DIA INTERNACIONAL DA MULHER: A HISTÓRIA, AS VERSÕES.

Antecipamos aqui as merecidas homenagens por conta da comemoração do DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Lembremos como esta data foi escolhida. Ela lembra uma grande manifestação de trabalhadoras ocorrida nos Estados Unidos.
Há várias versões para a escolha da data comemorativa do Dia Internacional da Mulher. Segundo a primeira versão, narrada no site Sua Pesquisa.com , no Dia 8 de março de 1857, operárias da fábrica de tecidos Triangle Shirtwaist, situada em de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano
.
A outra versão está contida na Wikipedia. A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Os protestos ocorreram realmente em 8 de março de 1857. No entanto, o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas.
Há ainda quem assevere, segundo a Wikipédia, que o incêndio na fábrica não causou vítimas embora nenhuma das versões tente negá-lo. Ele é classificado como o pior incêndio da história de Nova Iorque.
Eis aí um grande desafio para os senhores historiadores.
O fato é que, independente desse holocausto, as mulheres foram, e continuam sendo, protagonistas de grandes lutas em defesa dos seus direitos fundamentais como trabalhadoras tais como redução da jornada de trabalho, melhoria das condições de trabalho, salários mais justos, o voto feminino, etc.
As mulheres merecem nosso carinho, nossa estima, nossa admiração, nosso respeito e nossa gratidão. Parabéns mulheres de todos os tempos, de todos os rincões, de todas as lutas e de todas as conquistas.

0 comentários: