ISRAEL ATACA COMBOIO DE AJUDA HUMANITÁRIA, MATA TRIPULANTES E FALSEIA A VERDADE.

0 comentários


AMIGOS(AS) QUERIDOS(AS)

Depois de mais uma agressão que gerou protestos no mundo civilizado, Israel mente descaradamente ao afirmar que a ajuda humanitária não existiu e que os ocupantes dos navios eram militantes e terroristas.


O ataque covarde aconteceu em águas internacionais. Inexplicável é como a ONU não impõe sanções aos celerados e assasinos que, agindo como piratas, invadiram os navios da frota humanitária.
Entre os idealistas da missão humanitária estava uma brasileira (foto). Leiamos a matéria publicada na edição eletrônica da Folha de São Paulo. Para ler toda a matéria na íntegra clique no título da mesma.

31/05/2010-19h38
O Exército de Israel atacou na madrugada desta segunda-feira um comboio de barcos organizado pela ONG Free Gaza, um grupo de seis navios, liderados por uma embarcação turca, que transportava mais de 750 pessoas e 10 mil toneladas de ajuda humanitária para a faixa de Gaza, deixando ao menos dez mortos e cerca de 30 feridos.
A cineasta brasileira Iara Lee estava a bordo de um dos barcos
atacados na manhã desta segunda-feira por Israel, segundo a Folha apurou.

Iara Lee
O último contato feito por Iara tinha sido na noite de ontem, quando, segundo amigas, ela postou mensagem no site de relacionamentos Facebook anunciando que o barco em que ela estava fora cercado pela Marinha de Israel. A brasileira embarcou na última quinta-feira a partir da Turquia e vinha dando notícias graças a uma conexão internet disponível no barco em que ela estava.
Divulgação
A cineasta brasileira Iara Lee, que estava no comboio atacado em Israel
Em carta escrita antes do embarque, Iara justificou a participação na missão a Gaza dizendo que pretendia chamar atenção para o que ela considera "grave abuso de direitos humanos" cometidos por Israel contra a faixa de Gaza.
"Normalmente eu consideraria uma missão de boa vontade como esta completamente inócua. Mas agora estamos diante de uma crise que afeta os cidadãos palestinos criada pela política internacional. É resultado da atitude de Israel de cercar Gaza em pleno desafio à lei internacional. Embora o presidente Lula tenha tomado algumas medidas para promover a paz no Oriente Médio, mais ação civil é necessária para sensibilizar as pessoas sobre o grave abuso de direitos humanos em Gaza", diz a carta de Iara.
"[...] Eu me envolvo porque creio que ações resolutamente não violentas, que chamam atenção ao bloqueio, são indispensáveis esclarecer o público sobre o que está de fato ocorrendo. Simplesmente não há justificativa para impedir que cargas de ajuda humanitária alcancem um povo em crise", acrescenta o texto.
Além de militar pela paz e pelo diálogo entre culturas, Iara Lee é uma produtora e cineasta brasileira de ascendência coreana radicada nos EUA. Entre suas obras estão os documentários "Synthetic Pleasures" (1995), que trata do impacto da alta tecnologia sobre a cultura de massas, e "Modulations" (1998), considerada uma das obras cinematográficas mais importantes sobre música eletrônica.
Repercussão
As mortes dos ativistas envolvidos na expedição de ajuda aos palestinos causou grande repercussão na comunidade internacional. O Ministério de Assuntos Exteriores da Turquia reagiu duramente ao ataque e, em comunicado, afirma que o governo israelense terá que enfrentar as consequências por seu comportamento.
A Turquia também estabeleceu um centro de crise para acompanhar o desenvolvimento dos eventos.
O embaixador israelense em Ancara, Gaby Levy, foi convocado ao citado Ministério para dar explicações e receber o protesto do governo turco.
O comunicado diz que o Exército israelense usou a força contra um grupo de ajuda humanitária, que inclui “idosos, mulheres e crianças” que viajam nos navios, o que considerou “inaceitável”.
“Tomando como alvo civis inocentes, Israel mostrou mais uma vez que não se preocupa com a vida humana, nem com as iniciativas pacíficas. Condenamos fortemente esta prática desumana de Israel”, acrescentou a nota.
“Este incidente, que aconteceu em águas internacionais abusando da lei internacional, terá consequências impossíveis de compensar”, avisou o Ministério turco.
“Não importa qual seja a razão, esta ação contra civis que atuam com propósito humanitário é impossível de aceitar. Israel terá que enfrentar as consequências de seu comportamento e da violação das leis internacionais”, conclui o comunicado.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que se encontra no Chile cancelou sua visita à América Latina e anunciou que fará declarações nas próximas horas.
O Ministério de Assuntos Exteriores da Grécia iniciou um mecanismo de gestão de emergência com um telefone à disposição dos familiares dos gregos que estão na “Frota da Liberdade”, pois três dos navios que a compõem procedem deste país.
Yanis Maistros, porta-voz em Atenas da seção grega da iniciativa, declarou que “os cinco navios foram sequestrados”; e que “receberam disparos a partir de lanchas e helicópteros israelenses quando estavam navegando em águas internacionais, próximas ao litoral israelense”.
Assim como os gregos, a comunidade europeia também reagiu ao incidente. A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, pediu hoje às autoridades israelenses uma “investigação completa” sobre o ataque à “Frota da Liberdade”. A diplomata também destacou por meio de seu porta-voz que a UE continua seriamente preocupada com a situação humanitária em Gaza e destacou que o bloqueio é “inaceitável e politicamente contraproducente”.
Segundo Ashton, a comunidade europeia exige a “abertura imediata, incondicional e permanente” das vias de acesso a Gaza para permitir a chegada de ajuda humanitária, bens comerciais e pessoas.

ISRAELENSES ATACAM, EM ÁGUAS INTERNACIONAIS, FROTA HUMANITÁRIA. OBAMA, PRÊMIO NOBEL DA PAZ, CÚMPLICE, SILENCIA.

0 comentários




ONU convoca Conselho de Segurança para discutir ataque israelense à frota humanitária
Do UOL Notícias Em São Paulo
31/05/2010 - 11h53 / Atualizada 31/05/2010 - 12h13

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas se reunirá na tarde desta segunda-feira (31) em uma sessão de emergência para discutir o ataque de Israel contra um comboio de navios que levavam ajuda humanitária a Gaza. O Conselho, órgão máximo de decisões das Nações Unidas, se reunirá às 17h , máximo órgano de decisiones de Naciones Unidas, se reunirá a partir das 13h (horário de Brasília), a pedido da Turquia e do Líbano, país que exerce a presidência temporária do órgão.
A Marinha de Israel atacou nesta segunda-feira uma frota de seis embarcações com ativistas pró-palestinos que tentavam furar o bloqueio à faixa de Gaza e entregar suprimentos à região. A iniciativa dos ativistas tinha apoio da Turquia, país que, nesta segunda-feira, pediu uma reunião emergencial do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), disse um autoridade do Ministério do Exterior da Turquia. A Turquia, país predominantemente muçulmano, é membro temporário do Conselho de Segurança da ONU.
O governo da Turquia também anunciou que chamou seu embaixador em Israel para consultas em protesto ao ataque israelense. O vice-primeiro-ministro turco, Bülent Arinç, acrescentou que a Turquia suspendeu seus exercícios militares conjuntos com Israel, país com o qual havia criado uma forte relação econômica e militar.
Segundo a TV israelense, no mínimo 19 pessoas teriam morrido na ação. Em entrevista à rádio do Exército, o ministro da Indústria e Comércio de Israel, Binyamin Ben-Eliezer, disse lamentar as mortes.
A exata localização das embarcações é incerta. Israel teria advertido as embarcações para que não invadissem suas águas territoriais.
Mas, segundo os ativistas, os barcos estavam em águas internacionais, a mais de 60 quilômetros da costa.
Os barcos, organizados pela ONG Free Gaza, levavam 750 ativistas e cerca de 10 mil toneladas de suprimentos para a faixa de Gaza.
Imagens da TV turca feitas a bordo do barco turco que liderava a frota mostram soldados israelenses lutando para controlar os passageiros.
As imagens mostram algumas pessoas, aparentemente feridas, deitadas no chão. O som de tiros pode ser ouvido.
A TV árabe Al-Jazeera relatou, da mesma embarcação, que as forças da Marinha israelense haviam disparado e abordado o barco, ferindo o capitão.
A transmissão das imagens pela Al-Jazeera foi encerrada com uma voz gritando em hebraico: "Todo mundo cale a boca!".
A frota de seis embarcações havia deixado as águas internacionais próximo à costa do Chipre no domingo (30) e pretendia chegar a Gaza nesta segunda-feira (31)
Israel havia dito que bloquearia a passagem dos barcos e classificou a campanha de "uma provocação com o intuito de deslegitimar Israel".
O porta-voz do Exército israelense, general Avi Benayahu, afirmou que o ataque contra a frota humanitária pró-palestina aconteceu em águas internacionais.
"O comando agiu em alto mar entre 4h30 e 5h, horário local, a uma distância de 70 a 80 milhas (130 a 150 km) de nossa costa", afirmou o general à rádio pública.
Segundo os termos dos acordos de paz de Oslo (1993), Israel mantém o controle das águas territoriais diante da faixa de Gaza em uma distância de 20 milhas (37 km).


Nota do blog:


Sem limites para a violência Israel tem submetido o povo palestino a todo o tipo de atrocidades revivendo o holocausto que lhe foi imposto pelos nazistas. Estão agora querendo ir a forra com o povo árabe que em nada contribuiu para o holocausto.


Não satisfeitos com a invasões de território, com a construção do muro que impede o direito de ir e vir, com as invasões de domicílios na faixa dse Gaza e outros tipos de violência, dirigentes de Israel, acobertados pelo governo norte americano, querem privar o povo palestino de alimentos básicos. Isso é terrorismo puro. Atacaram navios de uma missão humanitária.

O que o prêmio nobel OBAMA fez? Enfiou a cara no buraco feito avestruz. Nenhum pronunciamento.

Absurdamente os grileiros da faixa de Gaza estão afrontando a dignidade de todo o mundo árabe, sob os olhares complacentes desta inutilidade batizada de ONU, totalmente manipulada pelos imperialistas norte-americanos.

Com esse massacre Israel não pode falar em paz e cada vez mais carreia para sí o ódio dos oprimidos. Até um dia em que todo o povo árabe se revoltar e despejar sua ira sobre Israel. Aí será tarde demais ...

O IMPERADOR VACILA E DECEPCIONA

0 comentários


QUERIDOS AMIGOS(AS) INTERNAUTAS

Leiam esta estarrecedora matéria:

31/05/2010 - 10h57
Jornal retrata Adriano com metralhadora; agente defende jogador, que irá depor
Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
O contrato de Adriano com o Flamengo terminou neste último domingo e o atacante irá nos próximos dias para a Itália, assinar contrato com a Roma-ITA. No entanto, enquanto não dá adeus ao Brasil, o centroavante vai colecionando polêmicas. Nesta segunda-feira, o jornal O Dia, do Rio de Janeiro, publicou fotos comprometedores do atleta, que foi defendido por seu empresário, Gilmar Rinaldi.
Na matéria, o Imperador aparece em uma foto, ao lado de um amigo, com cada um segurando o que seria uma metralhadora. Já em outra, o centroavante faz, com as mãos, a sigla de uma facção criminosa do Rio de Janeiro.
Por conta disso e também pelo fato de estar sendo investigado por supostas transações financeiras com membros de uma quadrilha de traficantes da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Adriano terá de dar satisfação na 38ª DP, em Brás de Pina, às 14h.
“No dia 6 de junho de 2007, sofremos tentativas de extorsão por causa destas fotos, que foram tiradas na casa do Adriano, na Itália, e fui na Polícia Federal, onde até hoje corre o processo no Rio de Janeiro. A arma que o Adriano segura é de paintball, não é de verdade. E a outra, dourada, que está com um amigo dele, é um abajur quebrado que ele tinha na Itália”, defendeu Gilmar Rinaldi, agente do jogador, em entrevista ao SporTV.
“Mais de uma vez foram feitas tentativas de extorsão. Há alguns meses as fotos iriam ao ar no Fantástico, mas a TV Globo confirmou que as armas não eram de verdade. Depois tentaram vender as fotos para a Record. São pessoas que querem dinheiro e prejudicar o Adriano”, prosseguiu Gilmar Rinaldi.

Nota do blog;

O TORTO não trabalha com escândalos. Noticiar esse fato é quase um dever de ofício. Temos acompanhado com tristeza os incidentes que permeiam a vida dos grandes astros como Maradona, Ronaldo, o fenômeno e, ultimamente com o imperador Adriano. Estamos no time daqueles que torcem por esses ídolos. Não os queremos envolvidos em escândalos e a caminho da auto-destruição. Lamentamos. A juventude desse país não merece que seus ídolos se deixem dominar pelo poder corruptor dos traficantes que, na nossa ótica, fazem parte da pior espécie de bandidos.

Vamos torcer, queridos(as) amigos(as) para que o Adriano saia dessa, se liberte dessas companhias, volte para a Europa e se reencontre como pessoa humana.
Para ler esta matéria na Folha de São Paulo é só clicar no título da matéria. Precisa ser assinante UOL.

QUADRO PORMENORIZADO DA PESQUISA DATAFOLHA: DILMA CRESCE TODAS AS REGIÕES DO PAÍS. TUCANOS ENCOLHEM

1 comentários


Vejam o quadro ao lado. Dilma vence no Norte, no Nordeste, no Centro Oeste e empata no Sul. Os tucanos vencem no Sudeste.
Ainda há muito chão para percorrer. Vamos acompanhar essa corrida presidencial. Promete ser emocionante. Vista a camisa, qualquer que seja sua preferência, mas respeite o jogo democrático. Sem desespero. Sem violência. O Brasil precisa de paz.
Nota do blog: clicando sobre o quadro você pode ampliá-lo para facilitar sua leitura.
Informações da Folha de São Paulo deste domingo. Se for assinante UOL é só clicar no link e sairá no blog de Fernando Rodrigues.

NOVA PESQUISA PARA PRESIDENTE. DATAFOLHA CONFIRMA TENDÊNCIA REGISTRADA PELA PESQUISA CNT/SENSUS: DILMA CRESCE

0 comentários

PREZADOS(AS) INTERNAUTAS
As eleições presidenciais deste ano são muito importantes para o futuro imediato e remoto do país. Por isso serão disputadas voto a voto e a vitória será conferida no "olho mecânico". Muita água vai rolar ainda debaixo da ponte. O jogo sujo promete se exarcerbar. Grandes orgãos de imprensa a serviço de grupos econômicos já começaram a sua ação midiática. O Torto não faz proselitismo político. Mas, como meio de comunicação sério e idôneo, vai aqui publicar pesquisas, tecer comentários, sobretudo, esclarecer a opinião pública sobre as manobras sórdidas dos que querem o poder a qualquer custo para defender interesses inconfessáveis. Essa é a nossa contribuição pedagógica para o processo eleitoral e o fortalecimento da democracia.
Já se observa uma ação tendenciosa no julgamento de campanha antecipada. Quem está fazendo campanha antecipada? Afinal o que é "campanha eleitoral antecipada"?
E o que faz o sr. Serra o exausto candidato declarado, mas não oficial dos tucanos, no programa partidário do DEM (ou seria DEMO de Efraim e Arruda?). A presença do tucano no horário de outro partido e fazendo promessas que nunca cumpriu não seria acintosa campanha eleitoral antes da convenção partidária que o homologará?
VAMOS ESTAR ATENTOS ATÉ A APURAÇÃO DO ÚLTIMO VOTO NO RECÔNDITO MAIS REMOTO DESTE PAÍS.
BOM FIM DE SEMANA PATRA TODOS
Pesquisa Datafolha publicada na edição impressa da Folha deste sábado mostra a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, empatada com o adversário tucano José Serra. Nesta última pesquisa, Dilma e Serra aparecem com 37% das intenções de voto, cada um. Marina Silva (PV) aparece com 12%.
Se você é assinante uol, leia mais clicando no link Datafolha

PESQUISA CNT-SENSUS APONTA VANTAGEM DE DILMA

0 comentários

CNT/SENSUS indica empate técnico entre Serra e Dilma; petista aparece na frente.

A Folha on Line divulga pesquisa patrocinada pela CNT e realizada pelo instituto Sensus. Clique no link para ler a matéria da Folha.

Dilma tem 35,7% das preferências, Serra aparece em segundo lugar com 33,2% a margem de erro é de 2,2, pontos percentuais caracterizando pórtanto um empate técnico, Marina Silva aparece em terceiro lugar com 7,3% da preferência dos entrevistados,

Na espontânea Dilma tem 19,8% das preferências contra 14,4% do candidato tucano.
Mesmo fora do páreo Cid Gomes pontuou com 0,3% das preferências.Em um eventual segundo turno a candidata petista teria 41,8% contra 4o,5% do tucano.

A disputa promete ser emocionante. Acompanhe, se envolva e torça pelo Brasil,

DIA MUNDIAL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

1 comentários


ESTIMADOS AMIGOS, ESTIMADAS AMIGAS

Hoje, dia 16 de maio, a Igreja Católica comemora o 44º Dia Mundial da Comunicação Social. A valorosa CNBB, de tantas lutas, sintetiza o pensamento da Igreja a partir da mensagem do Papa Bento XVI que está disponível, na íntegra, no site acessado pelo link que está destacado nesta frase (mensagem do Papa Bento XVI).
O Dia Mundial da Comunicação Social foi criado pela Igreja Católica Apostólica Romana através do Decreto Inter Mirífica e passou a ser comemorado a partir de 07 de maio de 1967 em todo o mundo conforme indica a Carta da Comissão Pontifícia das Comunicações Sociais aos presidentes das Comissões Episcopais em 14 de junho de 1966.
Lembramos a todos que têm acesso à Internet, esse poderoso meio de comunicação, sobre sua responsabilidade social. Há dias falávamos dos e-mails irresponsáveis. Mas, não é só o correio eletrônico que é pernicioso. Com a internet vieram os sites de mercenários e, mais recentemente, os blogs, o twitter, o orkut e outros da mesma laia como diaria minha saudosa avó, D.Maria.

A grande maioria dos veículos de comunicação está (olha a concordância aí com a grande maioria) a serviço de interesses de grupos(alguns interesses são inconfessos) e muitos empregam profissionais despreparados, meros serviçais subservientes testas de ferro do patrão. Por vezes respondem processos e até apanham no "exercício" da profissão para livrar a cara do mandante. Há casos em que tais meios de comunicação, utilizam o jogo sujo da chantagem para achacar pessoas ou instituições que, por azar, têm o rabo preso.

É fundamental que todos que se utilizam dos meios de comunicação para veicular suas idéias o façam em nome da ética e da justiça. Abaixo um texto da valorosa CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil):

"O pontífice convocou toda a Igreja a olhar a Rede Mundial de Computadores com entusiasmo e audácia exortando os sacerdotes a navegar na internet, partricipar das redes de relacionamento e levar a palavra de Deus a todo o contingente digital".

Neste dia reafirmamos aqui a nossa postura intransigente de, nas nossas postagens, não contemporizarmos com a mentira, a farsa, a chantagem, a linguagem chula dos analfabetos políticos. Nosso compromisso é e será sempre com a justiça, a ética e a verdade. Sem ódio, mas também sem medo!!!

Grande abraço para os bons comunicadores dos diversos meios de comunicação e, de modo especial, para aqueles que, como nós, ainda se preocupam e defendem os princípios basilares da decência, os direitos individuais, a cidadania e abominam a corrupção e a violência perseguindo, de modo implacável, a busca da verdade.
Uma excelente semana para todos.

SOBRE E-MAILS PRODUZIDOS POR E-MALAS (2)

0 comentários



Vamos ler com atenção o artigo abaixo que resume as intervenções dos incrédulos, ingênuos ou desocupados que entulham nossas caixas postais com muitas bobagens. Às vezes não o fazem de má fé. É, sobretudo, para eles que se direciona o excelente artigo abaixo. Ao final está citada a fonte e clicando sobre o título você terá o endereço eletrõnico e o site da publicação do mesmo

VOCÊ É UM MALA NO E-MAIL?
Por Christian Barbosa
Que o e-mail é um grande problema corporativo ninguém duvida, mas você já parou para observar quantas pessoas no ambiente corporativo têm hábitos nada produtivos com eles (o que faz a situação piorar ainda mais)?
Em uma das pesquisas que a minha empresa conduziu, descobrimos que o brasileiro gasta em média três horas por dia para lidar com os seus e-mails, o que pode ser um tempo mal aproveitado caso as pessoas não saibam lidar com as mensagens de forma adequada.
Mas será que você é a pessoa que tem maus hábitos de e-mail na empresa e acaba gastando desnecessariamente o tempo de seus colegas por causa disso? Se você se encaixar no perfil abaixo, pode se colocar no papel de “E-MALA”. Veja abaixo alguns sintomas clássicos:
Mister Urgência – Se todos seus e-mails são para ontem, se tudo que você manda é imediato e precisa ser feito na hora, se você liga depois de enviar um e-mail e pergunta se a pessoa viu seu e-mail urgente, existe algo errado com seu planejamento pessoal e sua rotina diária.
Caixa de Entrada lotada – Todo e-mala possui mais de 100 e-mails na Caixa de Entrada. Em geral é a pessoa que vive comentando que não recebe os e-mails dos outros, que pede informações que chegaram no e-mail, mas ele não sabe pois não leu ainda. É comum também demorar um tempão para achar uma mensagem no meio de tantos e-mails não lidos ou mal organizados.
Copia todos – É sempre melhor que todos fiquem sabendo do assunto do que apenas um, certo? Talvez lá na escola você adorasse que todo mundo parasse para ouvir suas histórias, não é? Em geral, também gosta muito de responder a todos, pois é o botão maior no Outlook e ele sempre salta no seu clique.
Assuntos bizarros – O conteúdo do seu e-mail fala sobre o resultado da última reunião de diretoria, mas o assunto é algo do tipo: “O gato subiu no telhado” ou qualquer coisa do gênero. Em um e-mail o assunto deve resumir em uma frase o conteúdo do mesmo e não ser uma frase criptografada que até um hacker teria dificuldades em decifrar.
Correntes – O e-mala adora mandar correntes com frases bonitas, apresentações divertidas, vídeos engraçados, tem medo que caia sua orelha ou que Deus fique bravo com ele se a mensagem não chegar a 20 pessoas pelo menos.
E-mails sem ação – A maioria dos e-mails é composta de informações e ações que devem ser tomadas, mas o e-mala só sabe passar a informação e deixa os próximos passos indefinidos ou ambíguos.
E-mails longos – Todo e-mala tem o DNA do mala clássico, que você sempre evita. Adora ficar falando horas sem ter muito o que agregar e que sempre acaba atrapalhando. Isso aplicado no e-mail cria mensagens muito extensas, sem objetividade e chatas de ler. O ideal é manter um e-mail com menos de quatro parágrafos (aproximadamente 1000 caracteres).
Estas são as características mais marcantes do “E-MALA”, o que não significa que se você tem apenas uma ou outra característica, não possa se tornar um no futuro. Pense a respeito e evite que isso aconteça.

Fonte: Revista Mulher Executiva/ed.5

Nota do blog:
Christian Barbosa já disse tudo. Precisa comentar?
UTILIDADE PÚBLICA:
NOS PRÓXIMOS DIAS ESTARÁ SENDO ATUALIZADO O BLOG TELMOQUÍMICA UM BLOG A SERVIÇO DA QUÍMICA NO COTIDIANO E DA CIDADANIA.

SOBRE E-MAILS PRODUZIDOS POR E-MALAS (1)

0 comentários


VOCÊ É UM E-MALA?
Queridos internautas
O blog O TORTO é um espaço de crítica, de manifestações sobre cultura e tem também sua função pedagógica e pretende ser um espaço de construção da cidadania.
Sempre que podemos deixamos aqui nossa contribuição. Mas, talvez por não usar o escândalo como trunfo de mídia e nem fazer apelações agressivas e de baixo nível, tão ao gosto de muitos internautas, é que, lamentavelmente, não temos lido muitos comentários mesmo quando tratamos de temas polêmicos. Da nossa parte nunca faltou a coragem de instigar o contraditório. Mas, se depender de nós, nunca haverá espaço a ofensa pessoal, a utilização da baixaria. Preferimos um audiência discreta e seletiva.
Vamos tratar do tema responsabilidade na utilização do correio eletrônico. Hoje pessoas semi-alfabetizadas e até analfabetos funcionais e analfabetos políticos (objeto de futura postagem) se servem da internet para ocupar seu tempo "ocioso" como se tivesse usando um game. Esse problema do analfabetismo é sério. O internetês é uma linguagem abreviada que revela incompetência e procura ocultar o analfabetismo vergonhoso de alguns ousados internautas às vezes até com nível superior. E, diga-se de passagem, há um corretor automático no editor de texto e dicionários disponíveis on-line.
A democratização do uso da internet em praticamente todos os rincões do país tornou o instrumento muito acessível e ágil. Há cidades, como Quixadá, Sobral e Tauá, por exemplo, nas quais se acessa a internet no meio da rua. E, computador pode ser adquirido por menos de setecentos reais em até 12 vezes. Quem diria? E ainda falam mal do presidente Lula. E, nos centros urbanos de menor porte há lan houses oferecendo o uso da banda larga mais barato que as ligações telefõnicas.
O e-mail substituiu as cartas e telegramas que, a propósito, estão sofrendo atrasos consideráveis nos ùltimos tempos por conta de uma sabotagem interna para desmoralizar os correios e promover como remédio salvador a privatização. Mas isso é outra história. Voltando ao leito inicial de nossa conversa vamos tratar nesta e na próxima postagem apenas de e-mails produzidos por e-malas inocentes úteis alguns e outros nem tanto. Terroristas e pilantras da pior espécie.
Cabe destacar os patifes que enviam virus ou spywares em anexos apelativos ou falsas informações da Serasa, do SPC, Bancos, Receita, Polícia Federal, etc. Cabe aqui uma pergunta: Por que será que as citadas instituições não tomam as proviodências cabíveis para levar tais bandidos a julgamento sumário e prisão?
A internet é um extraordinário espaço de comunicação global, além de ser um instrumento razoável de pesquisas. A boa utilização da internet nas pesquisas, no envio de mensagens é saudável e prazerosa.
No entanto há aquelas mentes perversas que utilizam a internet a serviço do mal. É o caso do hacker que até nos atacou no blog O TORTO e no blog PISO SALARIAL AGORA, mas deixou rastros que nos permitiram identificá-lo.
Há também aqueles que desperdiçam o tempo com sites de relacionamento sem objetividade e sem consequências positivas. Mas, há uma categoria especial de internautas que utiliza o correio eletrônico para disseminar pânico, enviar correntes com ameaças ou falsas promessas (as pirâmides). Há quem envie fotos de pessoas com deformidades pedindo apoio financeiro ou tentando a localização de crianças desaparecidas (nem sempre desaparecidas de verdade). Na época de sequestros relâmpagos também há os que fantasiam histórias que teriam ocorrido em um cinema de um determinado shopping center. É a prática irresponsável do terrorismo virtual.
Muito se poderia fazer no sentido da construção da cidadania educando os internautas. Os e-mails poderiam ter uma função pedagógica de denunciar maus costumes, a corrupção institucionalizada e verticalizada dos políticos, defender direitos do consumidor, denunciar a violência generalizada da parte de bandidos e policiais, etc. Quanta utilidade pública poderia ter o correio eletrônico se utilizado de maneira adequada. Recentemente o e-mail foi utilizado com sucesso para impor à Cãmara Federal o projeto "ficha limpa" aprovado pela maioria dos deputados federais.
Na postagem seguinte vamos reproduzir, na íntegra, um artigo sobre a ação dos e-mails produzidos pelos que o autor denomina e-malas. Aproveitemos.

VAMOS AO CINEMA?

0 comentários

QUERIDOS(AS) INTERNAUTAS
Em exibição nos cinemas de Fortaleza, Espaço Cultural Unibanco - Centro Dragão do Mar - há dois filmes imperdíveis. Vamos aqui mostrar suas resenhas e nossa recomendação. Um deles é brasileiro o outro é franco-romeno
.
Utopia e Barbárie (Utopia e Barbárie, BRA, 2009)
"Utopia e Barbárie" retrata o mundo pós-segunda guerra mundial e suas transformações; as utopias que nele foram criadas e as barbáries que o pontuaram. Descreve o desmonte das utopias da geração sonhadora de 1968 e analisa a criação de novas utopias neste mundo globalizado.

Duração: 120 minutos
Censura: Livre
Gênero: Documentário
Diretor: Silvio Tendler

Em exibição na sala Sala 2 do Espaço Cultural Unibanco
Sessões: 18h
Classificação: Livre
Característica: nacional


Casamento Silencioso (Nunta Mutã, FRA, 2008)
Na Romênia de 1953, um casamento é interrompido pelo anúncio da morte de Joseph Stalin, que traz uma semana de luto nacional. Apesar disso, os noivos seguem em frente com a festa.
Duração: 89 minutos
Censura: 14 anos
Gênero: Drama
Diretor: Horatiu Malaele
Elenco: Vasile Albinet, Doru Ana, Iona Anastasia Anton e Meda Andreea Victor


Em exibição na Sala 1 do Espaço cultural Unibanco - Centro Dragão do Mar
Sessões: 14h, 16h, 20h e 22h
Classificação: 14 anos
Característica: legendado
Nota do blog:
Ambos são filmes de forte conteúdo político. O primeiro trata da Utopia dos anos 60 cultivada no Brasil e em outros países, o sonho de justiça e de liberdade. A direçãlo é do inspirado Silvio Tendler também responsável pelo documentário Jango.
O segundo, Casamento Silencioso, se ambienta na Romênia no final do stalinismo. É um retrato doloroso da época e mostra o alto preço pago pela população inteira de jum vilarejo romeno que queria apenas comemorar um casamento.
Vale a pena ver os dois filmes. Recomendados para todos, de todas as idades e, de modo especial para advogados, estudantes de direito, historiadores, estudantes de história, etc.

CONTRA A ANISTIA AOS TORTURADORES

1 comentários








TORTURA É CRIME HEDIONDO, NÃO PODE SER PERDOADA. VAMOS CONSTRUIR UM PAÍS SEM TORTURA.

JUSTIÇA FEDERAL DE SÃO PAULO PERDOA TORTURADORES E ASSASSINOS DE PERSEGUIDOS POLÍTICOS

0 comentários

Justiça arquiva ação declaratória de tortura contra militares da época da ditadura



"Não pode o Ministério Público ajuizar demanda cível para declarar que alguém cometeu um crime", disse o juiz federal Clécio Braschi, da 8ª Vara Federal Cível, na decisão




11 Mai 2010 - 21h42min
A Justiça Federal em São Paulo extinguiu hoje (11) ação do Ministério Público Federal (MPF) que pedia que os réus Carlos
Alberto Brilhante Ustra e Audir Santos Maciel, oficiais reformados do Exército, fossem responsabilizados por prisão ilegal, tortura, homicídio e desaparecimento forçado de cidadãos durante o período da ditadura. “Não pode o Ministério Público ajuizar demanda cível para declarar que alguém cometeu um crime”, disse o juiz federal Clécio Braschi, da 8ª Vara Federal Cível, na decisão. O MPF moveu ação civil pública contra a União, Carlos Alberto Brilhante Ustra e Audir Santos Maciel e pediu, entre outros itens, que o Exército Brasileiro tornasse públicas todas as informações relativas às atividades desenvolvidas no Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), no período de 1970 a 1985. O pedido incluía a divulgação de nomes de presos, datas e as circunstâncias de suas detenções; nomes de todas as pessoas torturadas e de todos que morreram nas dependências do DOI-Codi; destino dos desaparecidos; bem como os nomes completos dos agentes militares e civis que serviram no órgão. Além disso, o MPF requereu que os réus pagassem indenização aos parentes das vítimas e perdessem suas atuais funções públicas, sem direito a ingressar em novas funções públicas. Para o Ministério Público não cabe a declaração de fatos e de responsabilidades históricas ou políticas sem consequências jurídicas. Braschi determinou que não cabe à Justiça conceder acesso às informações. “A apuração desses fatos cabe aos órgãos de imprensa, ao Poder Legislativo, aos historiadores, às vítimas da ditadura e aos seus familiares. O acesso à informação deve ser o mais amplo possível. Mas a sede adequada para essa investigação não é o processo judicial, que não pode ser transformado em uma espécie de inquérito civil interminável, em que não se visa a obter a declaração de relação jurídica, mas, sim, à apuração de fatos políticos e das responsabilidades histórica e social de agentes do Estado”. Braschi ainda rejeitou o pedido para condenar os réus a pagarem indenização aos parentes das vítimas. “Não há, na Constituição do Brasil, nenhuma disposição que estabeleça a imprescritibilidade da pretensão de reparação de danos causados pela prática de tortura. Mesmo no campo criminal, não há a previsão de imprescritibilidade da conduta do agente que praticar tortura”.
Agência Brasil
Na foto de baixo, o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ulstra, ou dr. Tibiriçá, responsável pela tortura e morte de dezenas de presos políticos.
Seu sucessor, o coronel Audir dos Santos Maciel, doutor Silva, é o responsável pelo trucidamento do jornalista Wladimir Herzog.
A sentença demonstra a cumplicidade do juiz com os acusados. A justiça continua pusilânime na apuração dos crimes hediondos praticados pelos agentes da ditadura.
Para saber mais clique nos links abaixo:

O QUE É O MEDO?

0 comentários

O MEDO

O medo é inerente ao ser humano, pois ele nos ajuda a refletir, a fazer um sopesamento das situações. Sua importância não pode ultrapassar essa necessidade, não pode fazer com que esse medo seja inibidor de novas descobertas, que ele sirva como desculpas para a acomodação.

O medo deve servir para reflexões e não para piorar uma situação existente e que pode ser solucionada com atitudes.

O medo deve servir de alimento da alma, para buscarmos aquilo que queremos, que desejamos todos os dias e, pelas dificuldades nos acomodamos e muitas vezes deixamos passar muitas oportunidades.

O segredo é gostar do que se faz e querer sempre crescer por seus próprios méritos, é acreditar que a felicidade é possível.

O ideal é que se tenha um norte, um ponto aonde se quer chegar, é não ter medo do novo e encara-lo como uma nova possibilidade de crescimento e fazer o melhor.

Pensando assim, chegar aonde se quer, é uma questão de tempo.

CAMPEÃO CEARENSE 2010

0 comentários




FORTALEZA TETRA CAMPEÃO CEARENSE


Parabéns a torcida do Tricolar pela lição de superação.



PERFIL DO ADVOGADO

0 comentários

O PERFIL DO ADVOGADO DO SECULO XXI
Literalmente o vocábulo advogado significa chamar para si,o socorro de outrem.É conveniente que o exercício da atividade advogatícia seja pautada pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Pensar diferente é não cumprir com a missão pelos quais os advogados estão incumbidos,que é o de ensinar ao povo através da palavra, um novo caminho na busca de justiça social e na promoção do estado democrático de direito.

O advogado deve ter consciência de que o Direito é um meio de diminuir as desigualdades e que a lei é um instrumento para garantir a igualdade de todos.
De modo que,emerge a cada semestre das instituições de ensino superior milhares de atores do direito,advogados,nos quais eles são responsáveis por levarem às comunidades de onde saíram conhecimentos jurídicos de forma didática, com o intuíto de formar o cidadão para o exercício da cidadania possibilitando assim, a busca da Justiça e da paz social.

De forma que,os profissionais do Direito devem lutar pela efetivação dos direitos fundamentais e pelo aprimoramento das instituições,pela erradicação da pobreza e da marginalização,somente assim teremos um país melhor.


Márcio Greyck- Acadêmico de Direito

AS PESQUISAS DATAFOLHA MERECEM CREDIBILIDADE?

0 comentários

DEBATE ABERTO
A imprensa como partido político


Sendo o Datafolha propriedade de um dos grandes jornais do Brasil e este um dos afiliados da ANJ, como deveríamos fazer a leitura correta das pesquisas de opinião por ele trabalhadas? O Datafolha estaria também a serviço de uma oposição "que no Brasil se encontra fragilizada"?
Data: 21/04/2010
Artigo publicado originalmente no Observatório da Imprensa:

Esperei baixar a poeira. Em vão, porque a poeira existiu apenas na internet. E tudo porque me causou estranheza ler no diário carioca O Globo (18/3/2010) a seguinte declaração de Maria Judith Brito, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e executiva do grupo Folha de S.Paulo:

"A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação e, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo."

E como a poeira não baixou resolvi colocar no papel as questões que foram se multiplicando, igual praga de gafanhotos, plantação de cogumelos, irrupção de brotoejas. Ei-las:

1. É função da Associação Nacional de Jornais, além de representar legalmente os jornais, fazer o papel de oposição política no Brasil?

2. É de sua expertise mensurar o grau de força ou de fraqueza dos partidos de oposição ao governo?

3. Expirou aquela visão antiquada que tínhamos do jornalismo como sendo o de buscar a verdade, a informação legítima, para depois reportar com a maior fidelidade possível todos os assuntos que interessam à sociedade?

4. Como conciliar aquela função antiquada, própria dos que desejam fazer o bom jornalismo no Brasil, como tentei descrever na questão anterior, com a atuação político-partidária, servindo como porta-voz dos partidos de oposição?

5. Sendo o Datafolha propriedade de um dos grandes jornais do Brasil e este um dos afiliados da ANJ, como deveríamos fazer a leitura correta das pesquisas de opinião por ele trabalhadas? O Datafolha estaria também a serviço de uma oposição "que no Brasil se encontra fragilizada"?

6. Na condição de presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) será que Maria Judith Brito não se excedeu para muito além de suas responsabilidades institucionais?

7. Ou será próprio de quem brande o estatuto da liberdade de imprensa que entidade de classe de veículos de comunicação assuma o papel de oposição política no saudável debate entre governo e oposição?

8. Historicamente, sempre que um dirigente ou líder de partido político de oposição desanca o governo, seja justa ou injustamente, é natural que o governo responda à altura e na mesma intensidade com que o ataque foi desferido. Mas, no caso atual, em que a ANJ toma si para a missão de atuar como partido político de oposição, não seria de todo natural esperar que o governo reaja à altura do ataque recebido?

9. E, neste caso, como deveria ser encarada a reação do governo? Seria vista como ataque à liberdade de expressão? Ou seria considerado como legítima defesa da liberdade de expressão ou de ideologia?

Claro e transparente

10. Durante o período de 1989 a 2002, em que a oposição política no Brasil esteve realmente fragilizada, e ao extremo, não teria sido o caso de a ANJ ter tomado para si as dores daquela oposição, muitas vezes, capenga?

11. E, no caso acima, como a ANJ acha que teriam reagido os governos Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso?

12. Com o histórico de nossos veículos de comunicação, muitos deles escorados em sua antiguidade, como aferir se há pureza de intenções por parte da ANJ em sua decisão de tomar para si responsabilidade que só lhe poderia ser concedida pelo voto dos brasileiros depositados nas urnas periodicamente? Não seria uma usurpação de responsabilidade?

13. Afinal, não é através de eleições democráticas e por sufrágio universal e secreto que a população demonstra sua aprovação ou desaprovação a partidos políticos?

14. Será legítimo que, assinantes de jornais e revistas representados pela associação presidida por Maria Judith Brito passem, doravante, a esmiuçar a cobertura política desses veículos, tentando descobrir qual a motivação dessa ou daquela reportagem, dessa ou daquela nota, dessa ou daquela capa?

15. E quanto ao direito dos eleitores de serem livremente informados... que garantias estes terão de que serão informados, de forma justa e o mais imparcial possível, das ações e idéias do governo a que declaradamente se opõe a ANJ?

16. Para aqueles autoproclamados guardiães da liberdade de expressão e do Estado democrático de direito: será papel dos meios de comunicação substituir a ação dos partidos políticos no Brasil, seja de situação ou de oposição?

17. Em isso acontecendo... não estaremos às voltas com clássica usurpação de função típica de partido político? E não seria esta uma gigantesca deformação do rito democrático?

18. Repudiam-se as relações deterioradas entre governo e mídia na Venezuela, mas ao que tudo indica nada se faz para impedir sua ocorrência no Brasil. Ironicamente, os maiores veículos de comunicação do país demonizam o país de Hugo Chávez. A origem do conflito político na Venezuela não está umbilicalmente ligado ao fato que na Venezuela os meios de comunicação funcionam como partido político de oposição, abrindo mão da atividade jornalística?

19. Esta declaração da presidente da ANJ, publicada no insuspeito O Globo, traduz fielmente o objetivo de a ANJ estabelecer a ruptura com o governo, afetar a credibilidade da imprensa e trazer insegurança a todos os governantes, uma vez que serve também aos governos estaduais e dos municípios onde a oposição estiver fragilizada?

20. Considerando esta declaração um divisor de águas quanto ao sempre intuído partidarismo e protagonismo político dos grandes veículos de comunicação do país, será que não seria mais que oportuno e inadiável a ANJ vir a público esclarecer tão formidável mudança de atitude e de missão institucional? Por que não abordar o assunto de forma clara e transparente nas páginas amarelas da revista Veja? Por que não convidar a Maria Judith Brito para ser entrevistada no programa Roda Vidada TV Cultura? Por que não convidá-la para o Programa do Jô? E para ser entrevistada pelo Heródoto Barbeiro na rádio CBN? Por que não solicitar a leitura de "Nota da ANJ"sobre o assunto no Jornal Nacional? Por que não submeter texto para publicação na seção "Tendências/Debates" do jornal Folha de S.Paulo, onde a presidente trabalha? De tão interessante não seria o momento de a revista Épocatraçar o perfil de Maria Judith Brito? E que tal ser sabatinada pela bancada do Canal Livre, da Band?

Prudente e sábio
Já que comecei falando de estranheza, estranhamento etc., achei esquisito a não-repercussão ostensiva da fala da presidente da ANJ junto aos veículos de seus principais afiliados. Estratégia política? Opção editorial? Ou as duas coisas?

Finalmente, resta uma questão de foro íntimo: que critério deverei usar, doravante, para separar o que é análise crítica própria de um partido político, para consumo interno de seus filiados, daquilo que é matéria propriamente jornalística, de interesse da sociedade como um todo?

Todos nós, certamente, já ouvimos centenas de vezes o ditado "cada macaco no seu galho". E todos nós o utilizamos nas mais diversas situações. O ditado é um dos mais festejados da sabedoria popular, é expressão de conhecimento, nascido da observação de fatos; um aprendizado empírico. Vem de longa data e se estabelece porque pode ser comprovado através da vivência e mais recentemente foi citado por Michel Foucault e Jurgen Habermas. No caso aqui abordado, o ditado popular cai como luva assim como as palavras de Judith Brito ficarão por muito tempo gravadas no bronze incorruptível da nossa memória.

Mesmo assim sinto ser oportuno aclarar que entendo como papel da mídia atividades como registrar, noticiar os fatos, documentar, fiscalizar os poderes, denunciar abusos e permitir à população uma compreensão mais ampla da realidade que nos abarca. Neste rol de funções não contemplo o de ser porta-voz de partido político, seja este qual for. Ora, o governo tem limites de ação: operacionais, constitucionais, políticos. A mídia, quando não investida de poderes supraconstitucionais, também tem seus limites que não são tão flexíveis a ponto de atender as conveniências dos seus proprietários ou concessionários. É prudente e sábio reconhecer que em uma sociedade democrática todos os setores precisam de regulação – e a mídia não é diferente. E é bom que não seja. Afinal, a lei é soberana e a ela todos devem se submeter, já escrevia o pensador Shoghi Effendi (1897-1957) na segunda metade de 1950. Nada mais atual que isto.

Washington Araújo é jornalista e escritor. Mestre em Comunicação pela UNB, tem livros sobre mídia, direitos humanos e ética publicados no Brasil,