PRIMEIRO DE MAIO: LUTAS E DESENCANTOS DOS TRABALHADORES












"PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO UNÍ-VOS"

Esta frase de impacto foi popularizada quando da publicação do Manifesto Comunista de 1848. Mas, afinal que manifesto é esse? Leiamos o que diz a Wikipedia. Se quiser ler o texto completo de informações sobre o manifesto, clique sobre o termo Wikipédia destacado na frase anterior. Se quiser ler o texto completo do manifesto clique sobre as palavras grifadas a seguir

O Manifesto Comunista, originalmente denominado Manifesto do Partido Comunista (em alemão: Manifest der Kommunistischen Partei), publicado pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 1848, é históricamente um dos tratados políticos de maior influência mundial. Comissionado pela Liga Comunista e escrito pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, expressa o programa e propósitos da Liga

Toda essa introdução, caro internauta, para tentar explicar o significado de algumas fotos dos desfiles no mundo inteiro disponíveis na mídia (TV, jornais e internet).

Há uma grande nostalgia. Nos países da ex-União Soviética as bandeiras vermelhas e o símbolo da foice e do martelo voltaram as ruas. Nos anos anteriores já era possível detectarmos esse retorno, mas não tinha tanto vigor assim.

Sinal dos tempos? Desencanto com as formas modernosas do capitalismo? O sonho parece não ter acabado. Mas, na velha Europa, os ativistas que portam os estandartes rubros não são tão jovens assim.

Em Cuba, segundo a edição portuguesa do jornal Granma Internacional (clique no link), mais de quinhentas mil pessoas participaram do desfile do tradicional desfile que termina na Praça da Revolução José Marti. A comemoração não contou com a presença do comandante Fidel Castro. Estiveram lado a lado, no palanque, os antigos comandantes da Revolução Cubana.(vide foto abaixo)
Segundo o Jornal Gramma, edição de hoje: "O ato central pelo Dia Internacional do Trabalho se realizou na Praça da Revolução, em Havana, com uma marcha de mais de meio milhão de pessoas desde as 8h, e da qual participaram mais de 1.300 convidados de 173 organizações sindicalistas e sociais de 61 países.
O presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros de Cuba, Raúl Castro, chefiou o desfile central, no qual o secretário-geral da CTC, Salvador Valdés Mesa, fez uma breve alocução onde ressaltou a necessidade de lutar contra as indisciplinas no trabalho e de fazer um maior esforço para elevar a produtividade".
Nas fotos o logotipo das comemorações deste ano e também o palanque onde se encontram os velhos companheiros revolucionários.

A revolução cubana triunfou em 01/01/1959 com a derrota definitiva das forças de Fulgêncio Batista e sua fuga para o exterior carregando milhares de pesos do povo cubano. No entanto a data mais comemorada em Cuba é o dia primeiro de maio.
Saiba mais clicando nos links assinalados com letras diferenciadas e sublinhadas.
Texto produzido por Gilberto Telmo a partir de informações da Wikipédia e do jornal cubano Granma.
O TORTO, compromisso com a história.

2 comentários:

Unknown disse...

RECEBEMOS UM COMENTÁRIO DE ALGUÉM IDENTIFICADO SOMENTE COMO SABRINA, QUE SÃO OFENSIVOS A UM DOS ORGANIZADORES DO BLOG "O TORTO".

INFORMAMOS QUE MESMO ASSIM NÃO NOS FURTAMOS DE PUBLICÁ-LO, DESDE QUE DEVIDAMENTE IDENTIFICADO PARA QUE A PESSOA QUE SE SINTA OFENDIDA OU ATÉ CAÚNIADA, DIFAMADA POSSA BUSCAR SEUS DIREITOS COMO POR EXEMPLO O DE PROVAS.

NÃO PODEMOS PORTANTO SERMOS LEVIANOS E SIMPLESMENTE ACUSAR A QUEM QUER SEJA, ADVERSÁRIOS POLÍTICOS, PESSOAS AS QUAIS NÃO TEMOS LAÇOS CORDIAIS, PARA NÃO CORRERMOS RISCOS DE FUTURAS DEMANDAS JUDICIAIS.

COMENTÁRIOS QUE VENHA A DENIGRIR, CALUNIAR, DIFAMAR AALGUÉM OU COISAS DESSE TIPO, SÓ SERÃO PUBLICADAS COM DEVIDA IDENTIFICAÇÃO PARA QUE POSSÍVEIS REPARAÇÕES NÃO VENHAM A CAIR SOBRE NOSSA RESPONSABILIDADE.

AGRADECE
O TORTO

Anônimo disse...

Cara seu blog esta muito bom, ,mais esta faltando mais divulgação dele.
Pois so fui ter conhecimento acidentalmente pela internet, assim como vcs falam de movivemos socialistas, causas sociais e de interesse público vc precisa ter uma conversa com o pessoal da UMES de Quixadá.

Mais é so uma opnião o blog ta bom mesmo vlw.