ENCONTRO DE PROFETAS POPULARES

PROFETAS POPULARES ASSEGURAM BOM INVERNO.


Aconteceu na cidade de Quixadá no Sertão Central do Ceará o XXIII Encontro dos Profetas das Chuvas, realizado no Açude Imperial do Cedro.

Diante de autoridades, dezenas de curiosos, repórteres e fotógrafos, 30 profetas populares, fizeram suas previsões para a estação chuvosa de 2009 no Ceará. Eles confirmaram o que havia sido divulgado na última quinta-feira pelo Diário do Nordeste, no Caderno Regional: a média pluviométrica registrada no último inverno se repetirá este ano. Essa perspectiva otimista foi anunciada pela maioria dos profetas, acreditando-se em boas colheitas no solo sertanejo.

Na abertura do Encontro dos Profetas das Chuvas, todos se reuniram diante do público para um momento de oração. Logo depois foram saudados pelos repentistas Guilherme Calixto e Antônio Jocélio. Em seguida, apresentados, um a um,O público assistiu atento às exposições dos cientistas populares. Alguns anotavam e faziam
comparações com as previsões anteriores. Outros sorriam a cada sinal mais otimista anunciado pelos profetas. Podiam até constatar diante dos olhos como os estudos são realizados pelos profetas.


Erasmo Barreira expôs uma colméia de inchuí. No ano anterior ele havia apresentado uma casa de joão-de-barro. Lurdinha Leite exibiu um ramo de Flamboyant. São sinais de bom inverno.O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, engenheiro agrônomo Camilo Santana, e o prefeito de Quixadá, médico Rômulo Carneiro, assistiam admirados o ritual sertanejo. Participavam pela primeira vez. Além deles, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, vereadores, prefeitos e estudiosos estavam entre os convidados.
AusênciaCriticas apenas para a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que não enviou nenhum representante. Seu presidente, Eduardo Sávio Martins, justificou a ausência através de e-mail. Atribuiu a solenidade como um espaço exclusivo dos profetas, ressaltando a diferença dos métodos de previsão realizados por sua equipe. “O órgão oficial meteorológico do Estado se baseia em estudos físicos, dinâmicos e estatísticos”, anunciava o mestre de cerimônias da Prefeitura de Quixadá, no Sertão Central, referindo-se ao documento virtual da Funceme enviado aos organizadores.


O Encontro dos Profetas da Chuva foi realizado pelo Instituto de Pesquisas de Violas e Poesia Cultural do Sertão Central. Contou com o apoio da Prefeitura de Quixadá, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Cagece.

Além as previsões, personalidade foram homenageadas e lançado o livro “Ceará e o profeta da chuva”, de Abelardo Montenegro. Para Camilo Santana Secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, estamos diante de uma riqueza cultural e tradicional tipicamente sertaneja. Devemos respeitar e admirar essas experiências de vida baseadas na natureza.


Luiz Gonzaga Profeta da chuva de Camocim, disse que essa ciência tem um valor imenso para o homem do campo. Quando nos unimos para divulgar os estudos fortalecemos os nossos conhecimentos.



Fonte:www.diariodonordeste.com.br

0 comentários: