QUEM É JOÃO ÁLCIMO

AMIGOS INTERNAUTAS:

Continuando nossa homenagem vamos mostar mais informação para que você possa conhecer melhor o perfil de nosso ex-aluno e amigo João Álcimo Viana, como já dissemos, um Quixadaense de Ibaretama contribuindo com ações efetivas para o crescimento dos Inhamuns.
JOÃO ÁLCIMO VIANA LIMA é natural de Ibaretama/Ceará e casado com a tauaense e assistente social Elizângela Gonçalves Fernandes Viana.
É graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Gestão Escolar pela UECE e mestre em Gestão Educacional pela Universidade Internacional de Lisboa e Universidade Estadual Vale do Acaraú.
É professor concursado da UECE desde 1995, com lotação no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), com sede em Tauá, do qual foi seu primeiro diretor, no período de junho/1995 a julho/1999. Posteriormente, reassumiu a direção da referida Unidade Acadêmica no período de novembro/2003 a abril/2004.
João Álcimo é autor do livro "Gestão e Autonomia Universitária: A Experiência da UECE", publicado em 2003 pela Editora da citada Universidade. Além disso, é autor de vários artigos publicados em jornais cearenses e de vários discursos proferidos em solenidade de formatura em nível superior. No meio universitário, dentre diversas ações, orientou inúmeras monografias de graduação e pós-graduação, coordenou a publicação de oito revistas, idealizou e coordenou quatro edições do Festival de Cultura Popular do CECITEC, participou de vários congressos, orientou projetos de iniciação científica e coordenou o Programa Magister e o Programa para Melhoria do Ensino das Ciências e Matemática (Prociências).
João Álcimo é membro-fundador do Recanto do Improviso, Métrica e Apoio à Poesia Popular (RIMAPP), membro-fundador do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (do qual é seu Presidente), membro da Loja Maçônica São João do Príncipe nº 27 (da qual foi seu Venerável Mestre no biênio 2004-2006) e membro da Academia Tauaense de Letras (ocupando a cadeira de nº 5). No campo da política partidária, foi um dos fundadores do Partido Verde (PV) em Tauá, do qual foi seu primeiro presidente municipal e é membro da Executiva estadual.
Em 1998, a Câmara Municipal de Tauá outorgou-lhe o título de cidadão tauaense e em 2001 foi eleito o Professor Universitário do ano, em evento coordenado pela Companhia Artística Tauaense (CIART). Quando Diretor do CECITEC recebeu moções de congratulação da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal de Tauá.
Em 2004, participou ativamente, com seus companheiros e companheiras de Partido, da campanha eleitoral que reconduziu a Prefeita Patrícia Aguiar para a chefia do executivo tauaense.
A partir de março/2005, tornou-se o primeiro Secretário de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo de Tauá.

0 comentários: