Medicina da UECE no ENADE



Há quatro anos, em 2004, quando o Enade, exame oficial de avaliação do ensino superior do Brasil, foi aplicado, pela primeira vez, em Medicina, a Uece participou do certame na categoria de ingressantes, com a sua segunda turma de alunos, admitida no vestibular daquele ano. Foi surpreendente o resultado colhido, ao se constatar que os nossos acadêmicos obtiveram a média 4,8, quando o máximo possível era 5,0, ficando em segundo lugar no "rank" nacional, tendo sido apenas superados pela média lograda pelos ingressantes da Universidade Federal de Minas Gerais.
Em 2007, observando a periodicidade trienal disposta pelo MEC, o Enade foi reaplicado em Medicina, e, de novo, por ainda não possuir concludentes, a Uece somente pode tomar parte com os seus alunos de primeiro ano letivo, frustrando o interesse institucional, que desejava a inclusão dos seus alunos prestes a ingressar no Internato e com previsão para colação de grau em dezembro de 2008.
O sucesso da primeira avaliação foi replicado na última, quando, mais uma vez, os nossos alunos ingressantes registraram excelente performance, posicionando-se em terceiro lugar, entre as escolas médicas do País, e somente foram levemente suplantados pelos escores alcançados pelas Universidade Estadual de Montes Claros e Universidade Federal de Uberlândia.
Desse modo, ao contrário do que foi anunciado, em O POVO, de 31/8/08, na Coluna Vale-Tudo, os números oficiais do Inep/MEC apontam a Uece como a primeira entre as escolas médicas instaladas no Ceará, na comparação entre os ingressantes. Nossos valores indicam a alta qualidade dos alunos matriculados no Curso de Medicina, selecionados em um vestibular, cuja concorrência superior a sessenta candidatos por vaga, atesta o rigor do crivo para admissão na Uece. Os resultados, todavia, devem ser vistos com cautela, porquanto representam, para a universidade, uma responsabilidade adicional em aprimorar uma matéria prima de boa qualidade prévia.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva - Coordenador do Curso de Medicina-Uece
Artigo publicado no dia 12/09/2008, Jornal o Povo pág. 6
Na foto, a vista aérea do Campus do Itaperi que se estende por uma área de 90 hectares.

0 comentários: