JURACI MAGALHÃES: MÉDICO, TOCADOR DE OBRAS, POLÊMICO E OUSADO

Fortaleza e o Ceará inteiro acabam de perder Juraci Magalhães, prefeito por três vezes da capital cearense.

Médico dermatologista que fez carreira no INSS onde ocupou cargo de direção, Juraci era filiado ao antigo MDB. Com a redemocratização ficou no PMDB e, sem demonstrar nenhum interesse anterior por cargos eletivos, saiu candidato a vice-prefeito na chapa do PMDB ao lado de Ciro Gomes. Ganha a eleição, dois anos depois Ciro Gomes renuncia para disputar a eleição para o governo do estado e Juraci se legitima como prefeito.

Revelou desde o primeiro instante uma vocação diferente de sua formação acadêmica. Ousou investir na melhoria da infra estutura urbana e construiu os primeiros viadutos para desafogar o trânsito já tumultuado de Fortaleza. Depois vieram outros viadutos, os terminais de ônibus, a grande reforma do IJF. Foi eleito por mais duas vezes para a prefeitura de Fortaleza

Sem dúvida sua maior obra- uma grande obra de alcance social - foi realizada na segunda administração. Foi feliz na criação da PROFITEC que entregou nas mãos competentes de Rachel Marques que, de maneira inspirada, comandou o maior programa de Geração de Emprego e Renda de todos os tempos no Ceará.

Infelizmente, por motivos eleitoreiros, Rachel foi substituída na PROFITEC e seus sucessores, sem o talento e a sensibilidade de Rachel, terminaram por sepultar a PROFITEC. No período de pouco mais de um ano foram qualificados para o mercado de trabalho mais de cinco mil trabalhadores. A PROFITEC tinha escritórios em todas as regionais para atender as demandas das mais de duzentas associações de bairro a ele conveniadas. Foram adquiridos junto à CTC 5 ônibus e equipados para funcioinarem como oficinas de aprendizagem nos bairros da periferia de Fortaleza. Cada uma tinha um ambiente propicio ao aprendizado: havia um salão de beleza, uma padaria, uma oficina de culinária, uma oficina de corte e costura e um ônibus dotado de carteiras acolchoadas e equipamentos de audio-visual para uso em cursos de criação de nolvois negócios.

A PROFITEC ia aos bairros ministrar cursos profissionalizantes. Tivemos a oportunidade de trabalhar nesse magnífico projeto e, por via de conseqüênica, conhecer e conviver com Juaraci Magalhães naquele período. Naquela ocasião necessitamos ir a Cuba acompanhar os amigos Renê e Reginaldo. Foi ele que nos liberou para a viagem. Descansa em paz Juraci.

Leia mais sobre Juraci na Wikipédia

Juraci Vieira de Magalhães (Senador Pompeu, 12 de fevereiro de 1931 - Fortaleza, 21 de janeiro de 2009) foi um político brasileiro.
Foi prefeito de
Fortaleza de 1990 a 1993 e novamente de 1997 a 2004.

Candidatou-se ao governo de estado do Ceará em 1994, perdendo a eleição.

Em 2006 foi candidato a deputado federal pelo PL mas não foi eleito. Seu governo ficou conhecido como "Era Juraci", onde muitas e grandes obras foram realizadas, seguidas de polêmica.

Juraci construiu os primeiros viadutos de Fortaleza, a via expressa e ainda foi responsável pela implantação de alguns terminais de ônibus na Capital Cearense.

Na segunda administração (1997-2000) criou o maior programa de Geração de Emprego e Renda e qualificação de mão-de-obra através da PROFITEC, comandada pela atual deputada estadual Rachel Ximenes Marques.

A PROFITEC ministrou cursos profissionalizantes, desde artífice de construção até operadores de computadores para mais de 5.000 pessoas, através de convênios com o CEFET, o SENAI, o SENAC e mais de 200 associações de moradores. Através do Banco do Nordeste a PROFITEC assegurou o financiamento de mais de 500 micro-empresas no período.

Morreu em 21 de janeiro de 2009, após passar 6 dias na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Mateus, em Fortaleza. Ele estava sedado, respirando por aparelhos, com ventilação mecânica e com coma induzido. Juraci descobriu que tinha câncer de pulmão há 12 anos, e foi considerado curado. Entretanto, o câncer voltou recentemente e espalhou-se pelo fígado do paciente, que faleceu com um quadro de pancitopenia - diminuição da imunidade ocasionada pela quimioterapia.

A "Era Juraci" ficará para sempre na memória de todos os Fortalezenses por causa da extraordinária visão de seu gestor que se imortalizará através de suas obras. A História fará justiça a Juraci Vieira Magalhães'

0 comentários: