A NECESSIDADE CARECE DE LEIS? A NECESSIDADE TEM CARA DE HEREGE?



Minha saudosa mãe professora me contou sobre a origem de um provérbio: "A necessidade tem cara de herege". Segundo ela a frase original em latim seria NECESSITAS CARET LEGEM que os falsos latinistas teriam traduzido pelo que lhes pareceu mais próximo do ponto de vista dos sons emitidos.

Esta frase me traz algumas reflexões:

Primeiro a saudade imensa de minha mãe, que seis anos após sua partida, ainda dói no meu cansado coração. Há pessoas que nunca deveriam morrer. Há histórias de amor que nunca deveriam ter fim.

Em segundo lugar, lamento que os cursos de letras das universidades tenham eliminado de suas grades curriculares várias disciplinas de latim. Das quatro restou apenas uma. Eliminaram o Latim I, o Latim II, o Latim III e o Latim IV. (O prof. William Guimarães deve estar indignado, ou quase desempregado).

Esta "simplificação" ou "facilitação" para a qual foi utilizado o argumento simplório da falta de professores, vai acarretar como consequência imediata uma queda vertiginosa no nível dos graduados na lingua vernácula e, pasmem, vai contribuir para acelerar a extinção da categoria de professores de latim. Um círculo vicioso: o latim foi elidido do curriculo porque não há professores de latim; não há professores de latim porque a disciplina que lhe garantia o conteúdo de latim foi suprimida do curso de letras. E os seminários já não impõem o latim porque os rituais das missas são agora em português.

Tive o privilégio de estudar latim durante quatro anos. Estudei as cinco declinações, todas as conjugações, traduzi as fábulas de Fedro e textos do livro De Bello Gallico do general Júlio César. Apesar desse lastro, ainda tenho túvidas atrozes quanto à grafia de muitos vocábulos de origem latina. Imaginem que não dispõe desse cabedal de conhecimentos.

E o que dizer de nossos juristas que utilizam um acervo rico de frases e bordões latinos, os chamados brocardos jurídicos. Como ler e traduzir aquelas máximas. "Data venia", "mutatis mutandis", "Fumus boni iuris", "Periculum in mora", "Inaudita altera pars" ? Que termos são estes? Palavrões? E o bom direito romano onde fica? Clicando no último link você vai saborear muitos brocardos jurídicos. Aproveite.

Há nesse país uma excessiva preocupação com a criação de facilidades para o ingresso e, principalmente, para a saída de nossos jovens na universidade. Daqui uns dias os candidatos vão se inscrever pela internet, alguns dias depois, vão receber o diploma em anexo de e-mail. É só imprimir. Não estou exagerando. Já estamos caminhando nesse sentido.

Necessitas caret legem. A pouca vergonha institucionalizada na educação superior, localizada nas franquias, exige leis e castigos. A macdonaldização da educação vai acarretar um grande buraco negro nesse país que vai sugar os poucos resquícios de dignidade que nos restam. A incompetência é terreno fértil para os desvios de conduta, para a corrupção, para a alienaçãoe a manutenção do "status quo", da miséria, da violência . Povo esclarecido é povo soberano e livre.

O que doi mais é que estamos diante do inexorável. A quem recorrer?

O sistema está todo contaminado. Está tudo "dominado" pela corrupção, pelos interesses financeiros excusos. A educação é sacerdócio? Sim para os professores. Para os patrões um manancial inesgotável de boas rendas. Já viu algum professor ficar rico no exercício da profissão, no cotidiano da sala de aula? Se você vir um jabuti empoleirado em um árvore, não se surpreenda. Não foi ele que subiu. Alguém o pôs ali. Se conhecer algum professor rico, também não se surpreenda. Ele não chegou ali sozinho. Não foi o exercício da profissão que o fez ficar rico, com certeza. Investigue...

Uma inocente frase latina mal traduzida me forneceu elementos para iniciar essa discussão. É assim que produzo meus textos: movido pela indignação, a partir de uma frase, um gancho.

Indignado, já nem sei mais como traduzí-la. Necessitas caret legem. A necessidade tem cara de herege?

A necessidade carece de leis? Sei lá...

Até a próxima postagem. Um grande abraço, Quixadá dos meus sonhos e

Chora Brasil, enquanto podes chorar!!!

0 comentários: