FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL

FECLESC PROMOVE CURSO DE EXTENSÃO
O Laboratório de Cultura, projeto de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central realizará o Curso de Extensão intitulado: “A Revolta Balaiada, Dragão do Mar e o Significado do Fim da Escravidão no Ceará”.
A atividade será ministrada pelo Prof. Dr. Tshombe Miles, vinculado ao Pratt Institute/Nova York – Departamento de Ciências Sociais, Áreas: América Latina e Afro-diáspora, com carga horária de 8 horas/aula, a ser desenvolvido nos dias 03 e 04 de agosto, à tarde, no Salão Azul da FECLESC.

O professor convidado tem renomados estudos sobre a Questão do Negro no Ceará, em especial sua tese de doutorado intitulada: “A Luta Contra a Escravidão e o Racismo no Ceará - 1838 a 1884” realizada na Brown University em Nova York, no ano de 2008. No momento, o referido professor desenvolve pesquisa junto às comunidades quilombolas cearenses. Ele tem, desde 2009, cooperado com o Laboratório de Cultura, quando participou do primeiro Seminário de Pesquisa, tendo como mediador o prof. Tyrone Cândido do Curso de História da FECLESC.

O referido Curso de Extensão tem a proposta de apresentar as diferentes perspectivas adotadas pelas elites e pelas classes populares na interpretação da “liberdade” durante o período da escravidão, tomando como referências os acontecimentos ligados à figura do Dragão do Mar e à Revolta Balaiada.

O curso será gratuito e aberto à comunidade, propiciando, aos interessados, um espaço de troca de conhecimentos, de aprofundamento na temática do Negro, assim como uma maior proximidade com um brasilianista que toma o Ceará como objeto de estudo.
Contatos:

Profa. Cleide Amorim

Coordenadora do Laboratório de Cultura – FECLESC
culturafeclesc@gmail.com

Informações: Alan Queiroz

0 comentários: