PISO SALARIAL DOS PROFESSORES DA UECE

A SAGA DOS PROFESSORES CONTRA O “PODER ABSOLUTO DO ESTADO”
Li no blog do Cristiano a luta dos professores da UECE e em especial a saga do amigo Telmo que acompanha e cobra de perto a implantação do Piso Salarial. Resolvemos publicar o comentário do Professor Telmo para que tenhamos o conhecimento de quanto é difícil se ter efetivada uma conquista judicial contra qualquer ente federativo. O cumprimento das decisões do poder judiciário parece que só tem o devido respeito e cumprimento quando a favor do Estado. Para que ele Estado, não cumpra as determinações da justiça vale até agir de má-fé. Para quem devia dar o bom exemplo, leia o comentário abaixo e tire suas próprias conclusões.

Comentário
Caro amigo Cristiano, amigos quixadaenses.

Essa luta pelo PISO SALARIAL dos professores das Universidades Públicas Estaduais do Ceará já dura 22 anos quando nosso algoz Tssso Jereissate, de maneira truculenta, subtraiu essa conquista.

O processo foi iniciado na Justiça do Trabalho por iniciativa do SINDESP, nosso sindicato. Da 4a. Vara da JT, passou pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), foi ao Tribunal Superior do Trabalho(TST). Ganhamos em todas as instâncias. Transitou em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). Não satisfeito, depois de tantas derrotas, o estado entrou com uma ação rescisória que percorreu as mesmas cortes de justiça. Perdeu em todas. No dia 1o. de fevereiro de 2007 trsnsitou em julgado mais uma vez no Supremo Tribunal Federal (STF). Voltou o processo para a 4a. Vara onde a juiza analisou vários agravos e embargos da Procuradoria Geral do Estado e negou provimento a todos. Finalmente, aquela magistrada, no limite de sua paciência, determinou a execução do processo e o sequestro de recursos para pagamento da folha (setembro de 2007). Desesperados, os srs. procuradores tentaram intimidar a titular da 4a. Vara da JT e entraram com ação inominada, intempestiva e descabida junto ao TRT que, lamentavelmente, foi acolhida por um magistrado daquela corte. Ultimamente, no mês de junho foi dado o tiro de misericórdia nas pretensões do governo e de seus lacaios. Desembargadores da 2a. turma, à unanimidade, condenaram o Estado do Ceará como LITIGANTE DE MÁ FÉ a pagar multas nos valores de 2% e 5% do montante da causa (que é milionária).

Agora não tem mais saída, mas essa hidra asquerosa em que se converteu a PGE tem sete cabeças. Quase todas foram decepadas, contudo as que sobraram ainda oferecem resistência. Se depender de nós, deceparemos até a última. É questão de tempo.

Esse processo tem sido monitorado desde abril de 2007 pelo blog http://pisosalarial.blogspot.com/

Nessa longa caminhada ficaram na estrada 171 companheiros. Suas viúvas e seus filhos estão vivendo momentos de muitas dificuldades assim como aqueles que se encontram enfermos. Nunca um governo foi tão perverso contra seus professores como este governo de tucanos e neo tucanos.

Todas as armas lícitas e ilícitas e até recursos que afrontam os mais comezinhos princípios da ética foram usados pelos lacaios do governo. O que estão fazendo conosco é um pecado que brada aos céus e pede a Deus vingança: "oprimir pobres, órfãos e viúvas" (2º catecismo da doutrina cristã).

Com certeza, amigos, essa será minha última grande batalha. Espero sobreviver para saborear com meus amigos a vitória definitiva e avassaladora que já se desenha no horizonte.

Ousar lutar, ousar vencer.
VENCEREMOS!!!Grande abraço para todos.

Veja mais no blog: http://pisosalarial.blogspot.com/

1 comentários:

Gilberto Telmo disse...

Meu caro Reginaldo
Agradeço em meu nome e de todos os que fazem parte dessa caravana da esperança (familiares de colegas falecidos, professores da ativa, aposentados, enfermos)a repercussão de nosso desabafo em O TORTO.
Bilac (Olavo Brás dos Guimarães,) na seu memorável soneto BENEDICITE nos ensina: a esperança é "a divina mentira que dá ao homem o dom de (sentir) e suportar o mundo". Nós cultivamos a esperança. A batalha está terminada e nós ganhamos. Diremos como o general Júlio César: Veni, vidi, vince".
Agora cabe à justiça abater sua mão vigorosa sobre a prepotência doe estado obrigando-o a cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal.
EXECUÇÃO JÁ!!!