MORRE TRAGICAMENTE AOS 63 ANOS DEMÓCRITO DUMMAR DIRETOR PRESIDENTE DO JORNAL O POVO



CAROS INTERNAUTAS

REGISTRAMOS COM IMENSO PESAR O FALECIMENTO, AOS 63 ANOS, DO JORNALISTA DEMÓCRITO DUMMAR, NETO DO FUNDADOR DO JORNAL O POVO, JORNALISTA DEMÓCRITO ROCHA.

Leiam abaixo o editorial do jornal O POVO de Sábado e os nossos comentários

EDITORIAL
Edição da alma
26/04/2008 02:23
Esta não é uma edição de despedida. É, sim, uma forma de dizer muito obrigado ao homem que nos últimos anos construiu sonhos, imaginou realidades, embalou planos cheios de ideais que miravam um Ceará cheio de esperança e de riqueza mesmo. Ele adorava o poema Jaguaribe, escrito pelo avô, Demócrito Rocha. Parece que se via naquela fartura d´água rasgando o seco das brenhas do sertão.
É óbvio que esta edição saiu da alma de cada jornalista envolvido nela. É claro que choramos. Mas como eu disse, é a vida dele que importa. E ela está nas nossas mãos. Foi ele quem me disse essa frase. Em dezembro, às vésperas do Natal, ele ligou em casa, por volta das 9 da noite, para ler para mim o texto dele que seria publicado na edição comemorativa dos 80 anos do O POVO. "Vou ler pra você, minha filha, porque essa história está nas suas mãos". Eu sorri: "O senhor está atrasado, presidente". "É que é muito importante para mim esse texto, passei o tempo todo com ele, mas ainda falta alguma coisa. Veja aí o que você me diz".
Esta edição está assim. De pouco, cada repórter construiu Demócrito Dummar. Era a criatura mais informal do mundo dentro daquele paletó. O homem grande quase não cabia em si de alegria quando às voltas de uma idéia. Recentemente ele dizia que o jornal tinha que pensar como as mulheres: com delicadeza, cuidando dos detalhes. Olhava lá longe mesmo sabendo que poderia ter uma luta grande. Sabe O Velho e o Mar, de Hemingway? Ele era o pescador quando embarcava numa luta política, quando se embrenhava nas questões sociais do Ceará como se fossem parte de si. (Regina Ribeiro)
Lamentável e irreparável a perda de Demócrito Dummar. Além do imenso pesar ainda nos preocupa o futuro do jornal O POVO. O Ceará não pode perder também esse órgão jornalístico de excelente qualidade e de articulistas da maior competência. Sem o jornal O POVO a imprensa do Ceará fica muito pobre. Paupérrima!!! Estamos solidário com a família de Demócrito, com a grande família do Jornal O POVO o único que propicia um espaço para novos escritores e cronistas bissextos e o único que possui ombudsman. Um jornal do povo não pode morrer junto com Demócrito Dummmar. Desejamos paz e inspiração a Da. Albaniza para que ele possa conduzir com sabedoria os destinos de nosso jornal O POVO,
Gilberto Telmo Sidney Marques prof. adjunto da UECE

0 comentários: