VAMOS AO CINEMA?

QUERIDOS(AS) INTERNAUTAS
Em exibição nos cinemas de Fortaleza, Espaço Cultural Unibanco - Centro Dragão do Mar - há dois filmes imperdíveis. Vamos aqui mostrar suas resenhas e nossa recomendação. Um deles é brasileiro o outro é franco-romeno
.
Utopia e Barbárie (Utopia e Barbárie, BRA, 2009)
"Utopia e Barbárie" retrata o mundo pós-segunda guerra mundial e suas transformações; as utopias que nele foram criadas e as barbáries que o pontuaram. Descreve o desmonte das utopias da geração sonhadora de 1968 e analisa a criação de novas utopias neste mundo globalizado.

Duração: 120 minutos
Censura: Livre
Gênero: Documentário
Diretor: Silvio Tendler

Em exibição na sala Sala 2 do Espaço Cultural Unibanco
Sessões: 18h
Classificação: Livre
Característica: nacional


Casamento Silencioso (Nunta Mutã, FRA, 2008)
Na Romênia de 1953, um casamento é interrompido pelo anúncio da morte de Joseph Stalin, que traz uma semana de luto nacional. Apesar disso, os noivos seguem em frente com a festa.
Duração: 89 minutos
Censura: 14 anos
Gênero: Drama
Diretor: Horatiu Malaele
Elenco: Vasile Albinet, Doru Ana, Iona Anastasia Anton e Meda Andreea Victor


Em exibição na Sala 1 do Espaço cultural Unibanco - Centro Dragão do Mar
Sessões: 14h, 16h, 20h e 22h
Classificação: 14 anos
Característica: legendado
Nota do blog:
Ambos são filmes de forte conteúdo político. O primeiro trata da Utopia dos anos 60 cultivada no Brasil e em outros países, o sonho de justiça e de liberdade. A direçãlo é do inspirado Silvio Tendler também responsável pelo documentário Jango.
O segundo, Casamento Silencioso, se ambienta na Romênia no final do stalinismo. É um retrato doloroso da época e mostra o alto preço pago pela população inteira de jum vilarejo romeno que queria apenas comemorar um casamento.
Vale a pena ver os dois filmes. Recomendados para todos, de todas as idades e, de modo especial para advogados, estudantes de direito, historiadores, estudantes de história, etc.

0 comentários: