MINISTRO DO STF NEGA PEDIDO DE HABEAS CORPUS PARA ROBERTO ARRUDA

STF nega habeas corpus para Arruda

Governador foi preso na quinta, após decreto de prisão preventiva do STJ. Arruda é acusado de tentar subornar testemunha do Mensalão do DEM.
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (12) habeas corpus ao governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). A informação é da TV Globo. Com a decisão, Arruda permanecerá preso pelo menos até o fim do carnaval.

O pedido de liberdade havia sido protocolado na quinta-feira (11) pelo advogado do governador licenciado, Nélio Machado. Arruda ficará preso até a análise definitiva do habeas corpus, que será submetido ao plenário do Supremo em data ainda não definida. A próxima sessão plenária do Supremo está marcada para a quarta-feira de cinzas, dia 17. No entanto, o caso só será analisado no dia 17 caso Marco Aurélio leve o pedido para o plenário.

A ordem de prisão contra Arruda foi expedida na quinta-feira à tarde pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou a prisão preventiva do governador e mais cinco pessoas envolvidas na tentativa de suborno do jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra. A prisão foi decretada sob o argumento de que todos estavam atrapalhando as investigações sobre o “mensalão do DEM de Brasília”.
Arruda teria proposto o pagamento de propina na tentativa de fazer com que Sombra mentisse em depoimento à Polícia Federal. O advogado do governador, Nélio Machado, argumentou que Arruda está sendo submetido a constrangimento ilegal, pois a prisão, segundo ele, é "abusiva, ilegal e desnecessária".

Nélio Machado classificou as denúncias contra Arruda de “perseguição”. “Jamais se viu perseguição como a que vem atingindo há mais de dois meses o governador do Distrito Federal”, destaca trecho do pedido de habeas corpus. “Elegeram esse caso como um caso exemplar e, com isso, se atropelam as garantias básicas e fundamentais”, disse o advogado.

O STJ também expediu decreto de prisão contra Rodrigo Arantes, sobrinho e secretário do governador, Welinton Moraes, ex-secretário de Comunicação, o ex-deputado distrital Geraldo Naves (DEM), que agora é suplente, Haroaldo Brasil Carvalho, ex-diretor da Companhia Energética de Brasília (CEB), e Antonio Bento da Silva, conselheiro do Metrô, que foi flagrado ao entregar R$ 200 mil para Edson Sombra. Esse último, porém, já está preso desde a semana passada.


Fonte: conversa afiada
COMENTÁRIO DO BLOG
Claro que o advogado do Governador licenciado Roberto Arruda está fazendo o seu papel de defender seu cliente, mas convenhamos, não precisa exagerar. Dizer que há dois meses seu cliente vem sofrendo perseguições, é demais.
Quer dizer então que, desviar dinheiro público, pagar propina, tentar subornar testemunha pode, e na hora de se investigar essas falcatruas, as diligências viram perseguições? Acertadamente o Ministro Marco Aurélio negou o pedido de Habeas Corpus, uma vez que se o acusado estava atrapalhando o curso das investigações a lei manda que fique preso preventivamente para evitar justamente o que Arruda tentou fazer: subornar testemunhas, intimidar, dificultar provas, etc...

0 comentários: