LEIA A OPINIÃO DE LUIS CARLOS PAULINO SOBRE O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS EM PAU-DE-ARARA. LUIS CARLOS É UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS DO CEARÁ EM TRÂNSITO.

COLETIVIDADE DEVE ASSUMIR NOVA FILOSOFIA
LUIS CARLOS PAULINO*
transitoinseguro@hotmail.comÉ visão própria de uma sociedade moderna o conceito de trânsito em condições seguras, que se configura como verdadeiro direito e, ao mesmo tempo, responsabilidade de todos os usuários das vias terrestres. Por sua vez, o direito constitucional de ir e vir - com segurança - somente poderá ser efetivado mediante uma nova filosofia, pautada na responsabilidade cada vez maior, da coletividade e, especialmente, do conjunto de autoridades a quem compete bem gerenciar esse fenômeno histórico e social que é o trânsito.


Inúmeros fatores, dentre eles a observância das regras impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) respeitante ao transporte de passageiros e, em particular, à condução coletiva de escolares (estudantes), repercutem diretamente no nível de segurança no trânsito e na qualidade de vida dos transportados.


No Interior do Estado do Ceará, mais precisamente no Sertão Central, algumas determinantes, como, por exemplo, as péssimas condições das estradas (vias rurais não pavimentadas) e as longas distâncias a serem vencidas para o acesso a equipamentos imprescindíveis como escolas, hospitais e estabelecimentos comerciais, impõem que o transporte desses segmentos sociais seja realizado de forma precária, sob pena de inviabilizar ainda mais a vida dessas pessoas.
Tais atividades, por óbvio, precisam ser realizadas atentando-se, continuamente, para as normas de segurança. Daí porque o CTB e as resoluções estabelecem várias exigências para o setor.

Esta matéria e foto foi publicada no jornal Diário do Nordeste dia 07 de setembro.

0 comentários: