ELEIÇÕES EM QUIXDÁ

RÔMILO LIDERA AS PESQUISAS
São quatro os candidatos à Prefeitura de Quixadá, segundo registro oficial no Tribunal Superior Eleitoral. Rômulo Carneiro (PT) venceria as eleições para a Prefeitura do município de Quixadá, se as eleições fossem realizadas hoje, segundo pesquisa contratada pelo Diário do Nordeste ao Ibope, realidada entre os dias 14 e 15 deste mês, segundo registro nº 98421/2008, no Cartório da 6ª Zona, em Quixadá.


Foram ouvidos 301 eleitores, segundo o relatório da enquete. A pesquisa foi realizada com eleitores maiores de 16 anos, distribuídos por sexo, grupos de idade, instrução e atividades. A ´margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra´. As entrevistas foram individuais, realizadas por equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, ´devidamente treinada para abordagem deste tipo de público´, com a utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. Aproximadamente 20% dos questionários foram fiscalizados, segundo o relatório.

Município Quixadá, localizada no Sertão Central Cearense, distante 167 Km da Capital, conta com 50.789 eleitores, dos quais 52,5% (22.654) são mulheres. Conta ainda com quatro candidatos à Prefeitura. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) constam 87 solicitações de registro candidatos para disputarem as vagas na Câmara Municipal .São postulantes à Prefeitura de Quixadá, Rômulo Carneiro (PT), da coligação ´Juntos Venceremos´, que tem Airton Buriti (PT) como vice, é o candidato de Ilário Marques, atual prefeito da cidade e presidente estadual do Partido dos Trabalhadores. Roberto Costa (PP), é o único sem coligação dentre os quatro candidatos.Mônica de Sousa (PSB) está à frente da coligação ´Mudar Para Avançar´. Os seus vices são Célio Almeida (PP) e Raimundo Damesceno (PSB) respectivamente. Zé Nilson (PSDB) da coligação ´Avança Quixadá´, como quarto candidato a prefeito, tem como vice Cristiano Sousa (PTB).

Segundo o Chefe de Cartório da 6ª Zona, Francisco Antônio de Lima, as campanhas eleitorais do local estão ´caminhando dentro da normalidade´. ´Foi solicitado reforço policial para alguns eventos maiores, mas apenas isso´, explicou.

Números
Na parte da pesquisa estimulada, aquela em os entrevistadores apresentam a relação dos candidatos à Prefeitura do município, Rômulo aparece com 55% das intenções de votos contra 37% de Zé Nilson e 4% de Mônica, ficando Roberto Costa com apenas um ponto percentual. 2% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e apenas 1% anularia ou deixaria o voto em branco. Já na parte espontânea os números são os seguintes: Rômulo teria 50% das intenções de voto, Zé Nilson, 35%, Mônica 3% e Roberto Costa 1%. Nesta parte da consulta 1 citaram outros nomes, 10% dos entrevistados disseram não saber e 1% anularia ou deixaria o voto em branco.

Na parte referente a rejeição, Roberto Costa alcança o maior índice com 40%, contra 35% da candidata Mônica, 26% de Zé Nilson e 20% de Rômulo. 6% dos eleitores disseram poder votar em todos os candidatos, 5% disseram não saber e 1% não respondeu essa parte da pesquisa.
............................................................................
COMENTÁRIO DO BLOG
Observando os números, é importante salientar que segundo a pesquisa a eleição em Quixadá está sendo decidida entre os mais velhos, pois, na faixa de 16 a 29 anos há um empate, vencendo o candidato Rômulo em todas as outras faixas etárias.

0 comentários: