TERRA SEM LUZ

ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM QUIXADÁ: UM CASO SÉRIO

Li no site central de notícias que o bairro Planalto Itatira em Quixadá está sem iluminação e que os moradores do referido bairro suplicam à Companhia Energética do Ceará (Coelce) pela instalação da rede de iluminação pública naquela área.

Algumas coisas me chamaram a atenção que passaremos a enumerar:
A primeira é que a população suplica por algo que é direito de todos, inclusive uma rua iluminada aumenta a segurança, diminuindo o índice de criminalidade. A segunda é que mesmo sem iluminação no bairro a cobrança da “contribuição de Iluminação Pública” não deixa de ser cobrada. Por último a omissão do poder público local que também é responsável por este tipo de serviço, apesar de delegar esta função a Coelce.

Como se não bastasse á cobrança da contribuição, que é compulsória, em alguns casos chega a mais de 15% do valor da conta de iluminação, já incluídos todos os impostos, que não são poucos.

É preciso chamar a atenção de toda a sociedade para este problema, bem como das entidades de classes e do Ministério Público para analisar a legalidade desta cobrança.

0 comentários: