PESQUISA DATA FOLHA: DILMA VENCE EM QUASE TODAS AS REGIÕES DO PAÍS:NORTE, NORDESTE, CENTRO-OESTE, SUDESTE.


INTERNAUTAS
As pesquisas refletem tendências. Registram a intenção de voto do momento. Nem a pesquisa de boca de urna é confiável. Variáveis diversas, incluindo factóides podem alterar, de última hora resultados. A eleição em segundo turno não está definida nem mesmo quando o Datafolha, instituto do Grupo Folhas que é pró-Serra revela tendências registradas ontem, dia 26 de outubro a poucas horas do pleito. Mas, todos os institutos experimentados estão sinalizando com a vitória de Dilma. Margem de vantagem ainda é pequena. E, os demotucanos ainda não jogaram a toalha. Marilena Chaui adverte sobre ações cavilosas para melar o processo e confundir eleitores indecisos cujo número aumentou recentemente como registra a pesquisa já mencionada do Datafolha. O número de indecisos é lago considerável. Cerca de 7 milhões de votos. A eleição vai ser definida, na urna eletrônica. Por isso, a postura dos seguidores de Dilma deve ser de rigorosa fiscalização e de militância de hoje até as 17 horas de domingo. É uma luta sem tréguas e sem espaços para o salto alto ou para esmorecimentos. Os fantasmas que geraram o pesadelço do primeiro turno ainda rondam o processo eleitoral. Vejam os resultados da pesquisa Datafolha. Se clicarem no link- onde estiver o nome Datafolha - terão acesso à pesquisa completa, por região, sexo, escolaridade, idade, renda mensal e ocupação.

Exposição de Serra em 'cinturão tucano' é ineficiente, e Dilma mantém 12 pontos de vantagem

Quadro é idêntico ao registrado na pesquisa da semana passada; variações se restringem a grupos específicos

Depois de se aproximar da petista no início da 2ª fase, tucano parou de crescer; entre os mais jovens, ela cai e ele sobe

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

Pesquisa Datafolha realizada ontem em todo o país indica estabilidade na disputa pela Presidência da República, com Dilma Rousseff (PT) 12 pontos à frente de José Serra (PSDB), exatamente a mesma diferença que os separava na semana passada.
Quando se consideram os votos válidos (excluindo-se brancos, nulos e indecisos), a petista pontuou 56% contra 44% de Serra -mesmos percentuais da última quinta.
O levantamento do Datafolha, encomendado pela Folha e pela Rede Globo, foi realizado em 246 cidades com 4.066 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Quando são observadas as curvas de Dilma e Serra no Datafolha ao longo do segundo turno, notam-se dois momentos distintos.
Nos primeiros 15 dias deste mês, a petista e o tucano estiveram mais próximos. Mas havia indícios de que Dilma havia estancado sua perda de votos, registrada no final de setembro. Enquanto isso, Serra não se movia.
A partir da segunda quinzena, o Datafolha confirmou que Dilma tinha parado de perder apoio -e até reconquistado parte dos votos. Serra continuou parado.
Na contabilidade dos votos totais, houve algumas alterações -mas todas próximas da margem de erro.
Dilma tinha 50% e aparece com 49%. Serra oscilou de 40% para 38%.
Os que dizem votar em branco, nulo ou nenhum são 5%, contra 4% na semana passada. Os indecisos oscilaram de 6% para 8%.
Essa mexida de três pontos nos dois grupos indica haver uma parcela dos eleitores que continua propensa a mudar o voto. Mas não há como saber se o movimento é consistente a ponto de provocar mudança no quadro.
Há sinais de que as alterações ocorrem em grupos específicos. Por exemplo, Dilma variou negativamente de 50% para 47% entre o grupo de 16 a 24 anos (18% do total do país). Nesse mesmo grupo, Serra melhorou seu desempenho de 39% para 42%.
Já entre os mais idosos, eleitores com 60 anos ou mais (15% do total), ocorreu o inverso. Dilma saiu de 44% na semana passada para 48% agora. E Serra desceu de 44% para 38%.

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

A candidata Dilma Rousseff (PT) tem 51,9% dos votos contra 36,7% recebidos por José Serra na corrida presidencial, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 11,5%. Se contados apenas os votos válidos (sem os nulos, brancos e indecisos), Dilma tem 58,6% dos votos e Serra, 41,4% - uma diferença de 17,2 pontos percentuais.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, em 136 municípios, com a realização de duas mil entrevistas. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 37.609/2010.

Na pesquisa espontânea, em que o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, Dilma recebeu 50,4% dos votos e Serra, 35,7%. Os brancos, nulos e indecisos somam 13,5% na espontânea. O nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda foi lembrado por 0,2% dos eleitores e 0,3% também mencionaram nomes de outros candidatos que não estão na disputa.

A última edição da CNT/Sensus, divulgada dia 20 de outubro, apontou que Dilma receberia 46,8% dos votos na disputa em segundo turno com Serra, contra 41,8% para o tucano. Os votos brancos, nulos e indecisos somariam 11,3%.

Obs do blog: Um desconhecido instituto tucano chamado GPP indica diferença pró-Dilma de apenas 5,5%. Clique no link. O relatório está em PDF. Vale a pena conferir. Leia mais:

Incomodado com as pesquisas que sorriem mais para Dilma Rousseff, o PSDB decidiu divulgar sua própria sondagem eleitoral.

Foi feita pelo instituto GPP. Atribui a Dilma Rousseff 46,4% das intenções de voto, contra 40,9% de Serra. Diferença de 5,5 pontos.

Nas aferições de outros institutos, a dianteira de Dilma é maior. No último Datafolha: 12 pontos. Brancos enulos: 6,1%. Indecisos: 6,6%.

A pesquisa foi registradea no TSE (nº 37219/2010). Com isso, ficou autorizado a tornar públicos os dados que antes digeria entre quatro paredes.

A pesquisa tucana veio à luz pelas mãos da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que integra a coordenação da campanha de Serra.

No texto que levou à web, o tucanato não esclarece como estão divididos os votos nulos, os brancos e os indecisos.

No afã de apresentar índices menos azedos, o título da notícia arredonda para baixo a diferença detectada pelo GPP: em vez de 5,9 pontos, 5,5 pontos.

De acordo com o partido de Serra, o GPP ouviu 4.047 pessoas em 23 Estados e no Distrito Federal. Deu-se entre sábado (23) e segunda (25). A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto.

O GPP foi criado em 1991. A maioria de suas pesquisas é feita por encomenda de empresas. Porém...

Porém, o instituto inclui entre seus clientes oito partidos políticos. Quatro vinculados a Serra: PSDB, DEM, PPS e PTB. Quatro ligados a Dilma: PT, PMDB, PDT e PR.

27/10/2010 às 11:40:06 - Atualizado em 27/10/2010 às 11:41:42

CNT/Sensus: nível de rejeição a Serra é recorde


Amigos internautas: cliquem em todos os links indicados para obter as informações completas. Voltaremos a qualquer hora.

0 comentários: