PEÇA TEATRAL VIRA FILME

CINEASTA CLÉBIO RIBEIRO LEVA PARA AS TELAS DO CINEMA A PEÇA ADAPTADA “O AUTO DA CAMISINHA”, COM FILMAGENS NA CIDADE DE QUIXADÁ.
Para quem nunca duvidou do talento de Clébio Ribeiro é uma satisfação divulgar sua nova produção cinematográfica.

Depois de “O Casamento” e alguns curtas, Clebio Ribeiro realizará no mês de março na Terra dos Monólitos as filmagens do “O AUTO DA CAMISINHA”.

É uma adaptação da peça teatral de José Mapurunga, um texto em cordel que teve montagens realizadas em Brasília, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Somente no Ceará, a peça foi encenada por mais de 10 grupos teatrais. Agora com um elenco com nomes como Chico Anysio, Gero Camilo e Carri Costa, “O AUTO DA CAMISINHA” promete repetir nas telas de cinema o mesmo sucesso que teve nos palcos do Brasil.

Com um orçamento de R$ 458 mil, a produção foi contemplada no 1º Edital Mecenas do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), em 2008. Conta com a parceria da Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá (ACVQ) e do Instituto de Saúde e Desenvolvimento Social (ISDS).

“O AUTO DA CAMISINHA” será exibido de forma gratuita nas salas do circuito comercial de cinema de Fortaleza. Fato inédito no Ceará. A exibição da película em shoppings garantirá a popularização da obra. Segundo Clébio Ribeiro, o filme irá conquistar o público por ser uma comédia, com várias cenas divertidas, mas que transmitirá de forma lúdica uma mensagem de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), sem fazer uso de estereótipos.

A previsão é que as filmagens em Quixadá durem no máximo 20 dias. O filme terá sua primeira exibição marcada para o mês de setembro, durante o encontro da Câmara do Comércio de Portugal, em Fortaleza. Mas a estréia em circuito nacional e internacional acontecerá no dia 1º de Dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Ele entrará simultaneamente em Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, Salvador, Belo Horizonte e em Cabo Verde, na África, onde será exibido em rede nacional pela TV Nacional de Cabo Verde. Contatos para entrevista com diretor e elenco: ascom.oautodacamisinha@hotmail.com
Ascom: Leônidas Macêdo Neto (Mtb/JP: 2240-Ce).BÚSSOLA – Assessoria & Comunicação.

DO CADERNO 3 DO DIÁRIO DO NORDESTE
Baseado na peça teatral de José Mapurunga, o filme “O Auto da Camisinha”, dirigido por Clébio Ribeiro, conta a história de Juatama, cidade que está prestes a receber o importante título de Patrimônio Folclórico. Para saber se o lugar merece realmente a nomeação, é enviado para lá uma grande autoridade chamada de o “Quarto Besouro”.
Receosos com a chegada do ilustre visitante, uma comitiva composta pelos principais representates da cidade (prefeito, padre, delegado, comerciantes, entre outros), organizam uma série de manifestações populares e , claro, elaboram um plano “escabroso”: dar a chave da cidade ao “Quarto Besouro” e fazê-lo se apaixonar por Lionor, a mulher mais bela de Juatama. A trama também é constituída pela encenação da própria peça “O Auto da Camisinha”, implicando numa metalinguagem que se funde e dar os contornos ao filme.


De acordo com Clébio Ribeiro, o filme pretende conquistar o público por ser uma comédia, com várias cenas divertidas, que transmitirá de forma lúdica, sem didatismos ou matizes fatalistas, uma mensagem de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). “O filme não é uma campanha didática, é uma comédia que valoriza a linguagem e a sabedoria popular, que informa as pessoas com humor. É uma alegria reflexiva sobre os cuidados que devemos ter com a saúde”, explica.


Outro destaque do filme é a utilização de desenhos animados que se mesclarão com a atuação dos atores. “Este é um elemento que inova o filme. Cada animação que aparece será transformada em realidade. Não são fragmentos de desenhos intercalando a história, mas uma fusão do animado ao real”, ressalta o diretor.


“O Auto da Camisinha” traz um elenco de peso com nomes como Chico Anysio, Gero Camilo (“Cidade de Deus”, “Carandiru” e “Bicho de 7 Cabeças”) e Carri Costa. Conta também com a participação especial do artista plástico Sérvulo Esmeraldo, no papel de um comerciante rico, e da pesquisadora Dodora Guimarães, que interpretará uma ex-miss. O filme, que será rodado em 35mm, tem como cenário a cidade de Quixadá.

Fontes:
Blog do Cristiano e Diário do Nordeste

Futo no início da equipe de filmagens (DN)

0 comentários: