LEI DA MORDAÇA

TV DIÁRIO: A VOZ NORDESTINA CALADA.
Desde 25 de fevereiro a TV Diário, emissora do grupo Verdes Mares de Comunicação que detém os direitos de retransmissão da TV Globo no Ceará está parcialmente fora do alcance da grande maioria de seus telespectadores. É que desde então seu sinal via satélite que é transmitido através de parabólicas saiu do ar.

Não se sabe ao certo qual o verdadeiro motivo deste fato, porém, a hipótese mais provável é que a Rede Globo tenha exigido da emissora cearense a retirada de seu sinal das parabólicas em virtude de alguns espaços que a “toda poderosa” vinha perdendo em algumas regiões deste imenso Brasil, inclusive com a ameaça de não renovação do contrato com a TV Verdes Mares.

Esta questão ganha um reforço muito grande pela notícia divulgada no site www.midiaindependente.org/, de que a TV Diário em uma reunião com o seu quadro de funcionários onde “o assunto da pauta: a pressão que a Rede Globo vem fazendo contra o Sistema Verdes Mares de Comunicação para que a TV Diário deixe de transmitir sua programação pelo satélite. A reclamação é antiga e a Globo observou que vem perdendo audiência para a emissora cearense em vários nichos de mercado do País.”
No site “Vi o mundo” do jornalista Luiz Carlos Azenha foi postada uma nota divulgada pela reportagem de “O Estado”, que teria sido emitida pela emissora global com o seguinte texto, leia e comece a tirar suas conclusões:
"TV Globo, como cabeça da Rede Globo, formada por 121 emissoras procura harmonizar os sinais de VHF e UHF de forma que estas fiquem circunscritas a seus territórios de cobertura. Desta forma, em busca de uma harmonia entre todas e pelo respeito recíproco aos interesses, a atuação da TV Diário estará restrita a seu território de cobertura, não sendo mais captada em territórios de outras afiliadas. Seu sinal permanecerá no satélite, cobrindo o Estado do Ceará, porém, codificado".
É de se estranhar que os grandes veículos de comunicação, com raríssimas exceções calaram-se diante desta grave e repugnante ameaça aos direitos fundamentais da população brasileira (da livre expressão, do livre acesso à informação, etc). Felizmente no mundo onde as distâncias foram encurtadas pela internet os blogs independentes e compromissados com a verdade existem para divulgar e chamar a atenção para o que realmente está acontecendo.
Diante dos acontecimentos é de se estranhar também o comportamento da TV Diário que deveria no mínimo ter comunicado aos seus telespectadores que sairia do ar, mesmo que sem divulgar os detalhes de tal atitude. Assim para uma emissora de TV que vive da comunicação e do seu público, negar esta informação é uma tremenda falta d respeito e consideração para aqueles ajudaram a fazer e a crescer este meio de comunicação, ao ponto de assustar a terceira maior empresa de televisão do mundo e a maior do Brasil.
“O jornalista Tom Barros, apresentador da emissora, expôs sua indignação no Programa Paulo Oliveira veiculado na Rádio Verde Mares. A declaração, publicada pelo blog Gente da Mídia, do jornalista Nonato Albuquerque, ressaltava que o talento nordestino jamais será abalado. “A competência jamais será destruída por um desejo de um grupo. Nós estamos preparados, para outra vez, levar ao País inteiro o que é nossa gente, o que é nosso povo, e não vamos nos quedar diante dos brutos e dos poderosos”, desabafou o comunicador.”



Movimentos estão sendo difundidos contra este acontecimento. Um deles é o do site RASTREADORES DE IMPUREZAS (rastreadoresdeimpurezas.blogspot.com) que propõe um BOICOTE A TV GLOBO. Veja o conteúdo:
Em virtude do último golpe ditatorial da Rede Globo oprimindo ainda mais o povo brasileiro, e deixando de fora do ar a voz que vinha do Nordeste brasileiro (a TV Diário), é que no próximo dia 13 de março foi marcado como o dia Nacional do Boicote a Rede Globo.A TV Diário era muito maior do que uma simples emissora de televisão. A TV do Nordeste era o único meio que realmente os nordestinos se viam na TV, ausente de estereótipos fabricados por diretores preconceituosos sulistas, que diante o seu analfabetismo da ignorância geográfica, sempre trataram o Nordeste na TV com desprezo, chutes e ponta pés. Defecavam e nem davam a descarga, esnobavam e dava chicoteadas a toda aparição do Nordeste na TV Globo ou outra emissora de diretores e centrais de jornalismo afins, sem deter a mínima percepção necessária para se falar da maneira correta do Nordeste por inteiro. É por isso, que nunca no Brasil se presenciou um sentimento tão grande de revolta envolvendo o público televisivo e uma rede de televisão.Com o advento da Internet fica fácil as pessoas, que se sentiram prejudicadas com algum evento televisivo, organizarem-se e orquestrarem de um só momento ações inéditas, que seria impossível há algum tempo atrás. O Boicote a Rede Globo sempre existiu. Uma vez por outra acontece um. Constantemente ocorre quando a Globo mostra as suas garras e faz campanha difamatória contra algum político da “esquerda” ou tenta escandalizar algo de acordo com seus malévolos interesses. No entanto, esta campanha vista há alguns dias ganha uma dimensão maior porque penetra no mesmo poder de sedução das lentes, das câmaras, da transmissão, da TV. O Boicote agora é induzido pelo ato de estupidez agressiva no ápice do egoísmo global. É publico de TV versus o direito de poder assistir a TV. É a censura imposta que ganhou dimensão instantânea como o ao vivo da TV.O dia 13 de março de 2009 é um marco inicial que irá representar todo o repúdio, o ódio, a revolta, o protesto dos milhões de telespectadores da TV do Nordeste (adicionado aos milhares de inimigos globais), contra o apagar das luzes, a força, e sobre exageradas doses de pressões, tortura psicológica e algo a mais, que a Globo e os Marinhos criminosos se utilizaram para destruir a concorrência. O grupo de comunicação do sudeste nunca imaginava que haveria uma onda de reações em cadeia que aperfeiçoaria em astuciosos Boicotes, em ousados protestos e em surpreendentes manifestações de ruas ou na frente das sedes das emissoras.
O grupo criminoso que detém a poderosa Rede Globo de televisão já deve estar temendo um mal maior. Fará tudo para acalmar os ânimos e deixar mais um golpe cair no esquecimento da nação. Ache bom ou ache ruim, dia 13 é desligar democraticamente a TV globo, é isto!

2 comentários:

Anônimo disse...

A REDE GLOBO ACREDITA AINDA ESTAR NA DITADURA MILITAR ONDE ELA É O GENERAL QUE EXTERMINA AQUELES QUE NÃO COMUNGAM COM SUA IDÉIAS, NO CASO ELA TUDO OU OUREOS NADA.
FORA A GLOBO.

cleilton disse...

rapaz estou muito chateado,eu comprei a parabólica só por causa da tv diário,não sería mais facil eles(tv gorda)tentar pelo menos melhorar a programação deles que está deixando a desejar,no final de semana não passa nada que preste,eu prefiro assistir o joão inacio junior,do que o chato do faustão,ô loco meu,agora eu quero ver se a tv diário vai amarelar,porque se amarelar infelismente a tv gorda vai ficar impune mais uma vez,afinal contas essa filiação da tv diário com a globo não está trazendo neum beneficio pra ela,só prejuizo