa, literalmente, além da sandália.
Essas duas palavras fazem parte da famosa máxima latina Ne sutor ultra crepidam [judicaret] ("não deve o sapateiro julgar além da sandália"), alusão a um célebre incidente que, segundo Plínio, o Velho (XXXV, 10, 36) teria ocorrido com Apeles, o famoso pintor da Grécia antiga.
Conta-se que Apeles, que costumava expor suas pinturas na porta do ateliê para observar as reações dos passantes, viu um sapateiro que examinava detalhada e demoradamente o pé de uma suas figuras humanas. Ao indagar-lhe, curioso, o que tanto atraía sua atenção, foi informado de que ele tinha cometido um engano ao representar a fivela das sandálias. Apeles agradeceu a informação e apressou-se a retocar o quadro, corrigindo o erro.
No dia seguinte, no entanto, o sapateiro, depois de constatar, com satisfação, que sua opinião havia sido acatada, apresentou a Apeles novas censuras ao quadro, dessa vez quanto ao movimento da mão da personagem retratada - momento em que Apeles, então, o teria escorraçado, pronunciando a frase que se tornou lendária: ("não deve o sapateiro julgar além da sandália").
Esse provérbio, destinado a lembrar que todos deveríamos ter consciência de nossos próprios limites, aparece no adagiário de diversas línguas. No Brasil, sob a forma de "não vá o sapateiro além da chinela", é bem conhecido de todos nós, o que não impede que pululem aqui os ultracrepidários, que fazem questão de opinar (quando não de dissertar!) sobre todo e qualquer assunto.
Comentário do Torto: não seria melhor que D. Cappio e os outros "intelectuais" ingressassem em uma frente contra a corrupção de todos os matizes, contra a fome, contra a violência, contra a ignorância (a raiz de todos os males), contra a alienação das novelas e contra a inutilidade do Big Brother?
Quanta coisa produtiva essa gente poderia estar fazendo usando seus espaços de atuação!!!

____________________________________________

Cada vez que você acessa O Torto tem a oportunidade de aprender mais. É só clicar nos links (aquelas frases ou palavras que se mexem). Nesta postagem, por exemplo, você pode aprender o que ultracrepidário, quem foi Plínio, o velho, quem foi Apeles e um pouquinho de latim, língua morta para os incultos, bastante viva em documentos forenses (fumus boni iuris, mutatis mutandis, periculum in mora, data venia, etc). A propósito você sabe o que significa e de onde veio a palavra ou expressão etc? Quer saber? Clique sobre ela. A nós não compete dar o peixe e nem ensinar a pescar. Apenas indicamos onde está o cardume. Aí cada um aprende a pescar sem assimilar os vícios de quem está ensinando. É pouco?

Aproveite para se tornar mais culto. No mundo competitivo de hoje a cultura é o grande diferencial

O Torto também é cultura, informação e defesa da cidadania!!!

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO: RETOMANDO O TEMA

0 comentários


Discussão na base do grito
(publicado no jornal o POVO de 16/02/2008)

Cássio Borges
Não vi e nem ouvi o debate realizado último dia 14/2 no Senado Federal, sobre o projeto da transposição (de 26 m3/s) do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional. Refiro-me a 1,31% da vazão regularizada do citado rio, da ordem de 2.060 m3/s, (metros cúbicos por segundo) ou 0,86% da vazão média que chega à sua foz e é desperdiçada para o mar.
Para se ter uma idéia, o Rio Piracicaba dôa 68% de suas águas (33 m3/s) para o abastecimento da cidade de São Paulo e, no Rio de Janeiro, a derivação do Rio Paraíba do Sul (160 m3/s) chega a mais de 60%.
Lendo O POVO da sexta-feria, dia 15/2, pude aquilatar o baixo nível técnico das discussões ante a participação de artistas de televisão e leigos no tema que, com certeza, não conhecem as irregularidades climáticas de nossa Região e muito menos as repercussões sócio-econômicas do flagelo das secas periódicas. Também essa gente não sabe visualizar o significado técnico do termo "m3/s" e nem sabe enxergar os seus objetivos, dentre outros parâmetros de engenharia ligados à Ciência Hidrológica. Desculpe-me discordar do ilustre senador Tasso Jereissate ao reclamar que a discussão deve ser "intelectualmente honesta". Acredito que o nosso dinâmico senador quis dizer: "tecnicamente honesta", pois, no meu entendimento, é do ponto de vista técnico que o assunto deve ser debatido.
E, neste aspecto, quantas saudades eu tenho dos meus tempos no valoroso Dnocs e do DNOS (extinto no Governo de Collor de Melo) que sofreram interferências políticas em algumas épocas, mas seus técnicos souberam se impor ante essas ingerências indébitas que procuravam desvirtuar as recomendações eminentemente técnicas, elaboradas por equipes sérias, competentes e independentes.
Tem razão o ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que ao dizer, na referida reunião, que não tem respeito às posições de alguns críticos do Projeto, "porque percebe má fé em alguns". Com a minha vivência de mais de 40 anos como engenheiro do Dnocs, atuando nesta área de recursos hídricos do Nordeste, concordo em gênero, grau e número com essa declaração do ex-ministro.
Por isso, irreverentemente, de livre e espontânea vontade, compareci, no ano passado, em Brasília, a uma audiência pública convocada, exclusivamente, por deputados federais da Bahia, Sergipe e Alagoas, contrários ao Projeto de Transposição e, de viva voz, em plenário da Câmara dos Deputados, em aparte, que me foi inicialmente negado, contestei todos os oradores inscritos, cujas premissas não tinham nenhum embasamento técnico.
Dom Luiz Cappio era um deles, mas lá não compareceu, embora constasse na mesa dos trabalhos seu nome como um dos oradores convidados.
Cássio Borges é engenheiro, ex-Diretor Regional do Dnocs, especialista em Recursos Hídricos e Barragens
Comentário do Zé Bié: "Engraçado! Esses artistas usam águas de transposição no Rio e em São Paulo para as suas necessidades pessoais e querem ser "donos do São Francisco" privando doze milhões de nordestinos da possibilidade de utilização de águas de um patrimônio público do país. Hipócritas! Vão cuidar de seus papéis nas novelas da Globo que ultimamente andam bem ruinzinhas. Na telinha, alienando o povo, talvez sejam mais convincentes que na vida real".
"E o Bispo? Fica fazendo onda para aparecer na mídia e na hora do "pau" (ele quis dizer debate) cai fora. Ora, ora, ora".

QUIXADÁ: CAPITAL NORDESTINA DOS DISCOS VOADORES.

2 comentários

RESULTADO DA ENQUETE: Você acredita que existam OVNIs - Objetos voadores não identificados?
QUIXADÁ: CAPITAL NORDESTINA DOS DISCOS VOADORES.
Além de comentarmos o resultado da enquête: “Você acredita que existam OVNIs - Objetos voadores não identificados?” Mostraremos aqui alguns fatos de Quixadá, uma cidade do interior do Ceará, conhecida entre os estudiosos do tema como a capital nordestina dos discos voadores.

Na nossa enquête realizada durante 10 dias, tivemos como resultado que 83% das pessoas acreditam que existam Objetos Voadores não identificados. Este resultado é interessante porque em conversa informal com várias pessoas, elas dizem nunca ter visto nada, mesmo assim acreditam existir estes objetos. Tratamos o fato como interessante, porque para essas pessoas em grande parte céticas, é interessante percebemos este número tão grande de pessoas que se dizem acreditar em ÓVNIs.

A cidade de Quixdá, conhecida por suas belas formações rochosas e pelo turismo de, é tida entre os estudiosos da Ufologia como a capital nordestina dos discos voadores. Isto se deve ao fato dos vários depoimentos das aparições de objetos voadores não identificados e em alguns casos até de abdução, que na ufologia significa o rapto de pessoas por discos voadores e que, depois são devolvidas sem que lembrem o que aconteceu.

Para esses estudiosos, o grande número de aparições em Quixadá se deve a dois fatos principais: o primeiro é a existência de um campo magnético fortíssimo devido a formação natural da área geográfica, composta por montanhas; o segundo é a existência de um “portal invisível” formando rotas imaginárias, de entrada e saída para essas naves espaciais, que vão de Quixadá no Ceará a Goiás.

Para Robinssom Alencar, estudioso, o ser humano é curioso, procura sempre coisas novas, o diferente, ávido pelo desconhecido, daí o grande número de pessoas que acreditam em ÓVNIs. É importante se observar que pessoas de grande respeitadas e de prestígio em nossa cidade afirmam acreditar ou já terem vistos “discos voadores”, conclui Robisson.

Entre vários, um caso colocou Quixadá na crista das pesquisas ufológicas e ficou conhecido como “Caso Barroso”. Vieram pesquisadores, repórteres e médicos de vários países fazer a cobertura e estudar o caso. O fato aconteceu em 03 de abril de 1976 e vamos resumi-lo para agora.

CASO BARROSO
“Como de costume, às 05:00 horas da manhã, Luis Barroso Fernandes, empresário e fazendeiro respeitado no município, arreou seu animal para atrelá-lo à charrete e ir com destino a sua fazenda, que fica poucos quilômetros do centro.
A cerca de três quilômetros do da cidade, ele ouviu um barulho esquisito, vindo por trás de um serrote, mas não viu nada. Continuou normalmente sua viagem, até que repentinamente, uma bola de luz muito forte, passou por cima dele e parou à sua frente.
Quando voltou a si, duas horas mais tarde, estava distante do local em que havia parado a charrete. Barroso percebeu que o lado esquerdo de seu corpo estava vermelho além desentir dor de cabeça e náuseas. Chegando em sua residência, narrou o fato para sua esposa, Teresinha Barroso. Por conhecer bem seu marido, percebeu que realmente algo muito estranho o tinha abalado. Teresinha, o levou ao doutor Antônio Moreira Magalhães, um dos mais conceituados médicos da cidade. Após ouvir a história de Barroso, o médico ficou em dúvida quanto à interferência de UFOs, pois apesar de não acreditar em discos voadores, seu paciente tinha muita credibilidade, afora sua respeitabilidade à integridade moral. Doutor Magalhães colocou todas as informações em seu prontuário e lhe receitou um antialérgico e um calmante, aconselhando-lhe repouso absoluto.
Barroso continuou sentindo-se mal. As dores no corpo eram constantes e a angústia não o deixava trabalhar.
O fato ultrapassou os limites de Quixadá chegando a Fortaleza, e logo as emissoras de rádios e jornais divulgaram o fato em grandes manchetes
A família notar transformações físicas e psicológicas no patriarca. Os cabelos se tornaram grisalhos em poucos dias, ele ficou impotente e aéreo, como se estivesse em outro mundo. Estava constantemente indisposto e apresentava lapsos de memória, o que obrigou a família leva-lo novamente ao médico. O doutor Antônio Moreira Magalhães observou que o caso se agravava e outras providências deveriam ser tomadas, pois agora já aceitava o fato de que havia realmente acontecido algo de anormal com seu paciente e, portanto, merecia atendimento especializado. O encaminhou para Fortaleza, indicando em seu prontuário do INPS toda a história, inclusive o fato de que "Barroso fora seqüestrado por um disco voador"
Barroso foi atendido em Fortaleza pelos médicos José Pelegrino Alves e Glauco Lobo, ambos neurologistas e psiquiatras. Eles criticaram as informações do doutor Antônio Magalhães - quando este declarou por escrito que havia acreditado na história de um contato com disco voador - o que para eles seria apenas um problema psíquico comum. Mas a coisa não era tão simples assim e, sem conseguirem um diagnóstico, os médicos o encaminharam de volta a Quixadá, receitando tranqüilizantes e aconselhando repouso absoluto, orientando a família para o óbvio: afastá-lo do trabalho. Como a situação agora era insustentável e Barroso piorava a cada dia, sua esposa e filhos resolveram interná-lo num hospital psiquiátrico de Fortaleza, localizado na avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Geraldo, onde foi atendido por 16 clínicos especializados - sem que chegassem a um denominador comum. Assim, ficou-se portanto sem uma explicação clínica para a doença de Luis Barroso Fernandes.
Depois de passar pela junta médica nenhum diagnóstico foi encontrado, e sem ter mais a quem recorrer, apelaram para a Medicina Alternativa, o que também não deu resultados. Sem êxito em todos os tratamentos propostos, o paciente ficou novamente sob os cuidados do doutor Antônio Moreira Magalhães que, agora, tinha certeza de que realmente algo fora do comum havia acontecido com seu paciente, uma vez que, em Fortaleza, seus colegas passaram a considerar Barroso como um paciente que deveria ser estudado por especialistas de fora do país.
Luis Barroso Fernandes piorava a olhos vistos e agora, além dos primeiros sintomas físicos, passava a acumular água no organismo. Seu corpo estava coberto por edemas, e o lapso de memória tinha piorado a tal ponto, que não reconhecia mais as pessoas e ignorava os valores do dinheiro. Com o tempo foi esquecendo também os nomes de familiares e amigos mais próximos.
O organismo do paciente gozava de perfeita saúde, e somente seu cérebro havia sido atingido ou, quem sabe, trabalhado por alguém quando fora raptado para o interior da nave...
Segundo o doutor Magalhães, Barroso regrediu mentalmente e se encontrava com a idade aproximadamente de um ano, pronunciando apenas três palavras: "mamãe", "dá" e "medo". O que mais impressiona neste caso é o fato de a regressão mental tê-lo feito articular a palavra medo com muito nervosismo - sempre que batíamos fotos e os flashes eram acionados. Isso nos fez pensar que talvez ele lembrasse das luzes que havia visto.
Contudo, o mais espantoso - alertava o médico, é o rejuvenescimento da sua pele. O rosto rosado, a derme sem rugas ou manchas, parece a face de um garoto de 17 anos.
Este caso com maiores detalhes foi encontra no livro “ETs, Santos e Demônios na terra do sol, coleção biblioteca UFO ou no site http://www.painelovni.com.br/

O TORTO, ALÉM DE CULTURA, POLÍTICA, TRAZ TAMBÉM TEMAS INTRIGANTES COMO É O CASO DA UFOLOGIA, TIRE SUAS CONCLUSÕES E PARTICIPE DANDO SUA OPINIÃO.

MAIS MILLOR PARA DELEITE DE TODOS

0 comentários


Poesia Matemática
Às folhas tantas do livro matemático
um Quociente apaixonou-se
um dia
doidamente por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
e viu-a, do Ápice à Base,
uma figura ímpar:olhos rombóides, boca trapezóide,corpo octogonal, seios esferóides.
Fez da sua uma vida paralela à dela
até que se encontraram no infinito.
"Quem és tu?", indagou ele em ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode me chamar de Hipotenusa."
E de falarem descobriram que eram
(o que em aritmética corresponde a almas irmãs)
primos entre si.
E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz
numa sexta potenciação
traçando ao sabor do momento e da paixão
retas, curvas, círculos e linhas sinoidais
nos jardins da quarta dimensão.
Escandalizaram os ortodoxos
das fórmulas euclidianas
e os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.
E enfim resolveram se casar,
constituir um lar,
mais que um lar,um perpendicular.
Convidaram para padrinhos
o Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações
e diagramas para o futuro
sonhando com uma felicidade integral e diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante
e três cones muito engraçadinhos.
E foram felizes até aquele dia
em que tudo vira afinal monotonia.
Foi então que surgiu O Máximo Divisor Comum
Freqüentador de círculos concêntricos,viciosos.
Ofereceu-lhe, a ela,uma grandeza absoluta
e reduziu-a a um denominador comum.
Ele, Quociente, percebeu
que com ela não formava mais um todo,
uma unidade.
Era o triângulo,
Tanto chamado amoroso.
Desse problema ela era uma fração,
a mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade
e tudo que era espúrio
passou a ser moralidade
como aliás em qualquer sociedade.
..................................
Leia agora e aprecie este soneto ou então:
Ouça o Millôr lendo este soneto Clássico.

Penicilina puma de casapopéia
Que vais peniça cataramascuma
Se parte carmo tu que esperepéia
Já crima volta pinda cataruma.
...................
Estando instinto catalomascosos
em ter mavorte fide lastiminaés
todavia piso de horroroso
e eu reclamo - Pina! Pina! Pina!
...................
Casa por fim, morre peridimaco
martume ezole, ezole martumar
que tua para enfim é mesmo um taco.
...................
e se rabela capa de casar
estrumenente siba postguerra
enfim irá, enfim irá pra serra.
MILOR FERNANDES NÃO TEVE OPORTUNIDADE DE FREQÜENTAR UMA FACULDADE COMO MUITOS PRIVILEGIADOS QUE ESTUDARAM EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS (E NÃO SERVIRAM PARA NADA, OOPS!). IMAGINE UM MILLOR COM CURSO SUPERIOR.
QUEM DEVERIA ESTAR NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS ERA O MILLOR E NÃO ALGUNS IMPOSTORES QUE LÁ ESTÃO DE MANEIRA INDÉBITA...
Perguntinha do blog: Entendeu tudo? Nem eu.Mas valeu!
O Torto também é mistério...

PARA COMEÇAR A SEMANA DE MANEIRA MAIS LAITE (LIGHT)

0 comentários


Nas postagens anteriores tratamos de temas considerados "hards": o assassinato do presidente João Belchior Marques Goulart(JANGO), a corrupção que aflorou nos tais cartões corporativos (que coisa feia) e a consequente demissão da Ministra da Inclusão (ou seria exclusão) Racial. Tratamos também(com dois dedos prendendo o nariz) de um tal Big Brother, delicia de uma grande legião de ignorantes e incultos, lembrando que há uma categoria bactérias (saprófagas) que se alimenta do lixo e dos excrementos e a Rede Globo sabe como fazer isso.
Há no imaginário infantil da minha geração a história do Rei Midas, aquele que transformava em ouro tudo o que tocava. Pois é, a Globo está realizando um sonho impossível dos alquimistas (ops. não confunda alquimista com charlatão daqueles que têm sobrenome de roedor, vende livros plagiados e conseguiu entrar na Academia Brasileira de Letras- coitado do Machado de Assis) . Nossos colegas ancestrais pretendiam encontrar a pedra filosofal que, segundo eles, permitiria transformar metais baratos em ouro.
A Globo conseguiu. Transforma excrementos em ouro. Nas suas novelas e, principalmente, no Big Brother Brasil(com licença da palavra como diria o pai do Zé Bié).
Vamos mudar de assunto. Você sabe quem é Millor Fernandes?
Conheçamos um pouco desse grande brasileiro, um dos mais cultos e inteligentes self made man do País.
Millôr Fernandes nasceu. Todo o seu aprendizado, desde a mais remota infância. Só aos 13 anos de idade, partindo de onde estava. E também mais tarde, já homem formado. No jornalismo e nas artes gráficas, especialmente. Sempre, porém, recusou-se, ou como se diz por aí. Contudo, no campo teatral, tanto então quanto agora. Sem a menor sombra de dúvida. Em todos seus livros publicados vê-se a mesma tendência. Nunca, porém diante de reprimidos. De 78 a 89, janeiro a fevereiro. De frente ou de perfil, como percebeu assim que terminou seu curso secundário. Quando o conheceu em Lisboa, o ditador Salazar, o que não significa absolutamente nada. Um dia, depois de um longo programa de televisão, foi exatamente o contrário. Amigos e mesmo pessoas remotamente interessadas - sem temor nenhum. Onde e como, mas talvez, talvez — Millôr, porém, nunca. Isso para não falar em termos públicos. Mas, ao ser premiado, disse logo bem alto - e realmente não falou em vão. Entre todos os tradutores brasileiros. Como ninguém ignora. De resto, sempre, até o Dia a Dia”.("Currículo" publicado por Millôr quando de sua estréia no jornal "O Dia", Rio (RJ).
Considerado "um dos poucos escritores universais que possuímos", na opinião do crítico Fausto Cunha, filho de Francisco Fernandes e de Maria Viola Fernandes, Millôr Fernandes nasceu no dia 16 de agosto de 1923 no Méier, subúrbio do Rio de Janeiro, com o nome de Milton Viola Fernandes. Só seria registrado no ano seguinte, tendo como data oficial de nascimento o dia 27 de maio de 1924. Sua certidão de nascimento, grafada à mão, fazia crer que seu nome era Millôr e não Milton. Seu pai, engenheiro emigrante da Espanha, morre em 1925, com apenas 36 anos. A família começa a passar por dificuldades e sua mãe passa horas em frente a uma máquina de costura para poder sustentar os 4 filhos. Apesar do aperto, o autor teve uma infância feliz, ao lado de 10 tios, 42 primos e primas e da avó italiana D. Concetta de Napole Viola.Estuda na Escola Ennes de Souza, de 1931 a 1935, por ele chamada de Universidade do Meyer, mas que na verdade era uma escola pública. Diz dever tudo o que sabe a sua professora, Isabel Mendes, depois diretora e hoje nome da escola. Se emociona ao falar sobre ela "...uma mulatinha magra e devotada, que me ensinou tudo que se deve aprender de um professor ou de uma escola: a gostar de estudar. Depois disso, pode-se ser autodidata. Escola, a não ser para campos técnicos/experimentais, é praticamente inútil".A chegada ao Brasil das histórias em quadrinhos, em 1934, faz de Millôr um leitor assíduo dessas publicações, em especial de Flash Gordon, de autoria de Alex Raymond, e, com isso, dar vazão à sua criatividade. Sob a influência de seu tio Antônio Viola, tem seu primeiro trabalho publicado em um órgão da imprensa — "O Jornal", do Rio de Janeiro, tendo recebido o pagamento de 10 mil reis por ele. Era o início do profissionalismo, adotado e defendido para sempre.Em 1935, também com 36 anos, falece sua mãe, o que faz com que os irmãos Fernandes passem a levar uma vida dificílima. Essa coincidência de datas leva Millôr a escrever um conto, "Agonia", publicado na revista "Cigarra" em janeiro de 1947, onde afirmava: "Tenho dia e hora marcada para me ir e o acontecimento se dará por volta de 1959". A morte da mãe o leva a morar em Terra Nova, subúrbio próximo ao Méier, com o tio materno Francisco, sua mulher Maria e quatro filhos.Trabalha, em 1938, com o Dr. Luiz Gonzaga da Cruz Magalhães Pinto, entregando o remédio para os rins "Urokava" em farmácias e drogarias. Durou pouco esse emprego. Logo vai ser contínuo, repaginador, factótum, na pequena revista "O Cruzeiro", que nessa época tinha, além de Millôr, mais dois funcionários: um diretor e um paginador. A revista, anos depois, chegou a vender mais de 750.000 exemplares. Com o pseudônimo "Notlim" ganha um concurso de crônicas promovido pela revista "A Cigarra". Com isso, é promovido e passa a trabalhar no arquivo.
Autodidata, faz sua primeira tradução literária: "Dragon seed", romance da americana Pearl S. Buck, com o título "A estirpe do dragão", em 1942.No ano seguinte retorna, com Frederico Chateaubriand e Péricles, à revista "O Cruzeiro". Em dez anos, a tiragem foi um grande êxito editorial, passando de 11 mil para mais de 750 mil exemplares semanais.Em 1945, inicia a publicação de seus trabalhos na revista "O Cruzeiro", na seção "O Pif-Paf", sob o pseudônimo de Vão Gôgo e com desenhos de Péricles.
Quer saber mais sobre Millor Fernandes, clique nos títulos abaixo
:
MILLOR UM ESCRITOR UNIVERSAL
ENFIM UM ESCRITOR SEM ESTILO
MILLOR FERNANDES NA WIKIPEDIA
LEIA NA PRÓXIMA POSTAGEM UMA AMOSTRA DA GENIALIDADE DE MILLOR FERNANDES QUE, PARA QUEM NÃO SABE, É IRMÃO DO JORNALISTA
HELIO FERNANDES DA TRIBUNA DA IMPRENSA.

OPORTUNAMENTE TRATAREMOS AQUI DE HÉLIO FERNANDES MAS VOCÊ JÁ PODE IR GANHANDO TEMPO CLICANDO SOBRE SEU NOME E SOBRE TRIBUNA DA IMPRENSA PARA SABER MAIS SOBRE ELE.

O TORTO É CULTURA, HISTÓRIA E INFORMAÇÃO. ACESSE-O. DIVULGUE-O. AQUI VOCÊ APRENDE MAIS. DUVIDA? CLIQUE EM TODOS OS LINKS DAS POSTAGENS E VÁ DIRETO À FONTE DOS TEMAS.

A QUEM SERVE O BIG BROTHER BRASIL OU O POVÃO SOCORRENDO A GLOBO (pobrezinha!!!)

2 comentários





Jose Neumani Pinto

Radio Jovem Pan

Aí está a explicação para um investimento tão alto da Globo...Você tem a sensação de que o Brasil está ficando burro?

Pois eu, sim!Muito bem. Foi disso que lembrei quando, dia desses, um amigo me encaminhou um texto de autoria de Roberto Reccinella , que dizia: "Na terça-feira, dia 22/02, a Rede Globo recebeu 29 milhões de ligações votando em algum candidato para ser eliminado do Big Brother. Vamos colocar o preço da ligação do 0300 a R$ 0,30.

Então, teremos R$ 8.700.000,00. Isso mesmo! Oito milhões e setecentos mil reais que o povo brasileiro gastou só nesse paredão. Suponhamos que a Rede Globo tenha feito um contrato 'fifty to fifty' com a operadora do 0300, ou seja, ela embolsou R$ 4.350.000,00.Repito, somente em um único paredão..."

Alguém poderia ficar indignado com a Rede Globo e a operadora de telefonia ao saber que as classes menos letradas e abastadas da sociedade, que ganham mal e trabalham o ano inteiro, ajudam a pagar o prêmio do vencedor e, claro, as contas dessas empresas.

Mas o "x" da questão, caro(a) leitor(a), não é esse. É saber que paga-se para obter um entretenimento vazio, que em nada colabora para a formação e o conhecimento de quem dela desfruta; mostra só a ignorância da população, além da falta de cultura e até vocabulário básico dos participantes e, conseqüentemente, daqueles que só bebem nessa fonte.

Certa está a Rede Globo. O programa BBB dura cerca de três meses. Ou seja, o sábio público tem ainda várias chances de gastar quanto dinheiro quiser com as votações. Aliás, algo muito natural para quem gasta mais de oito milhões numa só noite! Coisa de país rico como o nosso, claro.

Nem o Unicef, quando faz o programa Criança Esperança com um forte cunho social, arrecada tanto dinheiro. Vai ver deveriam bolar um "BBB Unicef". Mas tenho dúvidas se daria audiência. Prova disso é que na Inglaterra pensou-se em fazer um Big Brother só com gente inteligente. O projeto morreu na fase inicial, de testes de audiência.

A razão? O nível das conversas diárias foi considerado muito alto ou seja, o público não se interessaria.

Programas como BBB existem no mundo inteiro, mas explodiram em terras tupiniquins.

Um país onde o cidadão vota para eliminar um bobão (ou uma bobona) qualquer, mas não lembra em quem votou na última eleição. Que simplesmente anula seu voto por não acreditar mais nos políticos deste País, mas que gasta seu escasso salário num programa que acredita de extrema utilidade para o seu desenvolvimento pessoal. Que vota numa legenda política sem jamais ter lido o programa do partido, mas que não perde um capítulo sequer do BBB para estar bem informado na hora de PAGAR pelo seu voto.

Que eleitor é esse? Depois não adianta dizer que político é ladrão, corrupto, safado, etc. Quem os colocou lá? Claro, o mesmo eleitor do BBB.

Aí, agüente a vitória de um Severino não-sei-das-quantas para Presidente da Câmara dos Deputados e a cara de pau, digo, a grande idéia dele de colocar em votação um aumento salarial absurdo a ser pago pelo contribuinte.

Mas o contribuinte não deve ligar mesmo, ele tem condições financeiras de juntar R$ 8 milhões em uma única noite para se divertir (?!?!), ao invés de comprar um livro de literatura, filosofia ou de qualquer assunto relevante para melhorar a articulação e a auto-crítica...

Chega de buscar explicações sociais, coloniais, educacionais. Chega de culpar a elite, os políticos, o Congresso. Olhemos para o nosso próprio umbigo, ou o do Brasil.

Chega de procurar desculpas quando a resposta está em nós mesmos. A Rede Globo sabe muito bem disso, os autores das músicas Egüinha Pocotó, O Bonde do Tigrão e assemelhadas sabem muito bem disso; o Gugu e o Faustão também; os gurus e xamãs da auto-ajuda idem.

Não é maldade nem desabafo não, é constatação.
Tem mais:
Não é só na audiência que a Rede Globo leva vantagem. Os lucros da Globo sobre o BBB sempre são grandes valores:
As operadoras Net e Sky já venderam 108 mil pacotes de pay-per-view do BBB. O pacote sai por R$69,90. Multiplicado por 108 mil dá R$7.549.200,00 (Sete milhões, Quinhentos e Quarenta e Nove Mil e Duzentos Reais). Numa divisão igualitária entre as três empresas, dá-se o total de R$2.516.400,00 (Dois milhões, Quinhentos e Dezesseis mil e Quatrocentos Reais). Há de vista que a Globo é acionista da Net/Sky.
Com ligações para o “paredão”, a Rede Globo leva uma boa fortuna. Em um único paredão é arrecadado R$ 8.700.000,00. Considerando um plano “meio-a-meio”, são R$ 4.350.000,00 para a Globo.
São 16 semanas, logo 16 paredões. Numa edição, a Globo fatura R$ 69.600.000,00 (sessenta e nove milhões e seiscentos mil reais só em paredão. Somado aos R$2.516.400,00 do pay-per-view dá R$ 72.116.400(setenta e dois milhões, cento e dezesseis mil e quatrocentos reais) só com pay-per-view e paredão, não estão incluídos as cotas de publicidade, que deve triplicar esse número. Levando em conta que a Globo gasta no máximo R$3 milhões com a produção do programa e o pagamento do prêmio, a arrecadação líquida da Globo gira em torno de R$69.116.400,00 (sessenta e nove milhões, cento e dezesseis mil e quatrocentos reais).
Até que a Globo ganha bem por um programa tão sem cultura assim…
Pergunta do blog: o que daria para fazer com essa dinheirama se fosse investida em programas sociais?
Pobre povo brasileiro!!! Paga para eliminar um bobão ou uma bobona e encher de dinheiro as burras da Globo que não dá nenhum retorno. Paga para espionar e se deleitar com o lixo eletrônico da pior qualidade.
Ainda falta muito para conquistar a tão propalada e sonhada cidadania!!! Está na hora de acender uma vela para espantar definitivamente as trevas da ignorância neste País. Faça a sua parte.
O Torto também é defesa da cidadania!!!

ECOS DO CARNAVAL: REPERCUTINDO COMENTÁRIOS DA FOLHA DE SÃO PAULO

0 comentários



FERNANDO DE BARROS E SILVA
SÃO PAULO -
Embora essa forma de crítica tenha caído em desuso -ou por isso mesmo-, seguem alguns rascunhos sobre cultura e sociedade (e uma pitada de política) colhidos a esmo no Carnaval.
1.Nunca, como na nossa época, o sujeito comum foi tão impelido a se projetar nas celebridades que consome pela mídia. O sucesso de um programa boçal como o "Big Brother" talvez resida aí: ele materializa essa projeção por meio de uma espécie de novela da vida real. Plim-plim: Zé do Povo virou "celebrity".
2.No Carnaval se passa o mesmo, mas com sinais trocados: as celebridades brincam de "ser povo". E assim reafirmam a sua... celebridade. A "cultura das celebridades", essa ficção, colonizou o Carnaval. As escolas de samba passaram a funcionar como agências de "rating" de modelos e aspirantes. Fazem a triagem que alimenta o mercado sexista e vulgar de revistas, novelas e filhos da elite pelo resto do ano. Com "tanto riso, tanta alegria e mais de mil celebrities no salão", difícil eleger um artista.
3.Destaque para o filósofo da África, Nizan Guanaes, curvando-se para beijar a mão do governador Jaques Wagner, ao lado do presidente da Coca-Cola.
4.Galãzinho global, Cauã faz a barba diante das câmeras para uma empresa instalada no camarote de Flora Gil, mulher do ministro da Cultura. Recebe R$ 30 mil pela mise-en-scène. No maior "Baticum".
5.As áreas VIPs dos camarotes entraram em crise, informa Mônica Bergamo. Celebridades não querem mais emprestar seu prestígio às cervejarias assim, de graça.Sugestão para 2009: cada representante da cultura nacional pendura uma etiqueta na camisa com seu valor de mercado: "Eu custo R$". Os mais descolados podem inovar: "Estou grátis". Será fashion.
Nota do blog:
Quer saber mais sobre o "fenômeno" Big Brother, a alegria e realização das camadas mais eruditas do povo brasileiro clique nos títulos abaixo:
O Torto também é "cultura popular"(rs).
Leia mais sobre o Big Brother Brasil na próxima postagem

MINISTRA SE EXONERA DO CARGO

0 comentários

Quem teve a oportunidade de assistir a coletiva da ministra Matilde Ribeiro, sentiu um grande constrangimento. De repente o sentimento de indignação que nos sufocava foi substituido pela piedade. Sentimos pena sim de uma miltante aguerrida do movimento consciência negra que, por conta de um erro grave que ela própria assumiu, foi submetida à execração pública. Sentimos pena do ser humano que diante das câmaras se vergou ante a realidade e assumiu a sua culpa da improbidade administrativa que praticou.


Aí a ministra Matilde teve um gesto de humildade ao admitir publicamente sua culpa. Mas, aquele gesto de humildade também foi um gesto de grandeza. Não lembramos nenhum outro membro desse e de outros governos que, diante das câmaras de TV, tenha assumido seus erros. A regra geral sempre foi negar. E a tônica de pronunciamentos em circunstâncias semelhantes tem sido o cinismo. E nisso aí a ministra se diferenciou dos demais prevaricadores. Foi sincera.

É claro que isto não a redime, mas estabelece um diferencial e quem sabe, pode ser doravante a sinalização de uma nova era onde homens e mulheres públicos possam, quando pilhados no erro, assumir suas próprias culpas e por elas pagarem da maneira que lhes for cobrada pela justiça. E aí sim o Brasil estará começando a mudar para melhor.


Ministra Matilde continuo deplorando o ocorrido e agora, mais que antes, desejando intensamente que tudo não passasse de mais uma dessas deslavadas mentiras da oposição tucana ou demoníaca. Para minha tristeza, ministra Matilde, como a sra. própria confessou, tudo é verdade.




Biografia
Militante do
movimento negro e do feminismo, formou-se em Serviço Social na PUC de São Paulo. Nascida numa família de baixa renda, Matilde Ribeiro é filiada ao Partido dos Trabalhadores. Após participar da equipe da campanha petista vitoriosa nas eleições presidenciais de 2002, ela foi convidada pelo presidente Lula para integrar o primeiro-escalão do governo em março de 2003.[2] Ocupa, desde então, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que tem status de ministério. Esteve em Manaus, em abril de 2005, na I Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, marcada pelo protestos do movimento mestiço[3] contra a política de não-reconhecimento da identidade cabocla pela SEPPIR.

Leia a biografia completa da ministra Matilde na Wikipedia, clicando no título acima



de Brasília
Depois das denúncias de gastos irregulares com o cartão corporativo do governo, a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, entregou hoje a carta de demissão ao presidente Lula. A situação da ministra à frente do cargo estava insustentável, principalmente depois que foi descoberta uma compra no valor de R$ 461,16 em um freeshop.

Clique no link acima e veja o vídeo da coletiva da ministra através da Bandnews.

Leia a matéria completa clicando no título.

MAIS ESCÂNDALOS: QUE VERGONHA!!! EXPLODE(DE VERGONHA) CORAÇÃO!!!

0 comentários

SOBRE CARTÕES CORPORATIVOS

Antes vamos nos indignar com Castro Alves que escreveu esse poema tão atual há mais de 150 anos.
Navio Negreiro
Existe um povo que a bandeira empresta
P'ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...
E deixa-a transformar-se nessa festa
Em manto impuro de bacante fria!...
Meu Deus! meu Deus!
mas que bandeira é esta,
Que impudente na gávea tripudia?
Silêncio. Musa... chora, e chora tanto
Que o pavilhão se lave no teu pranto! ...
Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do sol encerra
E as promessas divinas da esperança...
Tu que, da liberdade após a guerra,
Foste hasteado dos heróis na lança
Antes te houvessem roto na batalha,
Que servires a um povo de mortalha
CGU diz que gestão FHC gastava mais com cartões
Em reação a denúncias, ministros anunciam mudanças


Veja o que diz o excelente blog do Josias:


O governo decidiu fazer por pressão o que não fizera por obrigação. Montou-se em Brasília, a toque de caixa, uma operação para tentar arrancar a gestão Lula do córner em que se encontra desde que começaram a pipocar nas páginas dos jornais e revistas notícias sobre as malfeitorias escondidas nas dobras dos extratos dos cartões de crédito corporativos.
...O texto da CGU, veiculado no portal mantido pela repartição na Internet, diz o seguinte: “Enquanto em 2001 e 2002 os gastos do governo federal com suprimento de fundos foram de R$ 213,6 milhões e R$ 233,2 milhões respectivamente, a partir de 2003 esse tipo de gasto foi significativamente reduzido, mantendo-se, nos últimos cinco anos, a média anual de R$ 143,5 milhões”.
O documento traz o total das despesas realizadas na gestão Lula ano a ano: Em 2003, a conta de suprimento de fundos foi de R$ 145,1 milhões; em 2004, R$ 145,9 milhões; em 2005, R$ 125,4 milhões; em 2006, R$ 127,1 milhões; e em 2007, R$ 176,9 milhões. A despeito do aumento verificado no ano passado, a CGU preocupou-se em enfatizar que, “ainda assim”, as despesas estão “muito longe dos gastos registrados em 2001 e 2002”, últimos anos da gestão FHC.
Os cartões corporativos foram criados pelo governo tucano de FHC, em 2001. Destinavam-se justamente a substituir as chamadas contas do “Tipo B”. Antes, o servidor recebia dinheiro vivo, deposita em sua conta bancária e emitia cheques pessoais à medida que realizava os gastos.


Zé Bié, o desligado, achou legal essa história de cartão corporativo. Não precisa mais pedir dinheiro a ninguém. Achou sua mina de ouro. Como é louco por pipoca está querendo um cartão desses para comprar pipocas, dia de sábado, lá na Praça José de Barros. Se podem comprar tapioca (como diz o ministro Paulo Bernardo) por que eu não posso comprar pipoca? pergunta o Zé Bié.
Nota do blog:
Está passando da hora dessa gente criar vergonha e dos instrumentos da democracia funcionarem para que possa ser punida e obrigada a ressarcir os cofres públicos. Que péssimo exemplo, ministra! É com atitudes como essa que a sra. compromete o governo e o próprio Ministério que foi criado com a intenção de atenuar a discriminação. Sua atitude irresponsável traz munição para aqueles que praticam a discriminação nesse pais e estão sempre na contramão da história, torcendo contra o sucesso de seu ministério. Inconcebível, Deplorável. Eu gostaria que tudo isso fosse mentira e que eu pudesse mais tarde pedir desculpas a V. Excia. neste mesmo espaço e até correr o risco de um processo por calúnia e difamação.
Mas, entendo que simples suspeição já seria suficiente para motivar o afastamento preventivo da ministra até que os fatos fossem investigados. Não se trata de condenação prévia. É transparência e um imperativo para que o caso fosse investigado com isenção. Caso nada fosse comprovado ela voltaria fortalecida.
Na Roma antiga havia um provérbio assim: "Não basta a mulher de César ser honesta. Precisa também, parecer honesta".

Perguntinhas do blog:
1)Dá para ficar calado diante de tanta safadeza?

2)Até que limite vai a desfaçatez dessa gente?

3)Será que nunca chega o fundo do poço da corrupção?

Ora, minha gente, a corrupção deveria ser apenas coisa de outros governos. O mais grave é que uma ministra se apropriou indebitamente, e de maneira desastrada, de uma bandeira que não lhe pertence. Os governos anteriores eram mais competentes nas falcatruas. Eram profissionais e não deixavam rastros. Corrupção não é coisa para amadores.
Com a nossa indignação e o nosso protesto, desejamos a todos um bom carnaval. Lembrem-se de não exagerar no consumo de álcool e outras drogas. A vida á frágil
Serviço:
Leia mais sobre Castro Alves clicando sobre o seu nome lá no início da postagem.

O blog O Torto também é notícia, cultura, história, cidadania e indignação contra os desmandos. Participe você também e enriqueça o blog com informações e comentários.

REPERCUTINDO SOBRE A MORTE DO PRESIDENTE JOÃO GOULART

0 comentários


MAIS NOTÍCIAS. FINALMENTE ALGUÉM RESOLVE INVESTIGAR. A QUEM INTERROGAR? POR QUE D. MARIA TERESA GOULART SE IRRITAVA QUANDO ALGUÉM SUGERIA QUE JANGO FOI VÍTIMA DE ASSASSINATO? SÃO PERGUNTAS QUE NÃO PODEM CALAR
Josias de Souza
Apuração foi aberta por ordem do ministro da Justiça
O Procedimento antecede a abertura de um inquérito
Busca-se checar o depoimento de ex-agente uruguaio
Operação envolve a busca de informações no Uruguai
O ministro Tarso Genro (Justiça) recebeu, nesta quinta-feira (31), cópia do depoimento de Mario Neira Barreiro. Trata-se de um ex-agente do serviço secreto do Uruguai. Ele diz ter participado de uma operação que resultou no assassinato do ex-presidente brasileiro João Goulart (1918-1976). Depois de ler as declarações de Barreiro, o ministro chamou ao seu gabinete o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa. Deu-lhe uma ordem.
Tarso determinou ao mandachuva da PF que abra uma investigação formal. Trata-se de procedimento que o ministro define como “preliminar”. Nas próximas semanas, a PF se dedicará a checar detalhes do depoimento de Barreiro. Se concluir que as informações são verazes, será aberto um inquérito para apurar todas as circunstâncias que envolveram a morte de Jango, em 1976.
Para cumprir a ordem de Tarso Genro, a PF terá de realizar investigações no Uruguai, país em que Jango se exilou depois de ter sido deposto pelo golpe militar de 64. Será, nas palavras do ministro, um “trabalho discreto.” O governo brasileiro recorrerá a acordos de cooperação firmados com o país vizinho. Acordos que prevêem a troca de informação entre os aparatos policiais.
Barreiro foi interrogado pela própria PF na última quarta-feira (30). Na essência, o ex-agente uruguaio repetiu à polícia o que dissera à repórter Simone Iglesias. Disse ter participado de uma equipe batizada de “Centauro”. Sua missão era espionar Jango. Monitorou-o de 73 até o dia de sua morte.
Contou, de resto, que Jango não morreu de infarto, como registram os livros de história. Foi assassinado. Por ordem do governo brasileiro. Uma ordem que, segundo diz, foi repassada ao serviço secreto uruguaio pelo ex-delegado do Dops (Departamento de Ordem Política e Social) Sérgio Paranhos Fleury, que morreu em 1979.
Para matar Jango, segundo a versão de Barreiro, o serviço secreto do Uruguai adicionou comprimidos com ingredientes letais nos frascos de medicamentos que Jango tomava para controlar as coronárias. O ex-presidente teria ingerido um dos falsos medicamentos, fabricados com o propósito deliberado de simular um ataque cardíaco.
No depoimento à PF, colhido no presídio gaúcho de Charqueadas, onde cumpre pena por tráfico de armas, o ex-agente Barreiro recuou num ponto. Na entrevista que concedera a Simone Iglesias, publicada na edição da
Folha do último domingo (27), o ex-agente uruguaio dissera que a ordem para assassinar Jango partira do então presidente Ernesto Geisel (1908-1996). À polícia, ele disse que o suposto envolvimento de Geisel decorre não de uma informação, mas de “impressão” que teve dos diálogos que manteve à época dos fatos.
A despeito de ter claudicado na versão sobre Geisel –“Pelo próprio depoimento dele se vê que essa história de que houve ordem do Geisel não tem fundamento”, diz Tarso Genro—, o depoimento do ex-agente uruguaio impressionou o ministro da Justiça. “Ele dá uma série de informações que parecem fazer sentido”, disse Tarso ao blog. “Algumas delas eu próprio testemunhei.”
O ministro conta que, ao exilar-se no Uruguai, na década de 70, passou 30 dias na fazenda de João Goulart. Deu-se em janeiro de 71. Jango era amigo do pai de Tarso, Adelmo Simas Genro. Haviam participado juntos da fundação do PTB no município gaúcho de São Borja. No convívio com ex-presidente, na fazenda uruguaia, o ministro diz ter presenciado uma rotina que condiz com o que afirma o ex-agente Barreiro.
“O Jango recebia três, quatro pessoas por dia”, rememora Tarso. “Eram compradores e vendedores de gado; brasileiros de direita, de esquerda e de centro; políticos uruguaios. A fazenda tinha uma pista de pouso. Aterrissavam lá e iam conversar com ele. O Jango não tinha nenhuma segurança. Isso ele [Barreiro] diz no depoimento. E as informações que ele passa conferem exatamente com o que eu vi e com o que eu conheço da personalidade do Jango.”
Daí a decisão do ministro de encomendar uma apuração: “Pedi para a PF fazer novas investigações preliminares, para consolidar alguns dados que constam do depoimento. Se esses dados se confirmarem, vai ser aberto o inquérito. Se não se confirmarem, não será aberto”, diz Tarso Genro.
Embora considere que o depoimento de Barreiro “tem coerência, tem lógica”, o ministro é cuidadoso ao se referir aos próximos passos da investigação: “Ele diz que foi treinado, desde os 17 anos, como agente da policia uruguaia, para cumprir determinadas tarefas. Isso é facilmente verificável. A partir dessas checagens, que envolverão outros dados, poderemos concluir que ele é um grande mentiroso e está tentando obter algum benefício penal ou que ele está falando a verdade. Se estiver falando a verdade, será aberto o inquérito.”
O suposto crime não está prescrito? “Não se trata de decidir, preliminarmente, se há ou não prescrição”, responde o ministro da Justiça. “Primeiro é preciso saber se houve ou não o delito. A partir daí é que se pode verificar se houve prescrição. Esse exame vai ser feito depois. O doutor Luiz Fernando [diretor da PF] vai designar alguém da confiança dele para conduzir a apuração preliminar. Depois, vamos verificar. Se os dados se confirmarem, definiremos como será feito o inquérito policial para averiguar se houve uma tentativa ou até o assassinato do presidente João Goulart.”
O ministro estima que a apuração preliminar da PF vai durar de 45 a 60 dias.