O ESTADO É QUEM MAIS DESRESPEITA AS LEIS

0 comentários

PISO SALARIAL DOS PROFESSORES DA UECE

JORNAL O POVO

Mesmo com decisão transitada em julgada há meses, a Procuradoria Geral do Estado ainda não implantou o piso salarial dos professores da Uece, que se dizem com nervos à flor da pele. Essa luta durou 22 anos nos tapetões. A PGE continua, segundo assessores, buscando fórmula para calcular valores que não são baixos.

COMENTÁRIO DO BLOG

É senhores, como se percebe o Estado que deveria cumprir as Leis, é o primeiro a desrespeitá-las. Há décadas ele imiscui-se contra os professores da Universidade Estadual do Ceará ao não pagar o que lhes é devido.

Mesmo obrigado por sentença transitada em julgado (definitivamente julgada, sem direito à recurso) do Supremo Tribunal Federal - STF, o Estado do Ceará teima em não cumprir tão determinação.

É o Estado tentando evitar o inevitável. O professores estão de parabéns pela luta de 22 anos, em especialo Professor Gilberto Telmo a quem tenho grande apreço e sou sabedor de sua luta em prol da categoria.

Fonte:

SENTIMENTOS DE PESAR

0 comentários

Nós que fazemos “O TORTO” neste momento de dor e tristeza, presta solidariedade à família da Professora Lígia, Secretária Municipal da Educação, pela perda irreparável do seu esposo Newton.
À Professora Lígia e toda a família nossas condolências.

E A CONTA DA LUZ?

0 comentários

ATÉ QUANDO O POVO CONTINUARÁ PAGANDO A CONTA DA LUZ COM VALOR A MAIOR?

Foi noticiado na última semana que devido a um erro da ANEEL nos cálculos do reajuste das contas de luz, os consumidores pagaram a mais nos últimos sete anos cerca de 7 bilhões de reais.

Mesmo tendo descoberto o erro há dois anos, a ANEEL permaneceu inerte ao problema.

As empresas distribuidoras de energia elétrica por sua vez, também não se manifestaram e embolsaram essa pequena quantia, o que se configura em enriquecimento sem causa ou enriquecimento ilícito.

Vimos alguns Ministérios Públicos se manifestarem em mover uma ação civil pública para que essas empresas devolvam o que foi pago indevidamente.

Enquanto isso a ANEEL vai estudar uma forma de consertar o erro. Esperamos que esse estudo não demore o tempo do ensino fundamental e médio (09 anos). Pelo visto é preciso muito estudo.

Enquanto isso o povo é que “paga o pato” ou a conta.

APARENTE CONFLITO ENTRE D. ADÉLIO E D. ÂNGELO GERA POLÊMICA EM QUIXADÁ

0 comentários

D. ADÉLIO E D. ÂNGELO, UMA PARCERIA QUE PODE DAR CERTO

Nos últimos dias temos ouvido comentários de que existe um sério problema de relacionamento entre o atual bispo Diocesano de Quixadá D. Ângelo e o ex-bispo D. Adélio Tomasim.

O que sabemos, é que essa dificuldade reside principalmente na questão da administração das instituições da Diocese, como por exemplo, a maternidade e a Faculdade Católica.

É incontestável o trabalho realizado por D. Adélio, um empreendedor que vem ajudando no desenvolvimento de Quixadá.

Porém, é perfeitamente aceitável que D. Ângelo como bispo diocesano queira tomar frente da administração dessas instituições que fazem parte da diocese.

Contudo, nada impede que os dois sentem-se à mesa e juntos, passem a gerir esses empreendimentos: D. Ângelo na qualidade de bispo e D. Adélio de administrador, colaborador ou qualquer outro título que o valha.

Assim se acabaria com essas especulações, abaixo-assinados, carreata, etc, quando nem ao menos se sabe a real situação, o que de fato está acontecendo, até porque não existe manifestação de nenhuma das partes.

O que parece mesmo, é faltar um diálogo como duas pessoas adultos que são, ou então, tudo não passa de mera especulação e em última análise de jogo político.

OPINIÃO DO LEITOR

0 comentários

QUIXADÁ: METAS DESFOCADAS NA GESTÃO DO TRÂNSITO

A palavra meta traduz, de acordo com o dicionário Aurélio, dentre outras coisas, a ideia de objetivo. Cota, por sua vez, diz respeito a limite. É, grosso modo, a prestação, delimitada quantitativamente, com que cada indivíduo, necessariamente, deve contribuir para um determinado fim.

Feitas essas considerações, destaque-se, que o princípio da eficiência (explicitado no art. 37 da Constituição Federal) - ou princípio da boa administração, como prefere o douto administrativista Celso Antônio Bandeira de Mello -, é norma de observância obrigatória por todos aqueles que, direta ou indiretamente, compõem a Administração Pública. É, em outras palavras, de caráter vinculante o direito à boa administração. Nesse sentido, a meta no serviço público deve ser a eficiência, pautada, sempre, na legalidade, pois, ainda na linha do referido autor, jamais uma suposta busca de eficiência justificaria postergação daquele que é o dever administrativo por excelência: legalidade (“entre nós, nunca é demais fazer ressalvas óbvias”).

Desse modo, diante da notícia veiculada neste importante periódico (DN, 14/10/2009, capa do caderno Regional – “COTA DE MULTAS GERA PROTESTOS EM QUIXADÁ”), causa espécie aos cidadãos, notadamente os moradores daquela acolhedora cidade, a declaração atribuída ao diretor do Departamento Municipal de Trânsito local dando conta de que - conforme a referida reportagem, a qual encontra-se embasada, inclusive, em um arquivo de áudio –, o aludido órgão de trânsito teria como meta essencial a ser perseguida pela equipe de fiscalização, não a diminuição do índice de acidentes, não a organização do trânsito de modo a proporcionar melhores condições de fluidez e segurança, ou, ainda – como seria bastante razoável se esperar - a implantação de uma política de educação contextualizada para o trânsito. Nada disso. O alvo seria a lavratura de uma autuação diária por parte de cada um dos agentes de serviço.

Tal diretriz, convenha-se, assemelha-se a exigir, sob pretexto de “eficiência”, que policiais prendam, a cada jornada de serviço, certo número de pessoas, pouco importando se ocorrerão ilícitos em número suficiente para a consecução da “meta”. Em um dia mais calmo, mais tranquilo, que se faça uso da presunção de legitimidade comum aos atos dos agentes públicos e se recolha, indistintamente, criminosos e inocentes ao cárcere. Afinal, o importante é alcançar a “meta”. Mais, reflita-se, caso a obrigação do servidor - na hipótese, agente de fiscalização de trânsito -, circunscrevesse-se a uma autuação diária, lavrada a “multa” (na verdade, tecnicamente falando, auto de infração) logo nos primeiros minutos de sua lida diária, desobrigado estaria ele. De somenos importância a deseducação, a violência e o desrespeito imperando na via pública enquanto se perfizesse sua carga horária restante. Afinal, a “meta” já fora atingida.

Não se pode descurar de quão extensa é, pelo vigente Código de Trânsito, a competência reservada aos municípios nas atribuições executivas – e não normativas ou consultivas - relacionadas à matéria. O dever de fiscalizar, e de sancionar, se for o caso, é apenas uma das facetas dessa gama de obrigações. Na verdade, atualmente, diante da tamanha importância que o trânsito representa para a vida nacional, aos munícipes foi instituído um novo direito, ou seja, a garantia a um trânsito seguro. Na lição do sempre citado professor Arnaldo Rizzardo, tal direito encontra-se inserto nos chamados direitos fundamentais e, conforme preleciona ele com inigualável precisão, essa prerrogativa do cidadão concretiza-se com o trânsito regular, organizado e planejado. Mas não apenas no pertinente à defesa da vida e da incolumidade física (bens de importância inconteste). É mais abrangente o direito ao trânsito seguro. Contempla, inclusive, a regularidade do próprio trafegar, de modo a facilitar a condução dos veículos e a locomoção das pessoas.

Se evidenciado direito já é, em sua plenitude, garantido a todos os atores do trânsito em Quixadá, congratulações! Tem-se por lá uma gestão de trânsito eficiente. Caso contrário, desconsiderem-se os sofismas e reconsiderem-se as metas.

Luís Carlos Paulino – representante regional da ABPTRAN (Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito), colaborador da revista jurídica Leis&Letras, onde escreve sobre trânsito. Contato: transitoseguro@hotmail.com / (88) 3444.3005.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ INAUGURARÁ QUADRA ESPORTIVA EM QUIXADÁ

0 comentários

OA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MARIA CAVALCANTE COSTA BENEFICIADA COM QUADRA ESPORTIVA

Nesta terça-feira (20), às 17 horas, a Secretária de Educação do Estado do Ceará estará em Quixadá entregando a quadra de esportes da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa.

A inauguração da obra orçada em torno de 500 mil reais, terá além da participação da Secretária Izolda Cela, a presença da Coordenadora da Educação Profissional Tereza Barreto, da Coordenadora da Crede 12 Joyce Gomes de Santana, do Diretor da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa Renê Silva Barbosa, Diretores, funcionários, pais e alunos das escolas municipais e estaduais, autoridades e representantes de diversas instituições e demais membros da sociedade quixadaense.

Na oportunidade será homenageada a professora Maria Julia Tavares Saraiva, educadora quixadaense, que dedicou sua vida ao ensino da matemática.

Essa solenidade festiva terá o encerramento com o show da “Banda Som Pop”, que acompanhou a Banda “Os Paralamas do Sucesso” fazendo a abertura no festival de férias promovido este ano pelo governo do Estado.

Para Renê Barbosa, a eduacação é um processo contínuo e duradouro, frito com a interação entre professores, funionários, alunos,pais e a soiedade em geral.

SOBRE A ESCOLA
A Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, tem 302 alunos compondo os seguintes cursos:
* 04 turmas de informática;
* 02 turmas de enfermagem;
* 01 turma de Comércio;
* 01 turma de agro-industria.

Os cursos funcionam em tempo integral (manhã e tarde), onde é fornecido para cada aluno, um lanche pela manhã, almoço e outro labche à tarde.

INFORMAÇÕESDOSCURSOS
* Duração 03 anos;
* Nove aulas diárias, com atividades esportivas e culturais;
* Aulas da base comum,
* aulas diversificadas - temáticas; práticas e vivência; tecnologia empresarial socio-educacional (tese); formação cidadã, horário de estudo.

A Escola oferece também projetos, entre tais como:
* CONDOMÍNIO DIGITAL – objetiva a inserção do jovem no mercado de trabalho formal, através das áreas de desenvolvimento pessoal e social - dos – contexto das relações de trabalho e tecnologia da informação e comunicação.

* E-JOVEM - consiste na formação profissionalizante nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, inglês e empreendedorismo social.

Mais informações - 3412.5317

AINDA SOBRE AS COTAS NAS MULTAS DE TRÂNSITO

0 comentários

PREFEITURA DE QUIXADÁ DIVULGA NOTA SOBRE AS COTAS DE MULTAS.

A Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Comunicação, divulgou nota na qual o prefeito Rômulo Carneiro se manifestou em relação aos escândalos das cotas de multas impostas aos agentes do trânsito de Quixadá.
“NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ SOBRE AS DENÚNCIAS DE EXCESSO DE MULTA NO MUNICÍPIO

Para maiores esclarecimentos sobre as denúncias de excessos de multa no município de Quixadá, o prefeito Rômulo Carneiro convocou reunião com o procurador-geral, a controladora-geral e a secretária de Administração da Prefeitura Municipal para estudarem o caso de denúncias do ponto de vista jurídico. Ele determinou a abertura de uma sindicância para apurar possíveis irregularidades por parte de todos os envolvidos no episódio. Enquanto isto, Rômulo Carneiro vai afastar não só o superintendente do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Almeida Viana, mas também todos os agentes que participaram da reunião que ocasionou as denúncias. A Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (SECOM), informa ainda, que até sexta-feira, dia 16 de outubro, o chefe do Executivo deverá assinar uma portaria em que determinará o afastamento dos envolvidos. Isso prova que ele não comunga com qualquer tipo de atitude que venha a prejudicar os quixadaenses. Em relação a sindicância, a comissão de secretários que participou do encontro deverá em até 15 dias apresentar um relatório ao prefeito, que de posse do que foi apurado tomará as medidas cabíveis para sanar o qualquer tipo de problema."

COMENTÁRIOS DO BLOG
A INVESTIGAÇÃO REALMENTE DEVE HAVER, PORÉM É EXTREMAMENTE PREJUDICIAL PARA A CREDIBILIDADE DESSAS IVESTIGAÇÕES TER À FRENTE O PROCURADOR DO MUNICÍPIO QUE É AMIGO PESSOAL DO MAIOR ENVOLVIDO NO CASO, O QUE OCOLOCA SOB SUSPEIÇÃO.
AS INVESTIGAÇÕES SE TORNAMAINDA MAISPREJUDICADAS QUANDOO PROCURADOR DO MUNICÍPIO ILÁRIOMARQUES, ANTECIPANDO-SE ÀS INVESTIGAÇÕES DECLARA ATRAVÉS DE ENTREVISTA NUMA RÁDIO, QUE NÃO VER NENHUMA IRREGULARIDADE NO CASO. PORÉM, EXISTEM AS DENÚNCIAS, E O FATO DEVERIA SER APURADO COM IMPARCIALIDADE.

NÃO HÁ NADA DE ERRADO EM APLICAR MULTAS, O QUE NÃO PODE É HAVER UM COTA MÍNIMA A SER APLICADA. E SE POR VENTURA NÃO OCORRER NENHUMA INFRAÇÃO ÀS LEIS DO TRÂNSITO, MESMO ASSIM OS AGENTES TERIAM QUE APLICAR MULTAS INDISCRIMINADAMENTE PARA ATINGIREM SUAS METAS?

COMPROVADA A VERACIDADE DOS FATOS, OS CULPADOS DEVEM SER PUNIDOS SIM, E TODAS AS MULTAS APLICADAS POR ESTES AGENTES DETRÂNSITO NESTE PERÍODO SÃO PASSÍVEIS DE ANULAÇÃO. UMA VEZ CONSTATADO O VÍCIO NÃO SE PODE AFERIR QUAIS INFRAÇÕES REALMENTE FORAM COMETIDAS E QUAIS DESSAS MULTAS SERVIRAM PARA CUMPRIR AS METAS ESTIPULADAS PELA AUTARQUIA.

É PRECISO ANTES DE SIMPLESMENTE MULTAR, ORGANIZAR, EDUCAR E DÁ CONDIÇÕS DE TRABALHO AOS AGENTES.


FIQUEMOS DE OLHO....

DIA DO P´ROFESSOR

1 comentários

HOMENAGEM DO BLOG A TODOS OS PROFESSORES

No dia dedicado aos professores, queremos parabenizar a todos aqueles que lutam para o crescimento deste imenso país.

Na oportunidade agradecemos e homenageamos ao Professor GiILBERTO TELMO que, junto a tantos outros trabalharam em prol do desenvolvimento do ensino superior em Quixadá, em especial pelo ensino público, gratuito e de qualidade da nossa gloriosa FECLESC.

E OS ORELHÕES CONTINUAM SUMINDO

0 comentários

E OS TELEFONES PÚBLICOS?

Já alertamos neste blog, e reclamamos junto à Anatel (Agência regulardora de telefonia) sobre o desaparecimento dos telefones públicos na cidade de Quixadá.

Neste caso o desaparecimento se dá porque a Oi Telefonia está retirando os aparelhos. Isto é inadimissível. A população mais carente ser prejudicada e nada efeito.

As autoridades competentes precisam “comprar” essa briga em nome do cumprimento da lei e da proteção ao povo que necessidade deste serviço.

COTAS NAS APLICAÇÕES DE MULTAS NO TRÂNSITO GERA PROTESTO EM QUIXADÁ

0 comentários

SAIU NO SITE DA JANGADEIRO ONLINE
Agentes denunciam indústria de multas em Quixadá
Segundo eles, existe uma meta diária. Nesta sexta-feira, cerca de 22 agentes protestaram em frente à Prefeitura Municipal

Em Quixadá, no Sertão Central, agentes de trânsito denunciam que estão sendo coagidos a multar os motoristas. Segundo eles, existe uma meta diária. Nesta sexta-feira, cerca de 22 agentes protestaram em frente à Prefeitura Municipal. Eles pediam a exoneração do diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Almeida Viana.

Os manifestantes ameaçam paralisar as atividades caso o diretor não seja exonerado. O prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, já informou que vai receber uma comissão para negociação na próxima quarta-feira (14).

O chefe de gabinete, Henrique Rabelo, informou ao Jangadeiro Online que não existe nenhum tipo de cota ou meta estabelecida pelo departamento. Ele disse que apenas um dos agentes teve a gratificação excluída do contra-cheque e foi uma falha no lançamento, mas será corrigida no próximo mês.

COMENTÁRIO DO BLOG
A verdade é que a denúnia foi feita e deve ser apurada e ao final os culpados devem ser punidos. O que não pode é ficar achando que somente aplicando multas vai se resolver o problema do trânsito de Quixadá, que é caótico. É preciso se fazer um trabalho educativo om toda a população, uma reciclagem com os agentes e sobretudo dar condiçõs de trabalho para esse servidores.

VEJA NO LINK ABAIXO REPORTAGEM DA jANGADEIRO
http://jangadeiroonline.com.br/ceara/agentes-denunciam-industria-de-multas-em-quixada/

NO LINK ABAIXO VOCÊ ESCUTA GRAVAÇÃO DA CONVERSA DO SUPERINTENDENTE DO DMT DE QUIXADÁ COM OS AGENTES DE TRÂNSITO
http://tinypic.com/player.php?v=vqsmtz&s=4

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE SE ESSA GRAVAÇÃO TIVER SIDO FEITA SEM A AUTORIZAÇÃO DAS PARTES É UMAPROVA ILÍCITA PERANTE O JUDICIÁRIO E NÃO PODE FAZER PARTE DE UM POSSÍVEL PROCESSO, PORÉM TEM MUITO PESO, MUITA RELEVÂNCIA PARA A POPULAÇÃO. ESCUTEM COM ATENÇÃO AS DUAS GRAVAÇÕES E TIREM SUAS CONCLUSÕES.
SERÁ QUE TUDO ACABARÁ EM PIZZA?

SERVIDORES DE QUIXADÁ CRITICAM REDUÇÃO SALARIAL

0 comentários

SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE QUIXADÁ RECLAMAM DA REDUÇÃO DE COMISSÕES

A Prefeitura Municipal de Quixadá reduziu em 30% o valor das comissões dos funcionários públicos do município.

Os servidores argumentam que chegou a esta situação porque houve um crescimento no quadro de serviços prestados.

Do outro lado, a alegação seria a redução do FPM, (Fundo de Participação dos Municípios).

Qualquer que seja o motivo, é importante que uma solução seja dada ao caso. O trabalhador não pode “pagar” pelo que não deve.

É preciso ter um maior controle com os gastos e qualidade na gstão da coisa pública.

CRISTIANO GOES SE FILIA AO PSB

0 comentários

EM CARTA POSTADA EM SEU BLOG PSSOAL CRISTIANO GOES SE FILIA AO PSB


Como já era esperado, após se desfiliar do Partido dos Trabalhadores, depois de 16 anos de militância, Cristiano seguirá sua carreira política nos quadros do Partido Socialista Brasileiro.


Abaixo, carta publicada no blog pessoal de Cristiano.


Quero comunicar aos amigos e amigas, a minha decisão de me filiar ao Partido Socialista Brasileiro - PSB. Já há algumas semanas iniciamos uma discussão sobre a possibilidade de meu ingresso em seu quadro de filiados. O convite feito pelo governador Cid Ferreira Gomes foi o impacto definitivo para a decisão. Tratamos de estabelecer uma parceria na construção de um projeto político comum. As pessoas mais próximas a mim sabem da relação próxima com quem mantenho com a linha administrativa do Governador. Discutimos e projetamos programas, ações e atividades que só benefícios trarão à coletividade. Tive contatos extremamente positivos com as lideranças de minha nova casa partidária (Ivo Gomes, Zezinho Albuquerque, Luíza Erundina, Domingos Neto, etc). Um deles com o Deputado Ciro Gomes, que saudou a minha chegada ao partido com muita efusividade. Ele afirmou na presença de diversas lideranças: "Você é uma grande conquista para o PSB. Seja bem vindo. Teremos muito a construir juntos."
Há excelentes perspectivas. Quero agradecer às manifestações de apoio à construção de um novo partido voltado para os interesses de Quixadá e do Ceará. Oportunamente iremos realizar uma cerimônia de filiação de lideranças, cidadãos e cidadãs à esta alternativa politica em nossa cidade.

RIO VENCE DISPUTA PELA SEDE DAS OLIMPÍADAS DE 2016

0 comentários

PAÍS PODE GANHAR R$ 90 BILHÕES EM INVESTIMENTOS COM OLIMPÍADAS
Os quase R$30 bilhões que o comitê organizador propõe gastar para a realização das Olimpíadas no Rio promete estimular novos investimentos na economia brasileira como um todo, principalmente na cidade-sede, que podem chegar a R$90 bilhões.

Além do legado esportivo e da criação de uma nova audiência para os jogos, haverá dividendos econômicos. Assista ao vídeo do projeto Rio 2016. “Nós estamos fechando o valor exato. Mas a relação se aproxima da geração de dois reais em investimentos para cada real investido (na organização dos jogos). O Rio de Janeiro é a principal porta de entrada do Brasil e tem uma estrutura urbana ainda deficiente, que seria beneficiada pelas Olimpíadas. Sem dúvida alguma, a realização do evento pode ter um impacto fenomenal”, afirma o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser.

Leyser acrescenta que os resultados financeiros das Olimpíadas podem ser melhores do que os obtidos pelos Jogos Pan-Americanos em 2007, quando foram gastos R$3,3 bilhões. Segundo o estudo de uma consultoria contratada pela União, cada real investido no Pan representou no fim mais R$1,88. Desse total, metade da receita ficou com o Rio. Quinze mil novos postos de trabalho A realização de uma olimpíada estimula vários setores da economia, sobretudo construção civil e serviços. A diretora de Desenvolvimento Econômico da Federação das Indústrias do Rio (Firjan), Luciana de Sá, cita um estudo do Instituto municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), ao afirmar que os benefícios seriam duradouros. "O efeito multiplicador no Rio desses investimentos pode se dar de uma forma até mais permanente do que em outras cidades porque, antes das Olimpíadas, haverá aqui outros eventos”, diz ele.O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, Alexandre Sampaio, cita uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que estima a abertura de pelo menos 20 mil novas vagas em setores como hospedagem, gastronomia, entretenimento e serviços turísticos em todo o país nos próximos anos. Alexandre explica que na conta também estão outros eventos já confirmados, como os Jogos Mundiais Militares de 2011, a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014.

Mas nenhum desses eventos produziria tantos efeitos benéficos para a cidade quanto a promoção das Olimpíadas, de acordo com ele. “A Rio 2016 pode acelerar a revitalização da Zona Portuária. Com incentivos fiscais, estimamos que a região poderia ganhar até 60 restaurantes. Forma mais permanenteAntigos hotéis podem tirar do papel projetos de modernização das instalações nos próximos anos. Segundo Alexandre, a estimativa do mercado é que o setor hoteleiro se valorize entre 15% e 20%, com a confirmação dos Jogos Olímpicos no Rio. Autor de um estudo sobre o impacto olímpico em outros países, o professor Roberto Brito de Carvalho, das faculdades de economia e turismo da PUC de Campinas (SP), diz que os efeitos do evento costumam ser observados não apenas durante os preparativos, mas também nos anos posteriores. “O efeito multiplicador no Rio desses investimentos pode se dar de uma forma até mais permanente do que em outras cidades porque, antes das Olimpíadas, haverá aqui outros eventos. Isso evitará, por exemplo, aumento de índices de desemprego na construção civil de forma repentina com o fim dos projetos. Afinal, são investimentos ao longo do tempo para os Jogos Mundiais Militares de 2011, a Copa do Mundo de 2014 e, quem sabe, as Olimpíadas”, diz Brito.

Mais turistas e novas tecnologias Segundo o estudo, a realização dos Jogos Olímpicos gera uma publicidade espontânea com a divulgação do evento que aumenta o fluxo de turismo, não necessariamente no mesmo ano do evento. A Austrália, por exemplo, em 2000, quando foram realizadas as Olimpíadas de Sydney, registrou um crescimento de 11,95% na média de turistas. Na Espanha, o pico chegou a 21,69% em 1994, dois anos após os Jogos de Barcelona. O professor Marcelo Proni, do Instituto de Economia da Unicamp, um dos autores de um outro estudo sobre os efeitos das olimpíadas, divulgado no ano passado pelo Ipea, cita ainda outros impactos. Os Jogos de Pequim (2008) colaboraram para o crescimento da infraestrutura chinesa em tecnologia da informação, sistema bancário e setor de serviços. Em Sydney, foram implantadas técnicas de reaproveitamento de água, energia e lixo. “Podemos acelerar o processo de recuperação da nossa cidade. Essa recuperação já vem ocorrendo, mas, com as Olimpíadas, esperamos mais investimentos para o Rio”, diz o prefeito Eduardo Paes. Com informações do portal O Globo

Fonte: www.vermelho.org.br