È DIA DE LEMBRAR CHERNOBYL

Este Dia na História da Ciência - 26 de abril - Desastre de Chernobyl
Segunda-feira 26 de abril de 2010

O dia 26 de abril é a data do aniversário do desastre nuclear de Chernobyl. Em 1986, os operadores do reator 4 começaram com atraso um teste programado causando u
ma cadeia de eventos que acabaria por levar a uma reação em cadeia e explosões de vapor que iriam expor o núcleo para o exterior e liberação de montantes muito elevados de radiação. A vizinha cidade de Pripyat foi transformado em uma cidade fantasma, com a evacuação em massa de seus cidadãos. As consequências ainda tem muitas incógnitas.

O núcleo exposto foi encerrado em um sarcófago de concreto serve apenas para durar de 20 a 30 anos. O núcleo é ainda sentado no mesmo bloco de concreto.

Diferentes grupos variam muito na sua avaliação do impacto dos efeitos da radiação do desastre. Alguns grupos ambientalistas estimam um quarto de milhão de pessoas desenvolveram câncer de radiação de Chernobyl, com 100.000 desenvolvendo câncer fatal.
O relatório da Organização das Nações Unidas concluiu que não havia nenhuma evidência científica significativa de qualquer de radiação tenha induzido outros efeitos na saúde.

Nota do blog:

Este texto foi traduzido do site About.com - CHEMISTRY.

Os dois maiores desastres nucleares em tempos de paz, não provocados, foram, sem dúvida, os que ocorreram em Chernobyl (Ucrânia) e em Goiania (Brasil). Estamos rememorando acidentes lamentáveis e de graves consequencias para o presente e o futuro daquela gente. Muitos morreram de imediato, outros morreram de câncer posteriormente e o meio ambiente foi seriamente afetado.

Há quem pense que essas coisas nunca acontecem conosco e que "Deus é brasileiro" e protege o Brasil. Mas, o acidente de Goiania contesta esta falsa premissa. Nem Deus perdoa a omissão, a irresponsabilidade no trato das coisas sérias. Aqui nem os operadores de Raios-X e de bombas de cobalto se protegem convenientemente. Confira nos equipamentos de saúde do estado.
Este governo está preocupado com a saúde do povo? As estatíticas desmentem qualquer afirmação neste sentido. Qual é o grande hospital de trauma do Ceará?
É um hospiatl municipal de Fortaleza (IJF) que tem a tarefa de suprir todas as necessidades do estado. Qual a alternativa que os governos tucanos e neo-tucanos ofereceram ao povo do Ceará?
Agora só se fala em eleição. Até o candidato tucano ao governo federal, um elitista, anti-nordestino convicto, adepto da privataria, criou uma site com o nome de ____ meiguice. Isto cheira a outra coisa. O que fazem esses políticos para se eleger. Que ridículo!!! Vale tudo?
Pobre Brasil!!!
Mas, vamos ficar por aqui. Isso é matéria para outra postagem.

0 comentários: