CRISTIANO GOES PEDE DESFILIAÇÃO DO PT EM QUIXADÁ

4 comentários

DEPOIS DE 16 ANOS DE MILITÂNCIA CRISTIANO GOES DEIXA PARTIDODOS TRABALHADORES DE QUIXADÁ

Em conversa com o Blog “O Torto”, Cristiano Góes disse ter sido uma decisão sofrida, mas necessária.

Vejamos abaixo carta que Cristiano escreveu para aqueles que acompanharam sua história de luta política partidária dentro do Partido dos Trabalhadores de Quixadá.

Desejamos que os novos ares soprem ao seu favor. Você merece, Quixadá também. Boa sorte nessa nova caminhada.

CARTA DE CRISTIANO GOES AOSAMIGOS QUIXADAENSE

Quixadá, 28 de setembro de 2009
Amigas e amigos,

É do conhecimento de muitos a minha insatisfação com os rumos tomados dentro do Partido dos Trabalhadores em Quixadá. Nos últimos tempos tenho feito uma reflexão, acerca da decisão a ser tomada por mim dentro do âmbito partidário. A cada dia que passo percebo ideais, projetos e propostas, que tanto sonhei e me dediquei serem esquecidos; trocados por práticas atrasadas. Estas alterações me fizeram decidir por um novo caminho político.

No início tive conversas dentro de minha família. Depois fui ampliando para amigas e amigos, companheiros de trajetória política e de amizade. Ponderei e discuti sobre as alternativas a serem seguidas. Ficar no PT e partir para um enfrentamento no debate interno foi uma hipótese em que me debati e que muitos defendiam. A decisão não foi para mim uma coisa fácil. Ao contrário, foi difícil definir pela saída de um partido em que vivi toda a minha militância política. Foram 16 anos de filiação. Uma história de vida marcada pela busca de construir um Quixadá mais justo, mais equitativo, com mais inclusão social.

Exerci com zelo e dedicação todos os cargos e atribuições em que representei o partido. Fui presidente municipal, líder de bancada, vereador, vice-prefeito, prefeito, coordenador de campanhas eleitorais, etc.; sempre exercendo todas estas atribuições com muita paixão e desprendimento pessoal. Chegou o momento de percorrer um novo caminho. Sou sabedor das dificuldades; sou ciente do que irei enfrentar. Entretanto, sempre seguirei o que acredito, aliás, como sempre fiz em minha vida.Comunico-lhes minha decisão de deixar o Partido dos Trabalhadores. É uma decisão amadurecida, mas que mesmo assim me exigiu firmeza, pois não é fácil abandonar um espaço que tantas alegrias me deram.

Em uma cidade de importância como a nossa não há espaço para um cotidiano de assistencialismo e desvios éticos. Vivemos em um momento democrático em que transparência, legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência são princípios presentes em nossa Constituição. Devem estar sempre presentes no dia a dia da administração pública.Lamento que dirigentes de nossa cidade tenham se desviado de sua trajetória. Não podemos como que de repente, esquecermos de nossa história e passarmos a ser os arautos da exploração, do proselitismo, da demagogia. Não, não podemos. Temos de seguir o caminho muitas vezes mais tortuoso, com mais sacrifício pessoal, mas não podemos de esquecer do motivo que nos fez ingressar na política: lutar por cidades melhores.

Enfim, gostaria de agradecer aos muitos amigos que fiz dentro do Partido. Tenho uma gratidão a todos com que debati, com que estabeleci parcerias, com quem reguei amizades. A situação política pode nos deixar distantes, mas como conheço vocês, estaremos sempre juntos na ética, na honestidade, em sonhar por dias melhores.Não é um momento de despedida, mas de um novo começo.

Que Deus abençoe e guarde nossas vidas.
Saudações,
Cristiano Goes

MORRE UM GRANDE POETA: ALBERTO PORFÍRIO:

0 comentários

LUTO PELO FALECIMENTO DE ALBERTOPORFÍRIO

Alberto Porfírio, poeta e escultor, faleceu deixando órfã a cultura da região centro do Ceará. Ele que já vinha sofrendo há meses de sequelas fruto de um AVC, enfrentava agora uma doença que originou-se de um de seus ofícios: o contato com cimento para esculpir.

