COMO DISSE MARCO AURÉLIO, ESSA SITUAÇÃO NÃO COADUNA COM O AMBIENTE

MINISTROS JOAQUIM BARBOSA E GILMAR MENDES DO STF BATEM BOCA EM PLENÁRIO DAQUELA CORTE.

A discussão entre os Ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, presidente do STF traz a tona pelo menos um tema, entre outros, que há algum tempo este blog vem se manifestando: o presidente do Supremo Tribunal Federal deve se manter fora da mídia e se esquivar de manifestar opiniões sobre fatos que podem chegar a ele para julgamento.

Quando o Ministro Joaquim Barbosa disse que o Ministro Gilmar Mendes anda na mídia e está destruindo o nome da instituição, acredito que ele se refere a posicionamentos, opiniões e críticas feitas pelo presidente do STF à emissoras de televisão, que não deveriam acontecer pelo fato de que a esses ministros cabe julgar vários desses temas, e para que não pairem dúvidas sobre os votos o melhor seria se manter distante dos holofotes.

A discussão me fez lembrar as brigas do tempo de escola, com a exceção do “vossa excelência”. Porém, a parte do “me respeite” era idêntica. Só faltou um xingar a mãe do outro.

Acho até que o remédio foi certo, a dose é que foi errada, e esse acontecimento serve para mostrar as mazelas que existem também no judiciário e que ao contrário do que muitos pensam, juízes e ministros não são nenhum representantes de Deus na terra, mas uma pessoa passível de erros como qualquer outra.

0 comentários: