DIA MUNDIAL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL


ESTIMADOS AMIGOS, ESTIMADAS AMIGAS

Hoje, dia 16 de maio, a Igreja Católica comemora o 44º Dia Mundial da Comunicação Social. A valorosa CNBB, de tantas lutas, sintetiza o pensamento da Igreja a partir da mensagem do Papa Bento XVI que está disponível, na íntegra, no site acessado pelo link que está destacado nesta frase (mensagem do Papa Bento XVI).
O Dia Mundial da Comunicação Social foi criado pela Igreja Católica Apostólica Romana através do Decreto Inter Mirífica e passou a ser comemorado a partir de 07 de maio de 1967 em todo o mundo conforme indica a Carta da Comissão Pontifícia das Comunicações Sociais aos presidentes das Comissões Episcopais em 14 de junho de 1966.
Lembramos a todos que têm acesso à Internet, esse poderoso meio de comunicação, sobre sua responsabilidade social. Há dias falávamos dos e-mails irresponsáveis. Mas, não é só o correio eletrônico que é pernicioso. Com a internet vieram os sites de mercenários e, mais recentemente, os blogs, o twitter, o orkut e outros da mesma laia como diaria minha saudosa avó, D.Maria.

A grande maioria dos veículos de comunicação está (olha a concordância aí com a grande maioria) a serviço de interesses de grupos(alguns interesses são inconfessos) e muitos empregam profissionais despreparados, meros serviçais subservientes testas de ferro do patrão. Por vezes respondem processos e até apanham no "exercício" da profissão para livrar a cara do mandante. Há casos em que tais meios de comunicação, utilizam o jogo sujo da chantagem para achacar pessoas ou instituições que, por azar, têm o rabo preso.

É fundamental que todos que se utilizam dos meios de comunicação para veicular suas idéias o façam em nome da ética e da justiça. Abaixo um texto da valorosa CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil):

"O pontífice convocou toda a Igreja a olhar a Rede Mundial de Computadores com entusiasmo e audácia exortando os sacerdotes a navegar na internet, partricipar das redes de relacionamento e levar a palavra de Deus a todo o contingente digital".

Neste dia reafirmamos aqui a nossa postura intransigente de, nas nossas postagens, não contemporizarmos com a mentira, a farsa, a chantagem, a linguagem chula dos analfabetos políticos. Nosso compromisso é e será sempre com a justiça, a ética e a verdade. Sem ódio, mas também sem medo!!!

Grande abraço para os bons comunicadores dos diversos meios de comunicação e, de modo especial, para aqueles que, como nós, ainda se preocupam e defendem os princípios basilares da decência, os direitos individuais, a cidadania e abominam a corrupção e a violência perseguindo, de modo implacável, a busca da verdade.
Uma excelente semana para todos.

1 comentários:

Anônimo disse...

parabéns li e achei muito útil. abraços