FECLESC

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL; UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL.
No último dia 23 de janeiro 81 alunos da Feclesc colaram grau. Uma festa para esses graduados que agora estão, em tese, melhor qualificados para o mercado de trabalho.

A educação de um modo geral pede socorro. Para quem já fez parte do quadro discente da Feclesc no final dos anos 80 início de 90, sabe que desde aquele tempo a Feclesc necessitava de recursos humanos, material e estrutural.

Em oposição a estas dificuldades havia um corpo de alunos bem mais consciente e comprometido com a luta pela revitalização do ensino, por concurso para professores e pela melhoria da estrutura física. Junto com a direção os alunos encamparam o desafio de construir os laboratórios, uma vez que o Estado não cumpria com sua obrigação, lutaram pelo concurso para professores, enfim, vários obstáculos foram enfrentados e muitos deles conquistados.

Infelizmente, depois de mais de 25 anos de sua criação, o que se percebe é a persistência dos problemas e de forma talvez mais grave onde parte dos alunos faz de conta que estuda e aprende, assim como alguns professores fazem de conta que ensinam.

Porém, algo alentador, uma luz no fim do túnel começa a surgir. Uma manifestação, ainda tímida é verdade, mas pode ser um bom presságio para o ressurgimento do movimento estudantil. Trata-se de um movimento que tem como finalidade trazer o Reitor à Faculdade de Quixadá para que ele conheça de perto a realidade, além de reivindicações como a efetivação dos temporários ou um concurso para professores, a melhora no tratamento dos funcionários e professores para com os alunos, entre outras.

Ouvi uma frase que dizia:”quando você achar que chegou ao fundo do poço, não cave mais”. Esperamos verdadeiramente que a Feclesc não vá até o final desse poço, que não seja preciso ressurgir das conzas com Fênix, mas que todos, professores, funcionários, alunos e comunidades possam se unir em defesa de um patrimônio não só do povo quixadaense, mas de todo o sertão central do Estado do Ceará.

0 comentários: