ALÉM DA QUEDA, O COICE. A CENSURA VOLTA DE ALGUM LUGAR DO PASSADO...

8 comentários

AMIGOS QUIXADAENSES:


Neste espaço democrático comentamos da nossa decepção com os últimos acontecimentos protagonizados pelo prefeito Ilário Marques. Mas, não cabe a ele sozinho a culpa. Outros membros do diretório municipal do PT também são responsáveis pela rasteira no Cristiano Goes. De modo muito particular o sr. Airton Buriti, presidente da Câmara Municipal e do PT em Quixadá é cúmplice do gesto truculento. A sua motivação é explícita: queria ganhar um espaço na chapa majoritária. E conseguiu ser vice-prefeito. Muito pouco para quem já sonhava ser candidato a prefeito. Homem de partido, o sr. Buriti jamais poderia ser conivente com a reprovável decisão do prefeito Ilário Marques. Não dá nem para disfarçar seu oportunismo político.
Em algum lugar vi um apelo piegas feito ao Cristiano. Algo assim; "volta Cristiano, você é 'homem de partido'.
Pois bem! Homem de partido? E o Ilário e o Buriti? São homens de partido? Ou serão fisiologistas como os demais membros do diretório que aprovaram a truculência? Diga-se, a bem da verdade, que não houve unanimidade. Houve protestos da Angelita a quem parabenizamos pela coragem. Mas houve outras vozes dissonantes.
Mas, o nosso objetivo hoje além de criticar essas atitudes é deplorar a decisão da justiça de apenar o vice prefeito por uma entrevista concedida ao radialista Elton Dantas da rádio Liderança FM.
Escutamos atentamente o desabafo de Cristiano Goes. Nenhuma palavra configura aquilo que seria a motivação para a punição. Por uma óbvia razão: naquele momento Cristiano já não era nem mesmo pré-candidato.
A pergunta é por que foi feita a denúncia? Ou se há algum tipo de retaliação em jogo?
Quem souber responda, por favor.
Parece que algumas pessoas, saudosas, órfãs da ditadura militar, retomam às vezes as práticas de um passado que o povo brasileiro, em algum momento, sepultou.
Exercitar a censura nos dias atuais é afrontar o estado democrático de direito.
DITADURA, NUNCA MAIS!!!
O NOSSO ABRAÇO SOLIDÁRIO AO CRISTIANO GOES!

DUPLAMENTE PENALISADO

1 comentários

CENSURA RETORNA PELA JUSTIÇA ELEITORAL

Causou estranheza e protestos a atitude da Justiça Eleitoral de multar meios de comunicação e a pré candidata Martha Suplicy por terem realizado entrevista em que abordam os mais diversos temas políticos e de interesse da cidade. A decisão fundamenta-se no fato de que estaria havendo propaganda antecipada. Inúmeros protestos aconteceram de jornalistas, entidades de classe e de diversas personalidades. Será a censura novamente acontecendo ? Não nos parece que estaria havendo uma prioridade para determinado candidato pois os demais seriam também entrevistados.A democracia existe para ser efetivamente cumprida. Parece-me que alguns promotores e juízes querem ser mais rigorosos que a própria lei. É dever da imprensa informar, entrevistar, mostrar a sociedade como está decorrendo o processo político em cada cidade brasileira. Se acontecesse um direcionamento para beneficiar um candidato em detrimento de outros, aí sim estaria efetivada uma ilegalidade.

Este fato também está acontecendo com o vice-prefeito de Quixadá Cristiano Goes, que foi pré candidato a Prefeitura daquele município. Ele participou de um programa de entrevistas em uma rádio da cidade. Conforme Cristiano, ao ser convidado foi informado que tinham comunicado à Justiça eleitoral, que os entrevistados teriam o mesmo tempo e que a ordem de entrevista seria definida em sorteio, além do fato de todos os pré candidatos terem confirmado a presença. O vice-prefeito ficou surpreso quando foi processado pela Justiça eleitoral e mesmo apresentando toda a argumentação possível, mostrando o convite feito por escrito, foi multado em R$ 25.000,00.

Hoje não se entrevista nas rádios de Quixadá nem candidato a presidente de associação. Simplesmente lamentável. A Constituição assegura que “nenhuma lei poderá criar dispositivo capaz de criar embaraço à plena liberdade de informação jornalística”. É interesse da população saber e é dever do jornal divulgar o pensamento das diversas forças políticas que disputarão os governos das cidades do país.Acho que tá acontecendo neste momento por aí muita coisa mais importante para a Justiça Eleitoral do que cercear o direito da população ser informada. Basta ver a distribuição de cestas básicas, óculos, materiais de construção em busca de corromper a vontade soberana do povo, finalizou Cristiano.

Fonte: http://www.cristianogoes.blogspot.com/

PARA O CRISTIANO COM TODA A ADMIRAÇÃO

0 comentários

"Podem até cortar o pescoço do galo para impedí-lo de anunciar o alvorecer, mas ninguém, ninguém mesmo, impedirá o nascimento de um novo dia. O amanhã virá" (anônimo)

Artigo I do Estatuto do Homem: "Fica decretado que agora vale a verdade, agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira". (Thiago de Melo)
“Fácil e simples é escolher o mal, uma estrada plana muito próxima de nós; mas os deuses colocaram o suor diante da virtude; de fato, longa e difícil é sua estrada e, no início, árdua, mas quando se chega ao ápice, torna-se fácil aquilo que antes era difícil” (Hesíodo, poeta grego séc VIII a.C.).
Um Novo Tempo
Ivan Lins
Composição: Ivan Lins / Vitor Martins
No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
Seja sempre um caminho que se deixa de herança
No novo tempo, apesar dos castigos
De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça.
Na praça de um novo tempo...
Força Cristiano!!! Não se deixe contaminar pelo pessimismo, nunca aceite barganhas políticas e nem abdique de seus princípios. Você vai sair dessa fortalecido!!!

APESAR DE VOCÊ...

1 comentários

FORÇA CRISTIANO!!!

Essa letra, composta nos tempos duros da ditadura militar, pelo magistral Chico Buarque de Holanda, retrata com grande fidelidade o momento político de Quixadá. A cada dia recebemos mais mensagens de solidariedade ao Cristiano e desagrado à truculência do prefeito Ilário Marques. Estamos combatendo um equívoco, conduzindo a discussão em alto nível, dentro dos limites da ética como é de nosso feitio. Essa será nossa última intervenção política em Quixadá. Manteremos os vínculos pessoais e afetivos mas, nos afastaremos do cenário político.

Depois de onze anos vem vividos em Quixadá, trouxemos na nossa bagagem alguns títulos que nos foram conferidos pela generosidade dos quixadaenses tais como o de Cidadão Quixadaense e a Medalha Américo Barreira, outorgados pela Câmara Municipal de Quixadá. A congregação da FECLESC nos tornou Professor Emérito daquela instituição que ajudamos a consolidar. Temos a nítida compreensão do empenho que tivemos pela Terra dos Monólitos como Diretor da FECLESC por duas vezes, na sua pior crise, em vias de fechamento (com os cursos cassados pelo Conselho Federal de Educação), como secretário de Cultura (no ano em que Quixadá foi campeão do Intermunicipal de Futsal), Assessor Especial da PMQ, diretor de compras, de arrecadação, da comissão de licitação da PMQ e do PROURB e Secretário de Comunicação. Agora, parece que nada disso valeu. E definitivamente vira História.
Queridos amigos quixadaenses:
É em nome de todo esse compromisso que estamos, como eleitor e cidadão quixadaense, protestando contra a rasteira aplicada pelo prefeito Ilário Marques no nosso extraordinário e querido amigo Cristiano Goes. Nossa atitude não é um gesto solitário e isolado. A Quixadá de hoje não é a mesma que Ilário encontrou em 1992. Politizou-se até pela sua própria determinação e pelo seu exemplo. Quixadá é hoje um polo universitário importante com quatro Instituições de Ensino Superior. Não há como subestimar a capacidade critica da população de Quixadá. E o povo está atento às manipulações. Com absoluta certeza não somos uma voz isolada.Estamos falando pelos que, por um motivo qualquer, não podem falar.

Estamos tendo o cuidado de em nenhum momento atirar farpas contra a pessoa do cidadão Ilário Marques. Durante todo o tempo manteremos as coisas bem separadas. Da nossa parte não sairá nenhuma ofensa a sua honra. Estamos combatendo de maneira vigorosa o gesto insólito de ingratidão e a rasteira dada no seu companheiro de tantas lutas. Por uma fatídica ironia do destino o prefeito Ilário que tanto lutou para erradicar os maus costumes da política e torná-la saudável está, na contra-mão da História, promovendo um retrocesso político inconcebível.É o dia de ontem voltando como diria Paulo César Pinheiro. E o poeta diz mais ainda: "que medo você tem de nós". Medo de seus companheiros. Medo do Cristiano. Medo de verdade. Medo de ver sua imagem eclipsada dentro de algum tempo. Por isso optou pelo atalho,pela mediocridade.Perdeu o bonde da História quando privou Quixadá de um salto de qualidade que ocorreria fatalmente com Cristiano Goes. Para nós uma atitude definitivamente imperdoável.
Vejamos agora o que diz Chico Buarque:

Apesar De Você
Composição: Chico Buarque
Amanhã vai ser outro día
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão.Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão...
Apesar de você amanhã há de ser outro dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia? Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar...
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
E eu vou morrer de rir
E esse dia há de virá antes do que você pensa.
Apesar de você
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia.
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal,La, laiá, la laiá, la laiá…….

RASTEIRA NO CRISTIANO TERÁ UM CUSTO POLITICO ALTO

9 comentários


AMIGOS(S) QUIXADAENSES:

Retomamos ao tema recorrente: a rasteira que o prefeito Ilário Marques deu no "seu" companheiro Cristiano Goes.

Mais uma vez estamos manifestando nossa indignação. Da nossa carta aberta, postada em primeiro lugar no e-mail da PMQ, não recebemos nenhuma resposta. Pudera! O prefeito Ilário Marques não tinha nenhuma resposta a dar.
A nossa indignação só fez aumentar. Agora fazemos outro tipo de consideração. Se foi firmado um acordo político com o Dr. Rômulo, que é um neófito na política, quais os termos desse acordo? Quem é mais confiável: o Cristiano Goes que acompanha, como nós, o prefeito há 16 anos ou o Dr. Rômulo que é um "cristão novo".
Ingenuidade do prefeito Ilário? Não o cremos!!! O processo de fritura do Cristiano começa quando de sua nomeação para a Secretaria de Administração. Foi intencional para criar uma rejeição entre funcionários. Depois vieram algumas divulgações através de um certo blog administrado por um assessor de imprensa da Câmara Municipal. Quem permitiu as "queimações" contra o Cristiano foi cúmplice.
Houve todo um planejamento a médio prazo para "fritar" o Cristiano.Tentativa frustrada porque nós desde o início descobrimos a manobra e denunciamos.
Agora, apoiar-se em uma pesquisa discutível para rifar o Cristiano é querer fazer a população de Quixadá de trouxa e menosprezar a inteligência dos eleitores. Seria mais honesto dizer para a população as reais motivações da imposição do nome do Dr. Rômulo, um neófito, sem nenhuma tradição e experiência política.
O que está por trás de tudo isso?
É hora de abrir o jogo, prefeito Ilário!!!
Ou então a gente vai ficar pensando como na canção popular de Paulo César Pinheiro:
"olha o dia de ontem chegando
que medo você tem de nós".
O que se teme, no seio dos mais esclarecidos, prefeito Ilário, é que haja uma reedição das malfadadas gestões que você um dia combateu. É a volta da incompetência, do clientelismo, do paternalismo estéril que um dia você baniu. Você lembra que nos comícios pregou a mudança nos costumes poilíticos? Lembra também que classificou a incompetência como uma forma de corrupção?
Suas últimas atitudes contradizem seus discursos. Ou você considera "seu" candidato tirado do bolso da camisa, de última hora, mais competente que o Cristiano? E quanto à fidelidade? Quem provou com atitudes ser mais afinado com o projeto do PT e mais fiel a você que o Cristiano?
Ou essas razões não lhe interessam mais?
Não seria o medo de ser eclipsado pelo Cristiano?
Responda prefeito. Responda. O povo quer saber. Seja transparente.
Você mudou, prefeito. Suas bandeiras são outras.
Nós, uns poucos, talvez nem sejamos tão poucos, preferimos ficar do lado de cá. Do lado do Cristiano. Até o fim. Sem medo de nada! Nada temos a perder!
Qualquer que seja o resultado dessa eleição já sabemos quem é o perdedor: o povo sofrido de Quixadá!!! Sabemos também de quem é a culpa!!! É de quem capitulou e se recusou a lutar!!!

1 comentários

CONTINUAR ACREDITANDO QUE PODEMOS FAZER A DIFERENÇA.

Quem somos nós para fazermos críticas, para dizermos o que é certo ou errado. Se assim o fizessemos estariamos contrariando nossas idéias, nossos pensamentos e ações. Porém, sobre lealdade, respeito, compromisso com o próximo e sinceridade podemos nos manifestar sem nenhum medo de ferirmos a ninguém, pois estes são alguns dos princípios nos quais pautamos nossa vida.
É neste sentido que venho manifestar-me, não com uma nota de repúdio ao posicionamento político e porque não pessoal do Prefeito de Quixadá quando da não indicação do seu vice para concorrer à sua sucessão municipal, isto muitos já fizeram e continuam a fazer, mas sim manifestar nosso apoio e solidariedade ao amigo Cristiano Goes.
Caro Cristiano, não tenho dúvidas em afirmar que politicamente nós quixadaenses perdemos muito, mesmo que seja momentaneamente, mas esse período pode custar muito caro ao desenvolvimento de nosso município, até porque, se você que mantinha uma relação estreita, tanto profissional como de amizade com o Prefeito, no meu entendimento foi traído, o que podemos esperar de agora em diante.
Espero não termos que sofrer agora com desagradáveis surpresas sociais, pois a continuidade de desenvolvimento do nosso município foi posta em cheque, não pela capacidade do candidato indicado, até porque não o conheço e estou torcendo para quem for eleito desenvolva o melhor trabalho em prol da nossa cidade, mas sim por várias questões surgidas em torno dessa indicação que não vem ao caso citá-las agora.
Enfim, agora neste período de turbação, porém efêmera, você deve está percebendo quem realmente estava ao seu lado por amizade ou por ocasião. O importante é que saiba que nunca é tarde para recomeçar e dá a volta por cima. Capacidades para isso você tem e como diria um conhecido combatente idealista "Hasta la vitória siempre".
Reginaldo Barbosa
O Torto

CARTA ABERTA AO PREFEITO ILÁRIO MARQUES: ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA, A CONTRADIÇÃO!

1 comentários

"O PT está acomodado e não contribui com os rumos do Ceará. O PT é um partido das idéias e não da acomodação, da conveniência e do fisiologismo", frases do prefeito Ilário Marques em declarações ao jornal O POVO do dia 27/02/2008

MEU CARO PREFEITO ILÁRIO MARQUES
Como alguém que há dezesseis anos o acompanha em todos os eventos politico-eleitorais e teve o privilégio de participar, como ator, do movimento que garantiu sua memorável eleição em 1992, gostaria de estar nesse momento congratulando-me pela indicação natural e justa de Cristiano Goes como seu candidato a candidato do Partido dos Trabalhadores a sua sucessão na PMQ.

Lamentavelmente tal não ocorreu. E, da minha parte, não há o que comemorar.

A sua sucessão, prefeito Ilário, nunca foi uma prioridade para você ao que tudo indica. Em 1996, a escolha equivocada de Fernando Barros em detrimento de Luis Odorico, trouxe sofrimento no período eleitoral, frustração na apuração e desencanto ao longo dos quatro anos da desastrosa administração do Dr. Mesquita.

Na condição de secretário de comunicação coube-me a responsabilidade de coordenar, embora de maneira amadorística, a propaganda eleitoral. Fiz o que pude na montagem do programa eleitoral. Defendi a administração de todos os ataques desferidos pelos adversários. Nossos esforços foram vãos. O desastre foi consumado.

Agora, não haveria sofrimento. Dificuldades, possivelmente sim. Mas, o nome Cristiano Goes é leve e, com o seu prestígio e o seu comprometimento efetivo, prefeito, certamente ele seria vitorioso.

É evidente que a vitória é importante. Eu diria fundamental para a continuidade de um projeto político iniciado por você com insofismável competência. Na era Ilário Marques ocorreu uma revolução extraordinária em Quixadá. Esse é seu grande mérito. Você Ilário é o grande comandante dessa revolução.

Mas, por dever de justiça, me cabe lembrar-lhe que outros atores contribuiram para a grande transformação sofrida pelo município na era Ilário Marques. E a contribuição desses atores remonta aos idos de 1992 quando eles emprestaram alegria, otimismo, entusiasmo a sua campanha, ingredientes fundamentais e decisivos para aquela vitória sofrida e suada.

A derrocada da oligarquia dominante, prezado Ilário, não é mérito exclusivo seu. Entre aqueles que construíram essa conquista quixadaense estava, na liderança firme do Comitê Universitário, o seu atual vice-prefeito Cristiano Goes.

Na minha casa você esteve, antes da posse, para me informar que eu não ocuparia cargos na sua administração, mas o Cristiano Goes seria seu Secretário de Cultura. Naquela noite fui dormir duplamente confortado: pela sua sinceridade ao me dizer pessoalmente que eu não iria ocupar cargos que nunca pleiteei e pela consideração especial de escolher um amigo muito precioso para o cargo de secretário de cultura que eu já ocupara na administração anterior.

Naquela hora eu tinha absoluta certeza de que Cristiano desempenharia suas funções até com mais competência que eu e iniciaria uma carreira política pautada pela honestidade. Essa garantia eu adquirira na convivência com ele na FECLESC, nas lides políticas, na militância. Afastado da atividade política eu retornara juntamente com ele e Rinaldo Roger apoiando Leonel Brizola para o qual carreamos cerca de seis mil votos naquela eleição.

Não preciso falar sobre seu desempenho como secretário de cultura. Não preciso falar também, de sua atuação como presidente da câmara municipal de Quixadá e nem como vice-prefeito. Você sabe melhor que eu.

A notícia de sua opção me deixou perplexo. E, acredite Ilário, apesar de distante do cenário político de Quixadá recebi alguns telefonemas de pessoas que expressavam para mim a sua indignação. Estive com Cristiano. Estou solidário com ele.

Mesmo distante das lides partidárias, mesmo considerando que meu peso político específico em Quixadá é insignificante, como cidadão me arvoro o direito de espernear.

E o faço com a autoridade de quem também, por seu intermédio, serviu a esse município com honestidade e dedicação. Estive na administração NOVO TEMPO com as funções simultâneas de diretor de compras, diretor de arrecadação, presidente da comissão de licitação da PMQ e presidente da comissão de licitação do PROURB. Fui quatro em um e ganhava menos da metade de um secretário. Depois fui secretário de comunicação, no período eleitoral.

Faço-o também pela lealdade que sempre devotei a você nesses dezesseis anos. Acompanhei você em todos os momentos. Até no seu acidente quando você nem percebeu minha presença no IJF ao lado da ambulância que o transportaria para o Hospital da UNIMED, onde esstive algumas vezes. Outras tantas vezes você não se deu conta que estive presente nos seus comícios e trabalhando dia e noite na semana que antecedia as eleições e no dia como fiscal enfrentando as provocações dos adversários.

Agora registro aqui meu desencanto com toda a sinceridade que sempre caracterizou nosso relacionamento.

A meu ver a sua intervenção visou exclusivamente a eleição e não a continuidade de um projeto para Quixadá. Com Cristiano você teria a garantia da lealdade e da continuidade. Na sua ausência ele demonstrou fidelidade e competência política e administrativa. Não conheço, porque nunca vi, o candidato de sua preferência. Não posso expedir juizo de valor sobre ele. A pesquisa registra baixa rejeição para ele? Elementar, meu caro Ilário. Como pode ter rejeição alta alguma pessoa que nunca teve que contrariar interesses?

Leia a frase que antecede essa carta:

"O PT está acomodado e não contribui com os rumos do Ceará. O PT é um partido das idéias e não da acomodação, da conveniência e do fisiologismo", frases do prefeito Ilário Marques em declarações ao jornal O POVO do dia 27/02/2008

Não acredito que você tenha feito sua opção apenas por conta de uma pesquisa. As pesquisas de opinião refletem um momento do processo. Não são estáticas e nem apresentam números definitivos. Na sua campanha de 1992 você saiu de um terceiro lugar para o segundo e acabou ganhando a eleição. Se a pesquisa foi seu referencial, você não acredita nem no seu capital eleitoral, nem na sua capacidade de transferir votos.

Leia aqui o que você ditou para o repórter Vicente Gioielli, do jornal O POVO em 27/02/2007:

Ilário fez questão de ressaltar durante discurso que a Prefeitura esteve "em boas mãos", durante sua ausência. "O Cristiano Góes (vice-prefeito) soube tocar muito bem o barco", disse.

O meu temor, Ilário, é que Quixadá sofra um novo retrocesso onde as práticas paternalistas e os costumes políticos equivocados possam destruir tudo aquilo que você, Cristiano, Rachel, Edy e outros construiram ou reconstruiram ao longo desses últimos oito anos.

Desta vez não posso acompanhá-lo meu caro Ilário. Lamentavelmente rompem-se agora os nossos laços políticos. Eu fico com o Cristiano em que pese a minha insignificância política. A ele empresto toda a minha solidariedade impregnada de perplexidade e indignação. Permita-me dizer da minha apreensão de que Quixadá possa sair perdendo desta vez, seja qual for o resultado dessa eleição.
Fique tranquilo, prefeito Ilário, em nenhum momento me passa pela cabeça a possibilidade de apoiar qualquer dos outros candidatos. Seria uma indignidade.
Fico com a minha consciência incômoda. Como nada é definitivo quem sabe um dia possamos nos reencontar.

Gilberto Telmo Sidney Marques

REFRESCANDO A MEMÓRIA DO POVO DE QUIXADÁ

0 comentários


Quixadaenses: "A INGRATIDÃO É FILHA DA SOBERBA" (Miguel de Cervantes em D.Quixote)

Leiam com atenção a matéria do jornal O POVO publicada abaixo:

Ilário retorna com críticas a Cid e pede mudança no PT
Matéria do Jornal O POVO de 27/02/2007

Vicente Gioielli

Enviado a Quixadá


O prefeito de Quixadá, Ilário Marques (PT), reassumiu o posto ontem. Ele estava afastado do cargo desde setembro do ano passado, quando sofreu lesão na coluna após a queda do helicóptero que transportava a equipe do então candidato Cid Gomes. O petista, que era coordenador da campanha do presidente Lula no Ceará, criticou o governador Cid Gomes (PSB) por promover uma aproximação com o PSDB e acusou o PT de acomodação. Na volta aos trabalhos, Ilário criticou o governador. "Coisas estão acontecendo que não foram discutidas nem debatidas antes da eleição e que não deveriam acontecer. Essa aproximação com o PSDB e essa coisa do PSDB compor o governo nunca foi parte da discussão. Pelo contrário, todo mundo cobrava que deveria romper com essa estrutura, com o regime de governo que o Tasso Jereissati tinha implantado no Ceará", afirmou. Ele também não poupou críticas à forma como seu próprio partido está conduzindo sua relação com a atual administração estadual. "O PT está acomodado e não contribui com os rumos do Ceará. O PT é um partido das idéias e não da acomodação, da conveniência e do fisiologismo", atacou. O prefeito da segunda maior cidade administrada pelo PT no Ceará - atrás só de Fortaleza - também cobrou a saída do presidente do partido no Ceará, Joaquim Cartaxo, do comando da sigla, já que é atualmente o secretário das Cidades. "É ruim para o partido ter uma ligação tão forte assim com o governo", disse. CURTAS Centenas de pessoas, entre populares e servidores municipais, recepcionaram o prefeito com fogos de artifício e banda de música. Diversas mulheres se emocionaram e chegaram a chorar.

Ilário fez questão de ressaltar durante discurso que a Prefeitura esteve "em boas mãos", durante sua ausência. "O Cristiano Góes (vice-prefeito) soube tocar muito bem o barco", disse.
Comentário nosso: é com gestos deselegantes de rasteira que ele desmonta a frase final da matéria e desqualifica o vice-prefeito que soube "tocar muito bem o barco", nunca tentou eclipsá-lo, foi leal e o recebeu com uma grande festa.

" A ingratidão é sempre uma forma de fraqueza. Nunca vi homens hábeis serem ingratos" (GOETHE em Máximas e Reflexões)

A RASTEIRA EM CRISTIANO GOES CARATERIZA INGRATIDÃO E OPORTUNISMO POLÍTIQUEIRO DA PIOR QUALIDADE!!!

2 comentários


AMIGOS QUIXADAENSES

Hoje eu tenho uma missão diferenciada. Vou fazer um exercício de resgate da história política de Quixadá das duas últimas décadas.
Ainda na década de 1980 tive o privilégio de ingressar através de concurso público na Universidade Estadual do Ceará através da querida FECLESC.
Durante os onze anos de permanência em Quixadá convivi com alunos de um extraordinário potencial como Guaracy de Freitas, Reginaldo Barbosa, Chiquinho Saraiva, Cristiano Góes e tantos outros.
No ano de 1992, era assessor especial da administração municipal quando fui procurado pelo ex-deputado Ilário Marques que nos convidou para junto com ele postularmos a prefeitura Municipal de Quixadá.
De pronto aceitei e renunciei ao cargo na PMQ para me dedicar inteiramente àquele novo e grande desafio. Foi um período de muito sofrimento e sacrifício pessoal. Só Deus sabe o quanto sofri. Fiquei na campanha até a vitória final de Ilário com pouco mais de quinhentos votos de diferença. Desde então tenho acompanhado Ilário Marques e posteriormente, Rachel em todas as campanhas mesmo quando não se lembram de me convidar para participar.
A partir de 1992 a história política de Quixadá começava a ser reescrita. Entendo ter sido o motor dessa mudança a vontade do povo, mas com certeza absoluta a alegria contagiante da juventude que acompanhou Ilário teve um papel primordial. O COMITÊ UNIVERSITÁRIO reunia mais de vinte estudantes da FECLESC e efetivamente fez um trabalho competente de militância.
Faziam parte desse comitê, entre outros, Rinaldo Roger, Saraiva todos liderados por Cristiano Góes, na época aluno do curso de história e membro de seu valoroso Centro Acadêmico, o CALHA.
Vou reproduzir agora alguns dados biográficos de Cristiano Góes:
...”Em 1992 participou ativamente da campanha que levou o PT ao governo do município. Pela sua liderança com os jovens, acabou sendo convidado para ser Secretário de Cultura, Desporto e Turismo. Na secretaria criou a Festa "Pula Fogueira", reorganizou o Carnaval de rua e deu uma nova dimensão ao esporte e a cultura. Em 1995 deixou o Banco do Brasil para trabalhar na iniciativa privada, em uma empresa de panificação. Em 1996 é candidato a vereador pelo PT, sendo eleito com 498 votos. Torna-se um dos fundadores da Associação de Jovens Empresários de Quixadá, sendo seu primeiro coordenador. Em 2000, consegue se reeleger com uma votação de 659 votos. Logo em seguida é eleito Presidente da Câmara do Município por unanimidade de votos, feito este inédito. Concluiu recentemente o curso da Escola de Formação de Governantes - EFG.
Após dois anos de mandato como presidente, instituiu uma série e mudanças no Legislativo como o voto aberto em todas as votações, as sessões itinerantes e a criação de moderno auditório, rampa de acesso, arquivo de documentos e biblioteca. Foi reeleito Presidente da Câmara Municipal de Quixadá.
Foi eleito vice-prefeito para o mandato 2005-2008.
Administrar Quixadá substituindo Ilário, mesmo que temporariamente, não é tarefa das mais fáceis. A queda da arrecadação das finanças municipais no 2º. Semestre de 2006, a necessidade de cumprir os indicadores de 25% na educação e o percentual de 54 % na despesa de pessoal obrigou Cristiano a tomar diversas medidas que se mostraram totalmente corretas e eficazes. E os resultados positivos aconteceram. A dívida municipal diminuiu mais de 30%, a educação conseguiu aplicar mais de 25% e os indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal foram cumpridos.
A demonstração de bom administrador não ficou restrita a área financeira. Os projetos em curso foram tocados, obras foram iniciadas ou retomadas, algumas inclusive concluídas e entregues à população. Durante os cinco meses em que esteve a frente da prefeitura entregou o Centro de Referência da Mulher, com a presença especial da Ministra Nicéia Freire; o Centro de Assistência do Idoso no bairro Campo Novo, o Telecentro do Pólo de atendimento do Campo Novo, a Escola ampliada de Lagoa da Pedra, o Telecentro Central de Quixadá com 48 microcomputadores, bem como a entrega de mais de 400 novas edições de livros para o acervo da Biblioteca Pública; o calçamento de ruas no distrito de Cipó dos Anjos; recuperou o Estádio Municipal; promoveu a Copa Quixadá de Futebol de Campo; lançou o Programa Quixadá Feliz de atenção intersetorial aos bairros e distritos de nossa cidade; trouxe uma apresentação inédita da esquadrilha da fumaça que maravilhou a todos com sua performance de vôos e acrobacias, além de promover o festival de violeiros ENCANTA Quixadá.Deve-se ressaltar que em seu período como prefeito manteve o pagamento dos servidores rigorosamente em dia. Acompanhava o andamento das obras com visitas periódicas ao local da obras. Autorizou a reforma do ABC Baviera de Carvalho que recuperou totalmente seu prédio com a instalação de um novo telecentro. Acompanhou em Brasília os projetos para instalação do CEFET, do campus da Universidade Federal, da refinaria de biodiesel, entre outras ações que trarão benefícios para nossa cidade.Teve sua assinatura a Lei da Equidade, que trouxe uma série de conquistas para os servidores municipais, como a licença maternidade de 180 dias e a licença paternidade; sendo uma legislação bastante elogiada pelo Ministério da Mulher, entidades sindicais e a Internacional do Serviços Público-ISP. É motivo inclusive de estudo de outros municípios e de entidades internacionais.Preparou uma grande recepção para volta do Prefeito Ilário Marques demonstrando maturidade e desapego ao poder. 'É nos momentos difíceis que se conhece, que se mede o compromisso, a fidelidade e o compromisso das pessoas', afirmou depois Ilário em discurso elogiando a postura de Cristiano".
Amigos quixadaenses: é esse jovem trabalhador, competente e íntegro que o prefeito Ilário Marques rifou conforme a notícia veiculada no blog anterior.
É assim que ele retribui a lealdade de tantos anos!!!
Leiam na próxima postagem nossas considerações sobre a postura truculenta do prefeito Ilário Marques. Lastimável.

PERPLEXIDADE E DESENCANTO

0 comentários




AMIGOS QUIXADAENSES
Leiam o teor dessa notícia publicada no blog Ceará é Notícia de Sexta-feira, 30 de Maio de 2008

ILÁRIO RIFA VICE-PREFEITO E PT VIVE CRISE NA SUCESSÃO DE QUIXADÁ
POLÍTICA"O prefeito Ilário Marques usou da força do cargo que ocupa para rifar a candidatura do seu vice-prefeito Cristiano Goes. Essa decisão gerou uma grave crise interna dentro do PT de Quixadá. Ilário resolveu apoiar a candidatura do médico Rômulo Carneiro, também filiado ao PT.O vice-prefeito Cristiano Goes rompeu com o prefeito Ilário Marques. A militância petista também questiona as razões alegadas por Ilário para trocar de candidato. O principal motivo apresnetado foi a alta taxa de rejeição de Cristiano Goes. Esse argumento é contestado pelo vice-prefeito, que não perdoa a traição de Ilário Marques.Em e-mail enviado ao portal CearaAgora.com, o vice-prefeito Cristiano Goes reconheceu a correção da informação publicada aqui há semanas atrás, que relatava a intenção do prefeito Ilário Marques de descartar a candidatura de seu aliado. Em tom de desabafo, Cristiano Goes critica o prefeito Ilário Marques: " como fui ingênuo. Fui rifado do processo sucessório em Quixadá. Na política não há lugar para ética, honestidade e fidelidade. Se é que existe isso nela. Ilário é ele, depois ele e no final é ele de novo. Não há lugar para nenhuma sombra".O portal CearaAgora.com tentou localizar o prefeito Ilário Marques para que ele se manifestasse sobre as causas de ter desistido de apoiar o nome de seu vice-prefeito Cristiano Goes e embarcado na candidatura do médico Rômulo Carneiro."Fonte:Portal Ceará Agora
Postado por Marcellus Rocha às
12:21

Leiam nosso comentário na próxima postagem.