Figura querida, de uma voz mansa e tranquila, Alberto Porfírio foi um exemplo de artista e empreendedor. Cordelista, poeta, escultor, organizador de eventos, dirigente de associações; conseguia apoios aos seus projetos com seu jeito persistente e humilde de ser.

Descanse em paz Poeta.

Fonte: cristianogoes.blogspot.com

LONGA DE FICÇÃO TEM CO-PRODUÇÃO EUA - BRASIL

0 comentários

FILMAGENS DE “ÁREA Q” MOVIMENTAM A CIDADE DE QUIXADÁ
“Área Q” é o nome do longa-metragem de ficção científica que esta sendo filmado no Brasil, mais precisamente no Ceará, na cidade de Quixadá (mundialmente conhecida por suas aparições de ovinis).

O filme será uma co-produção EUA e Brasil ( Reef Pictures Inc., ATC Entretenimentos e Estação Luz Filmes) e tem roteiro e produção de Halder Gomes , com direção de Gerson Sanginitto. Gomes e Sanginitto dirigiram juntos o terror “Cadáveres 2” , numa produção norte-americana.
Numa entrevista dada a UOL, o diretor comentou que a idéia de Area Q surgiu num encontro com Gerson e Carina Sanginitto.

Eles estavam com um projeto de ficção científica para rodar no Arizona. Meu trabalho de um bom cearense ‘bairrista’ é atrair para o meu Estado projetos cinematográficos. No caso do Area Q, sugeri escrevermos uma nova história inspirada nos recorrentes casos de avistamentos de OVNIs no Ceará. O Gerson, como diretor, e a Carina, como diretora de fotografia, ficaram encantados com os relatos e beleza das locações.

As previsões é que as filmagens na cidade de Quixadá sejam concluidas até 21 de outubro, quando começarão as locações em Quixeramobim.

A estréia está prvista para abril de 2010. Vamos esperar.

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

0 comentários

TRÂNSITO MUITO LOUCO
Já tratamos em outras postagens sobre o trânsito na cidade de Quixadá. Além disso, também levamos aos responsáveis pela autarquia do trânsito nossa preocupaçãoe reivindicações. Na verdade, nada a maisdo que já estão cansados de saber, mas estamos fazendo nossa parte.
Porém, nada mudou, nada muda, o trânsito de Quixadá continua infrnal. Motoristas não respeitam o sinal vermelho, motoqueiros ultrapassam pela direita e levam excesso de passageiros e o que considero pior, usam um posto de gasolina como meio para encurtar caminho e não respeitar o semáforo. –E um risco constante, basta observar um minutinho nas esquinas da avenida Plácido Castelo com José Caetano.
Além da falta de fiscalização ostensiva percebe-se também uma falta de respeito e educação ao próximo. Pergunta-se: Até quando? Serápreciso acontecer algo mais grave para que providências sejam tomadas?
Sobre a questão “Investimento no Trânsito” lí uma matéria interessante na Coluna Opinião (20/09), doespecialista em transito e Representante regional da ABPTRAN (Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito) Luis Carlos Paulino, que transcrevo abaixo.

Debates e idéias
EDUCAÇÃO E O TRÂNSITO

Vivencia-se, por estes dias, a semana nacional do trânsito que, de acordo com o art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deve ser celebrada, anualmente, no período compreendido entre 18 e 25 de setembro. Para 2009 o Denatran estabeleceu como tema a educação.

Oportuno lembrar que o capítulo VI do CTB, que versa especificamente sobre a educação para o trânsito, a define como sendo direito de todos, constituindo-se dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito. É dizer: todas as entidades e órgãos públicos federais, estaduais e municipais vinculados ao trânsito e, por consequência, ao SNT, têm obrigação de tratar de modo primaz a educação.
Indaga-se: na prática, é o que se ver? Infelizmente, não. A maior parte das ações desenvolvidas pelos que integram o SNT enfatiza a fiscalização em detrimento das demais peças do chamado tripé basilar do trânsito, que, de forma sintética é compreendido pelas seguintes "hastes": engenharia, esforço legal (aí inclusa a fiscalização) e a EDUCAÇÃO. O tão propalado caos nas vias públicas brasileira também é decorrente dessa postura equivocada dos evidenciados órgãos de trânsito. Sobre a situação caótica do trânsito nas vias nacionais, o eminente jurista Arnaldo Rizzardo reflete que "sociologicamente, justifica-se o fenômeno pela rápida difusão dos veículos adquiridos e utilizados em todas as camadas sociais. De outro lado, a educação do povo em geral está num nível precário e baixo, com uma acentuada falta de respeito aos direitos do próximo".
Diante da falta de investimentos na educação contextualizada para o trânsito - aspecto tão essencial à segurança viária quanto a fiscalização e a engenharia -, resultante, como é sabido por todos, em uma verdadeira guerra urbana com cerca de 35.000 mortes por ano, forçoso que se concorde com o senador Cristovam Buarque que, ao comentar frase constante de um adesivo de carro com o seguinte teor: "tenho vergonha dos políticos brasileiros", asseverou ter pensado em copiá-lo, adaptando o texto para: "tenho vergonha dos motoristas brasileiros". Afinal, consolida o parlamentar, "se temos vergonha dos políticos, tenhamos também dos motoristas, já que somos o país com o maior índice de assassinatos no trânsito. Nossos motoristas são tão assassinos quanto os políticos são ladrões".
Por fim, ainda na linha do ilustre senador, o trânsito brasileiro é tão violento quanto os motoristas brasileiros são deseducados e, sobremaneira, é tão violento o trânsito brasileiro quanto são despiciendos os investimentos em educação. Representante regional da ABPTRAN (Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito)
LUÍS CARLOS PAULINO

O CEARÁ PERDE ROBERTO MATOSO

1 comentários


Amigos quixadaenses

Mais uma vez sirvo-me deste espaço para lamentar uma perda irreparável. Ainda estou impactado pela notícia do passamento do jovem Roberto Matoso. Em um país indigente de talentos e de líderes de olhos voltados para o horizonte, Matoso deixa uma lacuna impreenchível mercê de sua determinação, de sua dinâmica e, ousaria dizer, genialidade.
Conheci Roberto Matoso em Quixadá quando ele implantava no nosso estado a AJE (Associação dos Jovens Empresários).
Encontrei-o depois quando fui visitado por ele na Secretaria de Finanças de Quixadá onde eu exercia as modestas funções de diretor de arrecadação. Interroguei-o sobre a AJE. E ele brincou: "Não estou mais na AJE. Hoje eu já não sou mais um "jovem empresário.
Discordei. Para mim, juventude não é apenas uma condição física, biológica ou cronológica. Juventude é um estado de espírito. Será sempre jovem aquele que nunca deixar seu coração endurecer e sua mente embotar.
Roberto Matoso não teve tempo suficiente para envelhecer. Fica difícil entender sua inopinada partida. A não ser que estejam precisando dele lá em cima para uma missão complicada e desafiadora. É essa a única explicação que eu consigo imaginar.
Vai cumprir mais essa missão Roberto Matoso. Um grande abraço
Morre economista Roberto MatosoPublicado: 14-09-2009 Autor: Eliomar de Lima Categoria(s): Economia, Política
“O economista e consultor empresarial Roberto Matoso, que também foi secretário estadual de Trabalho e Empreendedorismo no governo Lúcio Alcântara, morreu na noite deste domingo, em Goiânia, onde se encontrava hospítalizado desde o último dia 4 após sofrer um infarto. Matoso tinha 48 anos e encontrava-se em Goiás a trabalho.
O drama de Matoso, que permaneceu internado numa UTI desde o dia 5, vinha sendo acompanhado de Fortaleza pelos amigos. A família já adiantou que o corpo será trasladado para Fortaleza, onde deve acontecer o sepultamento. Nas eleições de 2008, ele foi candidato a vice-prefeito de Fortaleza, pelo PR, na chapa encabeçada pelo deputado estadual Adahil Barreto.”
(POVO ONLINE)

SEQUESTRO PARCELADO

0 comentários

VERDADE OU MENTIRA? O SEQUESTRO DE FATO ACONTCEU. E O PARCELAMENTO?

Esta semana aconteceu na cidade de Banabuiú um seqüestro. Ladrões chegaram para roubar e não encontrando dinheiro seqüestraram a mulher do proprietário do estabelecimento comercial.

Logo fizeram contato pedindo 200 mil reais. O valor foi sendo reduzido até que os seqüestradores fizeram a seguinte proposta: 80 mil reais de duas vezes.

Se é verdade ou mentira não sabemos mas, a fonte da informação é confiável e acompanhou de perto todo o procedimento. O certo é que acabaram libertando a mulher por 5 mil reais.

Será que estes bandidos se espelharam naquele senador corrupto que pediu para pagar parcelada sua dívida oriunda da corrupção? É o senado fazendo esccola.

Quando imaginamos já termos visto tudo, aparece mais esta.

0 comentários

LEIA A OPINIÃO DE LUIS CARLOS PAULINO SOBRE O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS EM PAU-DE-ARARA. LUIS CARLOS É UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS DO CEARÁ EM TRÂNSITO.

COLETIVIDADE DEVE ASSUMIR NOVA FILOSOFIA
LUIS CARLOS PAULINO*
transitoinseguro@hotmail.comÉ visão própria de uma sociedade moderna o conceito de trânsito em condições seguras, que se configura como verdadeiro direito e, ao mesmo tempo, responsabilidade de todos os usuários das vias terrestres. Por sua vez, o direito constitucional de ir e vir - com segurança - somente poderá ser efetivado mediante uma nova filosofia, pautada na responsabilidade cada vez maior, da coletividade e, especialmente, do conjunto de autoridades a quem compete bem gerenciar esse fenômeno histórico e social que é o trânsito.


Inúmeros fatores, dentre eles a observância das regras impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) respeitante ao transporte de passageiros e, em particular, à condução coletiva de escolares (estudantes), repercutem diretamente no nível de segurança no trânsito e na qualidade de vida dos transportados.


No Interior do Estado do Ceará, mais precisamente no Sertão Central, algumas determinantes, como, por exemplo, as péssimas condições das estradas (vias rurais não pavimentadas) e as longas distâncias a serem vencidas para o acesso a equipamentos imprescindíveis como escolas, hospitais e estabelecimentos comerciais, impõem que o transporte desses segmentos sociais seja realizado de forma precária, sob pena de inviabilizar ainda mais a vida dessas pessoas.
Tais atividades, por óbvio, precisam ser realizadas atentando-se, continuamente, para as normas de segurança. Daí porque o CTB e as resoluções estabelecem várias exigências para o setor.

Esta matéria e foto foi publicada no jornal Diário do Nordeste dia 07 de setembro.

TUCANOS E DEMOS NÃO COSTUMAM DEIXAR RASTROS NAS SUAS MARACUTAIAS, MAS UM DIA A CASA CAI E A VERDADE AFLORA...

1 comentários


Caixa Preta / Livro-bomba acusa FHC.

É sempre bom lembrar o que fez o FHC na Presidência!!!FHC enterrou o sonho de todo brasileiro da minha geração. O "maior estadista do mundo" foi apenas, e tão somente, leiloeiro do Brasil no pós guerra fria, o cara que entregou o controle de nossa economia ao Império Anglo-saxão.DEVERÍAMOS TODOS LER ESTE LIVRO!!! OBRA DE UMA PESQUISADORA INGLESA.
Abaixo, informe do jornal Correio do Brasil sobre um livro recém editado por uma pesquisadora inglesa que abre algumas caixas pretas das ligações entre o alto tucanato, DEMos e a CIA.
Mal chegou às livrarias e Quem pagou a conta? A CIA na guerra fria da cultura já se transformou na gazua que os adversários dos tucanos e neoliberais de todos os matizes mais desejavam.
Em mensagens distribuída, neste domingo, pela internet, já é possível perceber o ambiente de enfrentamento que precede as eleições deste ano..A obra da pesquisadora inglesa Frances Stonor Saunders (editada no Brasil pela Record, tradução de Vera Ribeiro), ao mesmo tempo em que pergunta, responde: quem "pagava a conta" era a CIA, a mesma fonte que financiou os US$ 145 mil iniciais para a tentativa de dominação cultural e ideológica do Brasil, assim como os milhões de dólares que os procederam, todos entregues pela Fundação Ford a Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do país no período de 1994 a 2002.
O comentário sobre o livro consta na coluna do jornalista Sebastião Nery, na edição deste sábado do diário carioca Tribuna da Imprensa. "Não dá para resumir em uma coluna de jornal um livro que é um terremoto. São 550 páginas documentadas, minuciosa e magistralmente escritas: "Consistente e fascinante" (The Washington Post). "Um livro que é uma martelada, e que estabelece em definitivo a verdade sobre as atividades da CIA" (Spectator).. "Uma história crucial sobre as energias comprometedoras e sobre a manipulação de toda uma era muito recente" (The Times).Dinheiro da CIA para FHC"Numa noite de inverno do ano de 1969, nos escritórios da Fundação Ford, no Rio, Fernando Henrique teve uma conversa com Peter Bell, o representante da Fundação Ford no Brasil. Peter Bell se entusiasma e lhe oferece uma ajuda financeira de 145 mil dólares. Nasce o Cebrap". Esta história, assim aparentemente inocente, era a ponta de um iceberg. Está contada na página 154 do livro "Fernando Henrique Cardoso, o Brasil do possível", da jornalista francesa Brigitte Hersant Leoni (Editora Nova Fronteira, Rio, 1997, tradução de Dora Rocha). O "inverno do ano de 1969" era fevereiro de 69.Fundação Ford
Há menos de 60 dias, em 13 de dezembro, a ditadura havia lançado o AI-5 e jogado o País no máximo do terror do golpe de 64, desde o início financiado, comandado e sustentado pelos Estados Unidos. Centenas de novas cassações e suspensões de direitos políticos estavam sendo assinadas. As prisões, lotadas. Até Juscelino e Lacerda tinham sido presos.
E Fernando Henrique recebia da poderosa e notória Fundação Ford uma primeira parcela de 145 mil dólares para fundar o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). O total do financiamento nunca foi revelado. Na Universidade de São Paulo, sabia-se e se dizia que o compromisso final dos americanos era de 800 mil a um milhão de dólares.
Agente da CIA Os americanos não estavam jogando dinheiro pela janela. Fernando Henrique já tinha serviços prestados. Eles sabiam em quem estavam aplicando sua grana. Com o economista chileno Faletto, Fernando Henrique havia acabado de lançar o livro "Dependência e desenvolvimento na América Latina", em que os dois defendiam a tese de que países em desenvolvimento ou mais atrasados poderiam desenvolver-se mantendo-se dependentes de outros países mais ricos. Como os Estados Unidos. Montado na cobertura e no dinheiro dos gringos, Fernando Henrique logo se tornou uma "personalidade internacional" e passou a dar "aulas" e fazer "conferências" em universidades norte-americanas e européias.. Era "um homem da Fundação Ford". E o que era a Fundação Ford? Uma agente da CIA, um dos braços da CIA, o serviço secreto dos EUA.Milhões de dólares1 - "A Fundação Farfield era uma fundação da CIA... As fundações autênticas, como a Ford, a Rockfeller, a Carnegie, eram consideradas o tipo melhor e mais plausível de disfarce para os financiamentos... permitiu que a CIA financiasse um leque aparentemente ilimitado de programas secretos de ação que afetavam grupos de jovens, sindicatos de trabalhadores, universidades, editoras e outras instituições privadas" (pág. 153).2 - "O uso de fundações filantrópicas era a maneira mais conveniente de transferir grandes somas para projetos da CIA, sem alertar para sua origem. Em meados da década de 50, a intromissão no campo das fundações foi maciça..." (pág. 152).
"A CIA e a Fundação Ford, entre outras agências, haviam montado e financiado um aparelho de intelectuais escolhidos por sua postura correta na guerra fria" (pág. 443).3 - "A liberdade cultural não foi barata. A CIA bombeou dezenas de milhões de dólares... Ela funcionava, na verdade, como o ministério da Cultura dos Estados Unidos... com a organização sistemática de uma rede de grupos ou amigos, que trabalhavam de mãos dadas com a CIA, para proporcionar o financiamento de seus programas secretos" (pág. 147).
FHC facinho4 - "Não conseguíamos gastar tudo. Lembro-me de ter encontrado o tesoureiro. Santo Deus, disse eu, como podemos gastar isso? Não havia limites, ninguém tinha que prestar contas. Era impressionante" (pág. 123)..5 - "Surgiu uma profusão de sucursais, não apenas na Europa (havia escritorios na Alemanha Ocidental, na Grã-Bretanha, na Suécia, na Dinamarca e na Islândia), mas também noutras regiões: no Japão, na Índia, na Argentina, no Chile, na Austrália, no Líbano, no México, no Peru, no Uruguai, na Colômbia, no Paquistão e no Brasil" (pág. 119).6 - "A ajuda financeira teria de ser complementada por um programa concentrado de guerra cultural, numa das mais ambiciosas operações secretas da guerra fria: conquistar a intelectualidade ocidental para a proposta norte-americana" (pág. 45). Fernando Henrique foi facinho.
Nota do blog: Recebi por e-mail do amigo prof. Maia Pinto.
Quem não acreditar compre o livro e leia.
Serviço:
Editora: Record
Assunto: Historia
ISBN: 8501067717
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 560
Preço; R$ 64,90 (nas Americanas. com
pinçado no blog por1um novo Brasil.
blogspot.com

OS QUE QUEREM A CPI DA PETROBRAS HOJE, SÃO OS BENEFICIADOS DE ONTEM

0 comentários

O JARDIM DO ENTREGUISMO: A QUEM INTERESSAVA A CPI DA PETROBRAS?
O debate em torn
o do marco regulatório do pré-sal mostrou toda a irrelevância da CPI da Petrobras, criada pela oposição para fugir do enfrentamento com a verdadeira agenda das questões mais importantes para o país. Questões que o governo Lula entrega para o debate. Por Mauricio Dias, na CartaCapital
Mas essa não é a única razão a impedir a CPI de atingir os objetivos políticos subalternos que nortearam a sua criação. Não é preciso ser especialista em águas profundas para descobrir outros motivos, capazes de anular as investigações sobre todos os patrocínios solicitados por parlamentares e concedidos pela estatal durante o governo FHC. Eis alguns exemplos: • O senador peemedebista Pedro Simon, em 2000, endereçou documento à presidência da empresa pedindo a construção de uma usina termoelétrica em Canoas (RS). E ainda indicou a fonte de energia: “Gás da Argentina”... • O hoje governador do Distrito Federal, à época senador pelo PSDB, pediu patrocínio para a publicação do Guia do Século XXI e para o filme Veias e Vinhos, uma História Brasileira, além de interceder em favor do longa-metragem Sorria, Jesus te Ama! • Arruda encaminhou um projeto de financiamento que fez sucesso na Petrobras: Declare Amor à Vida Correndo. A grana saiu rapidamente. • Hoje, brigando com a estatal por questão dos royalties, o governador capixaba, Paulo Hartung, solicitou ajuda financeira para o Congresso Internacional de Psicanálise, realizado em agosto de 2000. E Sérgio Cabral, governador do Rio, também brigando pelos royalties, pediu dinheiro para a restauração do Convento de Nossa Senhora do Carmo. • O petista carioca Carlos Santana, em 2001, em plena oposição, batalhou pelo projeto Acorda Zumbi e Renato Viana (SC) pleiteou verba para financiar a VI Corrida da Fogueira Grená, em Blumenau. • O então senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), chefe da assessoria técnica da oposição na CPI, bicou a estatal apesar de o tucanato tentar privatizá-la: a assinatura dele chancela desde um projeto musical intitulado Isto É o Rasqueado de Mato Grosso para o Brasil até uma gorda verba para o XXI Festival de Pesca de Cáceres. • Lúcio Alcântara (PSDB-CE) foi o padrinho de um Festival de Jazz e Blues, em 2002, enquanto o paraibano Ronaldo Cunha Lima insistiu muito num capilé para o Presépio Vivo do Natal de Campina Grande. • O deputado federal Josué dos Santos Ferreira (PL-SP) batalhou a verba de 73 mil reais para um livro intitulado Os Meandros do Congresso Nacional. • O projeto teatral Você Tem Que me Dar seu Coração foi apadrinhado pelo deputado federal Paulo Baltazar (PSB-RJ), que, não satisfeito, pediu mais dinheiro para A Outra. • O deputado monarquista Cunha Bueno (SP) intercedeu em favor de um adjutório para a Federação Paulista de Karatê, e o colega dele, Pedro Chaves (DF), queria dinheiro para os “torneios de pelada no entorno sul de Brasília”. • O tucano Luiz Carlos Hauly (PR), um dos maiores frequentadores do caixa de patrocínio da empresa, conseguiu levar 200 mil reais para o Festival de Teatro de Londrina. Ao mandar fax agradecendo, aproveitou e pediu mais 50 mil reais “pela importância do evento”. Há pedidos, e são muitos, de senadores e deputados em favor de empresas de amigos, capazes de provocar mais um temporal sobre o Congresso.
Fonte: http://www.vermelho.org.br/

COMENTÁRIO DO BLOG
Não somos contra nenhuma apuração de possíveis irregularidades, porém, nesse caso da Petrobras, é claro e evidente que trata-se de questões meramente politcas eleitoreiras.
Nossos deputados e senadores estãocolocando acima dos intrsses da nação seus interesses particulares.

É preciso ficar de olho.

UM BOM PROGRAMA PARA QUEM QUER FICAR EM CASA

1 comentários


Boa tarde Quixadá dos meus tempos risonhos.
Vem aí mais um feriadão. Dia sete é o dia da "INDEPENDÊNCIA"(?) que ainda não veio na sua plenitude. É só ver o arraso que a crise financeira, coisa da globalização, fez no país e só não foi maior, como queriam os oportunistas, por causa das medidas oportunas e competentes do governo. .
Uma boa sugestão para quem quer ficar em casa é ler um bom livro ou ver um bom filme. Na última hipótese sugerimos um dvd brasileiro que é encontrado em algumas locadoras. Trata-se do filme BODAS DE PAPEL.
Leiam a sinopse:
Candeias é uma pequena cidade do interior de São Paulo, esvaziada para a construção de uma usina hidrelétrica. Ali vive Nina (Helena Ranaldi), que passou boa parte de sua infância na companhia do avô, dono do único hotel da cidade, e que não resiste à mudança para a capital e acaba morrendo. Anos depois, Nina lê no jornal que o governo desistiu do projeto da hidrelétrica. Candeias, então, ainda com ares de cidade fantasma, vai aos poucos readquirindo vida, com o retorno de alguns moradores, entre eles Nina, que decide reformar e administrar o hotel do avô e acaba vivendo uma história de amor com um arquiteto argentino (Darío Grandinetti).
Informações Técnicas:
Título no Brasil: Bodas de Papel
Título Original: Bodas de Papel
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 102 minutos
Ano de Lançamento: 2006E
Estréia no Brasil: 16/05/2008
Site Oficial: Estúdio/Distrib.: Pandora Filmes
Mamberti, o avô conta historinhas para a neta Nina (Helena Ranaldi). Nina cobrou certa vez o final de uma história de amor e ele sentenciou: "há histórias que nunca deveriam ter final".
Bom fim de semana, Quixadá!!!

A NECESSIDADE CARECE DE LEIS? A NECESSIDADE TEM CARA DE HEREGE?

0 comentários



Minha saudosa mãe professora me contou sobre a origem de um provérbio: "A necessidade tem cara de herege". Segundo ela a frase original em latim seria NECESSITAS CARET LEGEM que os falsos latinistas teriam traduzido pelo que lhes pareceu mais próximo do ponto de vista dos sons emitidos.

Esta frase me traz algumas reflexões:

Primeiro a saudade imensa de minha mãe, que seis anos após sua partida, ainda dói no meu cansado coração. Há pessoas que nunca deveriam morrer. Há histórias de amor que nunca deveriam ter fim.

Em segundo lugar, lamento que os cursos de letras das universidades tenham eliminado de suas grades curriculares várias disciplinas de latim. Das quatro restou apenas uma. Eliminaram o Latim I, o Latim II, o Latim III e o Latim IV. (O prof. William Guimarães deve estar indignado, ou quase desempregado).

Esta "simplificação" ou "facilitação" para a qual foi utilizado o argumento simplório da falta de professores, vai acarretar como consequência imediata uma queda vertiginosa no nível dos graduados na lingua vernácula e, pasmem, vai contribuir para acelerar a extinção da categoria de professores de latim. Um círculo vicioso: o latim foi elidido do curriculo porque não há professores de latim; não há professores de latim porque a disciplina que lhe garantia o conteúdo de latim foi suprimida do curso de letras. E os seminários já não impõem o latim porque os rituais das missas são agora em português.

Tive o privilégio de estudar latim durante quatro anos. Estudei as cinco declinações, todas as conjugações, traduzi as fábulas de Fedro e textos do livro De Bello Gallico do general Júlio César. Apesar desse lastro, ainda tenho túvidas atrozes quanto à grafia de muitos vocábulos de origem latina. Imaginem que não dispõe desse cabedal de conhecimentos.

E o que dizer de nossos juristas que utilizam um acervo rico de frases e bordões latinos, os chamados brocardos jurídicos. Como ler e traduzir aquelas máximas. "Data venia", "mutatis mutandis", "Fumus boni iuris", "Periculum in mora", "Inaudita altera pars" ? Que termos são estes? Palavrões? E o bom direito romano onde fica? Clicando no último link você vai saborear muitos brocardos jurídicos. Aproveite.

Há nesse país uma excessiva preocupação com a criação de facilidades para o ingresso e, principalmente, para a saída de nossos jovens na universidade. Daqui uns dias os candidatos vão se inscrever pela internet, alguns dias depois, vão receber o diploma em anexo de e-mail. É só imprimir. Não estou exagerando. Já estamos caminhando nesse sentido.

Necessitas caret legem. A pouca vergonha institucionalizada na educação superior, localizada nas franquias, exige leis e castigos. A macdonaldização da educação vai acarretar um grande buraco negro nesse país que vai sugar os poucos resquícios de dignidade que nos restam. A incompetência é terreno fértil para os desvios de conduta, para a corrupção, para a alienaçãoe a manutenção do "status quo", da miséria, da violência . Povo esclarecido é povo soberano e livre.

O que doi mais é que estamos diante do inexorável. A quem recorrer?

O sistema está todo contaminado. Está tudo "dominado" pela corrupção, pelos interesses financeiros excusos. A educação é sacerdócio? Sim para os professores. Para os patrões um manancial inesgotável de boas rendas. Já viu algum professor ficar rico no exercício da profissão, no cotidiano da sala de aula? Se você vir um jabuti empoleirado em um árvore, não se surpreenda. Não foi ele que subiu. Alguém o pôs ali. Se conhecer algum professor rico, também não se surpreenda. Ele não chegou ali sozinho. Não foi o exercício da profissão que o fez ficar rico, com certeza. Investigue...

Uma inocente frase latina mal traduzida me forneceu elementos para iniciar essa discussão. É assim que produzo meus textos: movido pela indignação, a partir de uma frase, um gancho.

Indignado, já nem sei mais como traduzí-la. Necessitas caret legem. A necessidade tem cara de herege?

A necessidade carece de leis? Sei lá...

Até a próxima postagem. Um grande abraço, Quixadá dos meus sonhos e

Chora Brasil, enquanto podes chorar!!!