COMENTÁRIO POLÍTICO: A GUERRA DO IRAQUE

Queridos(as) amigos(as) de O TORTO

Na nossa missão de contribuir pedagogicamente para a consolidação da paz, vamos repercutir algumas considerações sobre a guerra intervencionista do Iraque que completa hoje cinco anos e ainda está muito longe do fim.
Alguns visitantes, de maneira precipitada, poderão nos perguntar:
O que nós brasileiros temos com isso?
Ao invés de responder de imediato, faremos outra pergunta:
O que nós temos com a crise imobiliário do Estados Unidos?
Vamos responder:
Nos dois casos, temos tudo a ver. É problema nosso também!!!
Vamos explicar:
Somos nós, países em desenvolvimento, devedores do FMI, que pagamos a conta. Ou vocês acham que os Estados Unidos têm tanto dinheiro assim para bancar duas guerras simultâneas no Afeganistão e no Iraque?
Quem paga a conta das guerras e da crise imobiliária?
SOMOS NÓS!!!
É por isso que o barril de petróleo tem subido tanto ultrapassando a marca dos cem dólares.
E as oscilações da bolsa de valores que se refletem na economia local?
Lembre-se tudo isso é culpa da globalização. E nós não somos uma ilha.
Mais dia, menos dia, o Brasil será afetado pelo efeito dominó que, gerado pelos Estados Unidos, já contamina a Ásia e a União Européia. Só não aconteceu nada grave até agora porque o Brasil vive um momento ímpar na economia. Não é milagre!!! A equipe econômica está fazendo o dever de casa com a competência que nenhum governo anterior teve. A preocupação anterior era outra: ajoelhar-se ante o FMI e entregar "de graça" as riquezas e o patrimônio do País (Vale do Rio Doce, Teles, Companhia Siderúrgica Nacional) e empresas distribuidoras de energia.
E aí?
Aí é um imperativo de nossa consciência combater a guerra. Denunciar intervenções indébitas no Afeganistão e no Iraque.Lutar pela paz combatendo a barbárie e os crimes que se processam em nome de uma falsa liberdade e contra o combate "antiterrorista" do moderno e pretenso macartismo norte-americano.

Assim, caro visitante, através do blog O TORTO, que é um instrumento da cidadania, você vai saber mais, adquirir consciência do mundo que o rodeia, formar juízo e opinar livremente. Estamos, salvo melhor juízo, fazendo a nossa parte.
Faça também a sua parte questionando e criticando de maneira propositiva o nosso trabalho. Participe do debate!!!
Leia e analise o próximo post.
Ao clicar nos links (macartismo e outros) você terá acesso a mais informações. Aproveite. Não doi nada, não custa nada e você aprende cada coisa. Experimente!
Boa Páscoa para todos. E por falar em Páscoa, você sabe o seu significado e a origem dos deliciosos ovos de páscoa. Então se ligue porque amanhã trataremos desse assunto.

0 comentários: