ALÉM DA QUEDA, O COICE. A CENSURA VOLTA DE ALGUM LUGAR DO PASSADO...

AMIGOS QUIXADAENSES:


Neste espaço democrático comentamos da nossa decepção com os últimos acontecimentos protagonizados pelo prefeito Ilário Marques. Mas, não cabe a ele sozinho a culpa. Outros membros do diretório municipal do PT também são responsáveis pela rasteira no Cristiano Goes. De modo muito particular o sr. Airton Buriti, presidente da Câmara Municipal e do PT em Quixadá é cúmplice do gesto truculento. A sua motivação é explícita: queria ganhar um espaço na chapa majoritária. E conseguiu ser vice-prefeito. Muito pouco para quem já sonhava ser candidato a prefeito. Homem de partido, o sr. Buriti jamais poderia ser conivente com a reprovável decisão do prefeito Ilário Marques. Não dá nem para disfarçar seu oportunismo político.
Em algum lugar vi um apelo piegas feito ao Cristiano. Algo assim; "volta Cristiano, você é 'homem de partido'.
Pois bem! Homem de partido? E o Ilário e o Buriti? São homens de partido? Ou serão fisiologistas como os demais membros do diretório que aprovaram a truculência? Diga-se, a bem da verdade, que não houve unanimidade. Houve protestos da Angelita a quem parabenizamos pela coragem. Mas houve outras vozes dissonantes.
Mas, o nosso objetivo hoje além de criticar essas atitudes é deplorar a decisão da justiça de apenar o vice prefeito por uma entrevista concedida ao radialista Elton Dantas da rádio Liderança FM.
Escutamos atentamente o desabafo de Cristiano Goes. Nenhuma palavra configura aquilo que seria a motivação para a punição. Por uma óbvia razão: naquele momento Cristiano já não era nem mesmo pré-candidato.
A pergunta é por que foi feita a denúncia? Ou se há algum tipo de retaliação em jogo?
Quem souber responda, por favor.
Parece que algumas pessoas, saudosas, órfãs da ditadura militar, retomam às vezes as práticas de um passado que o povo brasileiro, em algum momento, sepultou.
Exercitar a censura nos dias atuais é afrontar o estado democrático de direito.
DITADURA, NUNCA MAIS!!!
O NOSSO ABRAÇO SOLIDÁRIO AO CRISTIANO GOES!

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Telmo e Reginaldo! A grosseria anti-democrática de vocês (que não permite publicar os comentários contrários) só está cultivando mais débitos contra o fracassado pré-candidato Cristiano Góes e seu débil grupo.

Atribuir ao Buriti sua queda, além de poder caracterizar-se como injúria (prevista no Código Penal), é promovê-lo publicamente (mesmo que muito reduzidamente, pois esse blog quase não possui acesso) para um poder que ele não tem. Mais não é só isso. É também conquistar a simpatia de mais 19 por cento dos quixadaenses que rejeitam veementemente seu fracassado discípulo.

Compreendo perfeitamente seu desepero e dor. Sua herança política foi completamente decepada em Quixadá.

Para mim, só resta rir a toa com a leveza que, nos próximos quatro anos, felizmente, não verei nenhum tecnocrata-legalista no poder de Quixadá.

Muito obrigado por sua força!

Anônimo disse...

Meu caro Ismar: Esperei que o Airton Buriti respondesse. Ou ele não sabe fazê-lo e necessita de um porta-voz?Quanto as suas outras observações não merecem nenhuma resposta, por serem de uma mediocridade inimaginável para um professor e jornalista de seu porte . No entanto me permito tecer alguns comentários. 1. Sobre a não publicação de comentários adversos você está falseando a verdade. Leia as nossas postagens anteriores. A moderação é um direito nosso mas, nunca exercemos a censura. Nós nunca apagamos nenhum comentário mesmo quando ele é grosseiro e irracional como esse e-mail. 2. Quanto à minha herança, ela não é político-partidária ou eleitoreira. Ela é política no sentido amplo: ajudei a construir uma faculdade que algumas forças retrógradas tentaram fechar. E graças a ela a consciência política da juventude levou Ilário até a prefeitura. E enquanto a gloriosa FECLESC existir, mesmo claudicante como agora, essa herança, por mais que lhe incomode, jamais será destroçada. A minha herança política, caro Ismar, é muito maior que você pensa e não poderá ser destruída por um gesto insano. Ela foi e continuará sendo perpetuada através de muitas gerações. E, tenho a absoluta convicção, meu caro Ismar que Quixadá me deve muito mais que a você que nasceu aí e ainda não deixou registros de sua contribuição ao seu povo. Explicitar ranços como agora, ou rir a toa como os mentecaptos, resvalando ao nível mais baixo da vindita pessoal, jamais será um gesto efetivo de construção da democracia e do despertar de consciências. Será essa sua extraordinária contribuição? Quem contribui mais: um professor que ressuscita uma faculdade cassada pelo MEC, reconhece cursos, constroi laboratórios, cria uma identidade e constroi a autonomia da FECLESC ou alguém que direciona seu entusiasmo juvenil e seu indiscutível talento jornalístico para agredir sistemática e impunemente um cidadão íntegro e competente do porte de Cristiano Goes?E você? O que vai deixar de herança política em Quixadá ou alhures? Fico aguardando o processo de injúria (se é que você sabe o que é injúria), conforme a sua ameaça.Desejo de coração que um dia você amadureça e perca essa mania de ameaçar as pessoas que não usufruem de sinecuras e por isso são livres em suas manifestações. Em nenhum momento eu me dirigi a você e portanto você não é parte legítima nessa contenda. Espero que compreenda isso e não compre a briga alheia.Para mim o episódio já está superado.Daqui em diante, não investirei mais meu tempo tratando desse tema com você. As pessoas citadas têm o direito legítimo de se manifestarem. Você não. Não é parte legítima. Não mais responderei as suas provocações.Fique em paz deleitando-se com a sua "vitória de PIrro".
Cordialmente
Gilberto TELMO

Anônimo disse...

Sr. Ismar,

Sei que não deveria mas vou respondê-lo pois não é do meu feitio deixar uma pessoa, por pior que seja ela (o que não é o seu caso, antes que venha mais uma ameaça de processo) sem uma devida resposta.

Com relação à moderação de comentários do Blog, não é nenhuma forma de censura, muito menos atitude antidemocrática e não vou me deter a essa questão pois já lhe respondi uma vez e tenho plena convicção de que burro você não é, o que não vale a pena nos determos sobre este fato.

Nenhum comentário deixou de ser publicado, desde que identificado e sem ofensas à pessoa de ninguém. Inclusive o seu foi publicado e se você quiser posso até fazer uma postagem para que 19% da população quixadaense possa ler sua opinião.

Perceba o nível de nossas publicações e veja o seu comentário, cheio de troça e ameaça. Isso é o que você chama de delicadeza? Quem está sendo grosseiro? O que você chama de verdade, a sua? Será que a verdade existe? Como você pode garantir quem é o verdadeiro fracassado nessa história? Aliás o que fracasso para você? Montar um negócio e trabalhar na clandestinidade é ser um fracassado?

No que tange ao Buriti, não atribuímos a ele nenhuma culpa pela queda de ninguém, até porque ninguém caiu. Existiu um “jogo político”, porém, continuamos firme e em pé. Dissemos apenas que ele faz parte de um grupo que tomou uma atitude, essa sim, grosseira e vil, a qual não concordamos e estamos no nosso direito de falar, sem no entanto ameaçarmos ninguém, a não ser que você queira também nos proibir de exercer o direito da livre expressão.

Não fizemos nenhuma crítica ao homem, a pessoa do Buriti, por quem tenho estima, mas sim à atitude política não só do presidente do PT em Quixadá, como de parte do diretório, ao fato de aceitar passivamente atos que consideramos reprováveis. Portanto, se o Buriti se sentir injuriado, ele poderá judicialmente requerer reparação, não você, que pode até trabalhar para ele, não sei, mas não pode incorporar a pessoa dele, nem tão pouco ser parte legítima desta ação. Apesar do que, não termos atribuído nenhuma qualidade negativa ao Buriti, o que caracterizaria a injúria, mas simplesmente narramos fatos acontecidos o que descaracteriza o tipo penal suscitado por você. Enfim, não somos nós que podemos dizer o que é certo ou errado, nem tão pouco impedir ninguém de buscar seus direitos se assim achar por bem.

É preciso que você meça as palavras ao chamar o grupo que acompanha o Cristiano de “débil”. Pois fique você sabendo que acompanho o Cristiano e não sou nenhum débil. Por esse motivo trate as pessoas com o devido respeito, se é que você conhece esta palavra, não sou nenhum pusilânime, nunca ofendi a sua pessoa, por sua posição política ou pela falta dela. Percebe agora porque não publicamos os seus comentários anônimos?

Será mesmo que o nosso blog não tem leitores? Não são esses os comentários que recebemos via e-mail, no próprio blog, pesssoalmente. Como você pode afirmar que nosso blog não tem visitação, por acaso tem acesso ao relatório privativo que nos mostra a quantidade de visitantes? Você já ouviu falar de um blog “O Quixadá” (não tenho bem certeza do nome pois, há muito tempo está temporariamente fora do ar), deve lembrar era você que escrevia. Esse sim me parece não tinha leitores, ele acabou.

Se conquistarmos a simpatia de 19% da população quixadaense, é melhor do que não conquistar nada, afinal, 19% sobre o montante citado por você é um número expressivo de leitores, concorda?

Se nos próximos quatro anos você não verá nenhum “tecnocrata-legalista no poder de Quixadá”, o que você quer ver então? A atecnia, a ilegalidade, desmandos, improbidade? Acredito não ser esta a intenção das pessoas que fazem parte do diretório do Partido dos Trabalhadores em Quixadá.

A título de informação, para bem administrar a coisa pública se necessita de pessoas técnicas, capazes e que atuem dentro da legalidade estrita. Caso contrário esses gestores podem incorrer no mínimo em improbidade administrativa.

Quanto a você rir à toa, não se podia esperar muito mais que isso. Não vejo nenhuma surpresa nessa sua atitude. Cada um dá o que tem, diz o dito soberano. Cuidado para não rir demais e depois ter que chorar.

Reginaldo Barbosa
O Torto

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Parabéns, Gilberto Telmo e Reginaldo Barbosa.

É triste a postura do Ismar, pois ele pareceu realmente no seu comentário ser uma pessoa que
admira o fisiologismo. Se é que ele sabe o que significa essa palavra, pois,defender que a prefeitura não deve ser governada por uma pessoa preparada tecnicamente é aderir ao clientelismo.Que decepção, Ismar!

Anônimo disse...

Ismar... "fracassado pré-candidato Cristiano Góes e seu débil grupo???

Bom, infelizmente a pobreza de tal posição não me permite tecer nenhum comentário, eu tenho medo de descer demais... mto triste...Infelizmente.

Anônimo disse...

É no mínimo estranha a postura do sr. Ismar.Onde ele faz ataques gratuitos a honra e a moral de uma pessoa tão integra e de moral inabalável como o professor Gilberto Telmo.É estranho a postura do sr. Ismar em atacar os que defendem Cristiano pelo simples motivo pessoal dele, Ismar contra o vice prefeito Cristiano Góes.Não é por ai! pergunta-se? onde está o livre pensar? onde está a liberdade de pensamentos? que outrora fora ceifada pela ditadura militar e pessoas como Gilberto Telmo lutou contra essa forma perversa de fazer política. Será que o sr. Ismar tem saudades da ditadura militar? será se ele tivesse vivido aquele momento estaria do lado de Gilberto Telmo ou do outro lado?.Portanto, é bom ter prudência nos comentários e não atingir de forma covarde e gratuita pessoas que só pensam no progresso de Quixadá!.

Anônimo disse...

Ismar:
um dia é da caça o outro é do caçador. Deus se encarregará de dar as devidas voltas do mundo. Cristiano:
estamos certos de sua competência e justamente por isso confiamos na virada do jogo, no que for para sua felicidade. Força.

De sua sobrinha,

Nayanna Goes Gomes de Freitas.