SOBRE E-MAILS PRODUZIDOS POR E-MALAS (1)


VOCÊ É UM E-MALA?
Queridos internautas
O blog O TORTO é um espaço de crítica, de manifestações sobre cultura e tem também sua função pedagógica e pretende ser um espaço de construção da cidadania.
Sempre que podemos deixamos aqui nossa contribuição. Mas, talvez por não usar o escândalo como trunfo de mídia e nem fazer apelações agressivas e de baixo nível, tão ao gosto de muitos internautas, é que, lamentavelmente, não temos lido muitos comentários mesmo quando tratamos de temas polêmicos. Da nossa parte nunca faltou a coragem de instigar o contraditório. Mas, se depender de nós, nunca haverá espaço a ofensa pessoal, a utilização da baixaria. Preferimos um audiência discreta e seletiva.
Vamos tratar do tema responsabilidade na utilização do correio eletrônico. Hoje pessoas semi-alfabetizadas e até analfabetos funcionais e analfabetos políticos (objeto de futura postagem) se servem da internet para ocupar seu tempo "ocioso" como se tivesse usando um game. Esse problema do analfabetismo é sério. O internetês é uma linguagem abreviada que revela incompetência e procura ocultar o analfabetismo vergonhoso de alguns ousados internautas às vezes até com nível superior. E, diga-se de passagem, há um corretor automático no editor de texto e dicionários disponíveis on-line.
A democratização do uso da internet em praticamente todos os rincões do país tornou o instrumento muito acessível e ágil. Há cidades, como Quixadá, Sobral e Tauá, por exemplo, nas quais se acessa a internet no meio da rua. E, computador pode ser adquirido por menos de setecentos reais em até 12 vezes. Quem diria? E ainda falam mal do presidente Lula. E, nos centros urbanos de menor porte há lan houses oferecendo o uso da banda larga mais barato que as ligações telefõnicas.
O e-mail substituiu as cartas e telegramas que, a propósito, estão sofrendo atrasos consideráveis nos ùltimos tempos por conta de uma sabotagem interna para desmoralizar os correios e promover como remédio salvador a privatização. Mas isso é outra história. Voltando ao leito inicial de nossa conversa vamos tratar nesta e na próxima postagem apenas de e-mails produzidos por e-malas inocentes úteis alguns e outros nem tanto. Terroristas e pilantras da pior espécie.
Cabe destacar os patifes que enviam virus ou spywares em anexos apelativos ou falsas informações da Serasa, do SPC, Bancos, Receita, Polícia Federal, etc. Cabe aqui uma pergunta: Por que será que as citadas instituições não tomam as proviodências cabíveis para levar tais bandidos a julgamento sumário e prisão?
A internet é um extraordinário espaço de comunicação global, além de ser um instrumento razoável de pesquisas. A boa utilização da internet nas pesquisas, no envio de mensagens é saudável e prazerosa.
No entanto há aquelas mentes perversas que utilizam a internet a serviço do mal. É o caso do hacker que até nos atacou no blog O TORTO e no blog PISO SALARIAL AGORA, mas deixou rastros que nos permitiram identificá-lo.
Há também aqueles que desperdiçam o tempo com sites de relacionamento sem objetividade e sem consequências positivas. Mas, há uma categoria especial de internautas que utiliza o correio eletrônico para disseminar pânico, enviar correntes com ameaças ou falsas promessas (as pirâmides). Há quem envie fotos de pessoas com deformidades pedindo apoio financeiro ou tentando a localização de crianças desaparecidas (nem sempre desaparecidas de verdade). Na época de sequestros relâmpagos também há os que fantasiam histórias que teriam ocorrido em um cinema de um determinado shopping center. É a prática irresponsável do terrorismo virtual.
Muito se poderia fazer no sentido da construção da cidadania educando os internautas. Os e-mails poderiam ter uma função pedagógica de denunciar maus costumes, a corrupção institucionalizada e verticalizada dos políticos, defender direitos do consumidor, denunciar a violência generalizada da parte de bandidos e policiais, etc. Quanta utilidade pública poderia ter o correio eletrônico se utilizado de maneira adequada. Recentemente o e-mail foi utilizado com sucesso para impor à Cãmara Federal o projeto "ficha limpa" aprovado pela maioria dos deputados federais.
Na postagem seguinte vamos reproduzir, na íntegra, um artigo sobre a ação dos e-mails produzidos pelos que o autor denomina e-malas. Aproveitemos.

0 comentários: