DIA MUNDIAL DA ÁGUA



CARÍSSIMOS INTERNAUTAS:
Hoje estamos fazendo postagens especiais alusivas ao Dia Internacional da Água. Para nossa surpresa os grandes jornais do mundo inteiro pouco trataram do tema. Os temas recorrentes destesábado foram os eventos da semana santa, a crise financeira dos Estados Unidos, as eleições presidenciais dos Estados Unidos com a baixaria que já se revela, futebol, etc. O TORTO sempre atento e comprometido com as causas do meio ambiente e a defesa da cidadania, se faz presente repercurtindo noticias, idéias e proprostas em defesa desse bem precioso que é a água, imperativo de sobrevivência de modo especial para a espécie humana e de modo geral para todos os seres vivos.
A água será a “fonte”de guerra se não agirmos agora, adverte o ministro

"A face do mundo será mudada por guerras pela água se nada for feito para evitar esses conflitos" diz Gareth Thomas, Ministro do Desenvolvimento Internacional. E acrescenta: "se não agirmos, a realidade é que os suprimentos de água potável tornar-se-ão objeto de conflitos internacionais dentro de poucos anos. Nós devemos investir agora para evitar de pagar um alto preço no futuro".(publicada no jornal britânico The Independent em 22.03.2008 - para ler o texto inteiro em inglês é só clicar no título da matéria (link).
Ban pede mais ação política no Dia da Água20/03/2008S ecretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que saneamento inadequado mata uma criança a cada 20 segundos.Iara Luchiari, Rádio ONU em Nova York*.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, abriu em Nova York as comemorações do Dia Mundial da Água, marcado em 22 de março. O tema da mensagem de Ban neste ano é "Saneamento é Importante".
De acordo com ele, uma criança morre a cada 20 segundos por condições inadequadas de saneamento.
Metas do Milênio
Ao todo, cerca de 2,6 bilhões de pessoas, no mundo, vivem sem saneamento básico. E 1,5 bilhão não tem acesso à água potável. Na mensagem, Ban lembrou que acesso à água e ao saneamento é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma proposta da ONU para erradicação ou redução de males sociais até 2015. A ONU também declarou 2008, Ano Internacional do Saneamento Básico.
Segundo Ban, os avanços para se alcançar a meta têm sido dificultados pela pobreza, pela falta de mais investimento, e principalmente do que ele chamou de vontade política.
Desperdício
No Brasil, um dos maiores desafios continua sendo o fornecimento de água tratada, como explicou à Rádio ONU, de Brasília, o diretor da Agência Nacional de Águas, Benedito Braga. "No Brasil, nós temos um atendimento à polulação urbana de 90% de água tratada. A população urbana brasileira, somente 10 % da população não têm acesso à água. No meio rural, este número cai para 70% de atendimento", disse. Braga também disse que a água não durará para sempre e por isso não deve ser desperdiçada.
Veja mais (CLICANDO) em TELMOCIÊNCIAS o seu site de defesa do meio ambiente e da cidadania.

0 comentários: