CONCURSO PÚBLICO É SUSPENSO EM QUIXADÁ

Foi suspenso concurso público da Prefeitura Municipal de Quixadá. Informações dão conta que a Promotoria entrou com pedido de liminar devido a problemas na escolha da empresa que aplicaria as provas do concurso.

A população espera ansiosa o desfecho desse impasse.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Reginaldo, moro em Fortaleza, mas não esqueço por nenhum momento de minha terra natal, Quixadá, que apesar de sempre visitá-la e conhecê-la bem em relação a sua realidade social, econômica e política, procuro sempre acessar sites relacionados a mesma, como o seu, o Central de Notícias do Gomes Silveira, o da Prefeitura, o da Faculdade Católica e o do vice-prefeito Cristiano Goes, para que eu possa manter-me sempre atualizado das novidades da cidade. Por isso fiquei triste ao ver como foi abordado um assunto tão relevante para a cidade que é a anulação do concurso público promovido pela prefeitura. Tenho a opinião de que esse tema foi abordado de forma distante, como se não fosse importante e não tivesse tido muita repercussão na mídia, o que não é verdade, visto que esse tema, durante a semana passada, foi divulgado em jornais como O Povo. É importante dizer também que o próprio Ministério Público deu a devida importância ao caso e divulgou, em seu site, uma reportagem com bastante informações. Por isso, eu irei reproduzí-la fielmente, eis a seguinte: "Justiça suspende concurso irregular em Quixadá
03/04/2008
O juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Quixadá, Flávio Luiz Peixoto Marques, deferiu, ontem (02/04), uma ação civil pública promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará, representado pelos promotores de Justiça naquele município, Xavier Costa Lima, Ana Karine Leopércio e Nelson Ricardo Gesteira Monteiro, contra o município de Quixadá e a Consultora Público Privada e Assessoria Municipal (Consulpan). O juiz determinou, em caráter liminar, a suspensão de todos os atos inerentes à realização do concurso público, em especial às inscrições dos interessados em participar do certame e demais atos. A ordem judicial estabelece ainda que, em caso de descumprimento da liminar, será aplicada multa de R$ 50.000,00 a ser revertida para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDID).

Na ação, impetrada no dia 1º de abril deste ano, os promotores entendem ter havido direcionamento no procedimento licitatório para que a Consulpan saísse vencedora no certame, haja vista que a prática cronológica dos atos indica que tudo foi montado para que isso acontecesse. Para os representantes do Ministério Público, o processo licitatório é fraudulento, sendo que além da vantagem econômica obtida pelo valor do contrato, em torno de R$ 77.900,00 representa o concurso uma manipulação do preenchimento, em definitivo, de 227 vagas de cargos públicos, às vésperas de um pleito municipal, ofendendo o princípio da impessoalidade.

A licitação foi requerida em 08/02/2008, o processo foi autuado em 11/02/2008 e a coleta de preços pela Comissão de Licitação em 08/02/2008. Já a remessa do processo à Procuradoria do Município, que o devolveu na mesma data com parecer técnico; o preenchimento dos dados definitivos dos convites; a publicação e a entrega dos convites para as três empresas concorrentes, todas situadas em Fortaleza, foram realizados no dia 12/02/2008.
Como pode ser visto, a reportagem é bem completa, apesar de não poder conter informações que foram divulgadas pelos jornais, como a de que a empresa vencedora da licitação pertence a um ex-cunhado do prefeito Ilário Marques.
Quero deixar claro que quando falo da importância do caso, não me refiro ao simples caso em evidência, mas sim ao fato de que se uma prefeitura é capaz realizar um concurso com claras evidências de irregularidades ela precisa ser analisada de uma forma mais crítica pela sociedade.
Desculpe pela grande extensão do comentário. Obrigado.

Anônimo disse...

Caro leitor,
Compreendo perfeitamente o seu comentário, mas acredite, não tivemos nenhuma intenção em demonstrar desinteresse, nem meu, nem do blog e muito menos da população com o caso. O que acontece é que nosso Blog não tem o caráter profissional, ou seja, não ganhamos com ele, fazemos por prazer, para informar e com a intenção de dar-mos espaço para pessoas que queiram fazer seus comentários como você.
Nos últimos dias estivemos ocupados ao ponto de passarmos alguns dias sem publicarmos nada. Dada a importância do tema em questão, procurei pelo menos citar o caso para que pessoas que acessam nosso blog e que ainda não tivessem conhecimento pudessem buscar maiores informações e detalhes em sites.
Concordo que pode ter sido uma falha ou pouca informação, mas fizemos com boaa intenções.
Espero que tenha entendido e vamos procurar melhorar e são posicionamentos como o seu que nos ajudam a crescer.
Solicito me mandar a fonte das informações que você mandou para que eu possa publicar.
Grande abraço e continue sendo leitor de O Torto.

Anônimo disse...

Caro Reginaldo, entendi sim sua agurmentação. Pode ter certeza de que continuarei sendo leitor de O Torto, pois considero que muitas das reportagens são de grande importância. Como você pediu, estou enviando o endereço do site do qual retirei a reportagem, como também os de outras duas reportagens, além dos respectivos títulos e datas de postagem das reportagens. Abraço.

# Justiça suspende concurso irregular em Quixadá
Ministério Público do Estado do Ceará(03/04/2008):www.pgj.ce.gov.br

#JUSTIÇA CANCELA CONCURSO DA PREFEITURA DE QUIXADÁ
Eliomar de Lima(03/04/08): www.eliomardelima.blogspot.com

#Justiça suspende inscrições de concurso público em Quixadá
O Povo(04/04/2008 ):
www.opovo.com.br

Unknown disse...

Caro Reginaldo,
É porque eu tinha esquecido de apontar a fonte de outra reportagem, a qual considero bem completa, eis a seguinte:
#Justiça anula seleção no Interior
Diário do Nordeste:
diariodonordeste.globo.com/masp?codigo=526471