MORRE O PROF. ABREU MATOS, O VERDADEIRO INVENTOR DAS FARMÁCIAS VIVAS


A notícia de hoje traduz uma perda irreparável para a comunidade cearense e até para a comunidade brasileira. Acabamos de perder o prof. Abreu Matos da Universidade Federal do Ceará, parceiro de projetos da UECE, o inventor do projeto Farmácia Viva. Leia aqui e agora o que será publicado logo mais no jornal O POVO.
Em Fortaleza


Morre professor Abreu Matos, criador das Farmácias Vivas


O falecimento foi decorrente de insuficiência pulmonar. O corpo do professor está sendo velado desde às 15 horas na Funerária Eternus
22 Dez 2008 - 16h38minFaleceu na manhã desta segunda-feira, 22 de dezembro, em Fortaleza, aos 84 anos, o professor Francisco José de Abreu Matos, criador do Projeto Farmácias Vivas e idealizador do Laboratório de Produtos Naturais da Universidade Federal do Ceará. O falecimento foi decorrente de insuficiência pulmonar. O corpo do professor está sendo velado desde às 15 horas na Funerária Eternus (Rua Padre Valdevino, 1688), na sala Orquídeas. A missa de corpo presente será realizada amanhã, às 15 horas, no mesmo local. O sepultamento está marcado para as 17 horas, no Cemitério Jardim Metropolitano. Referência no estudo de plantas medicinais, Abreu Matos era professor emérito da UFC desde 1983, mesmo ano de criação do Projeto Farmácias Vivas, que teve como base o Horto de Plantas Medicinais da UFC, agregado ao Laboratório de Produtos Naturais. Matos era catedrático das disciplinas de Farmacognosia e Química Orgânica. Foi pesquisador na área de Fitoterapia, tendo já recebido homenagens dentro e fora da academia, no Brasil e no Exterior. Autor de cinco livros, que resultaram em 13 edições e reedições. Um deles, o clássico “Farmácias Vivas”.
Nota do blog: a charge acima é foi tirada do site da Seara da Ciência:
www.seara.ufc.br
O prof. Abreu Matos efetivamente disseminou a idéia das farmácias vivas para ajudar aqueles que não tinham recursos para a compra de remédios. Lamentavelmente, em algumas cidades, notórios vigaristas usaram a idéia para "vender" projetos fantasmas às prefeituras e jamais plantaram um pé de erva cidreira suficiente para produzir uma xícara de chá. Este é o Brasil dos contrastes e da luta permanente entre idealistas e oportunistas, entre o bem e o mal. Qualquer semelhança com fatos ou pessoas da vida real, não será mera coincidência.
Leia nas próximas postagens sobre o perfil do prof. Abreu Matos e uma entrevista por ele concedida à FAPePi e publicada no site SAPIÊNCIA.<-- (clique aqui para conferir)

0 comentários: