FAÇA SEU COMENTÁRIO

UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DO AÇUDE CEDRO GERA DEBATE
O Açude Cedro deve ser usado no abastecimento de água de Quixadá? O reservatório deve ser preservado apenas como patrimônio histórico e cultural? Sua utilização pode comprometer seu valor paisagístico e turístico? Essas serão questões que nortearão a audiência pública da quarta, 29 de julho, às 9 da manhã na Câmara Municipal de Quixadá. Para debater o assunto, toda a sociedade quixadaense é convidada. Irão compor a mesa de debate representantes da Cogerh, da Cagece e representantes de entidades civis.

Logo em seguida ao debate, o Comitê Gestor do Açude Cedro realizará uma reunião pública, no mesmo local, para decidir sobre a utilização da água do Cedro no abastecimento urbano de água. “Precisamos, por isso, participar para expressar ao Comitê qual é a posição nossa de todos os quixadaenses”, explica a presidenta Edi Leal (PT), autora do requerimento. “Devemos encontrar a melhor saída para defender nosso centenário Açude Cedro, que é símbolo de nosso município, por isso precisamos participar ativamente dessa audiência”, defende a vereadora Dadá Almeida (PT). “O reservatório é um patrimônio cultural e histórico importantíssimo”, defende o vereador José Maria (DEM).

O Açude Cedro atingiu, nessa estação chuvosa de 2009, seu maior volume da década, registrando 9,5 metros no marcador sua parede. Contrário a utilização do reservatório no abastecimento urbano de Quixadá está o argumento que, aliado sua alta taxa de evaporação, o uso do Açude rapidamente comprometerá seu leito diminuindo o valor turístico, paisagístico e de lazer. A favor do uso da água do Cedro na rede de água está a dificuldade de abastecimento da cidade causada principalmente por problemas com a adutora do Açude Pedras Brancas. Para solucionar a situação, o Governo do Estado liberou R$ 20 milhões para a duplicação de sua adutora.

Fonte: http://www.camaraquixada.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?id=208

0 comentários: