IMPRENSA INTERNACIONAL NOTICIA E COMENTA A ELEIÇÃO DE DILMA ROUSSEF


INTERNAUTAS

Leiam as notícias sobre a eleição da presidente Dilma nos mais importantes órgão da imprensa internacional.

NEW YORK TIMES (Usa)

Pela primeira vez, o Brasil elege uma mulher como presidente

SÃO PAULO, Brasil - Dilma Rousseff foi eleita a primeira mulher presidente do país, no domingo, quando os brasileiros votaram fortemente em favor da continuidade da política econômica e social do popular presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

Rousseff, que serviu como chefe da Silva Sr. de pessoal e ministro da Energia, junta-se uma crescente onda de líderes democraticamente eleitos do sexo feminino na região e no mundo nos últimos cinco anos, incluindo Michelle Bachelet no Chile, Cristina Fernández de Kirchner no Argentina e Angela Merkel na Alemanha.

Na escolha de Dilma, que não tem experiência política, eleitos, os eleitores enviou uma mensagem que eles preferiram dar o governante Partido dos Trabalhadores de mais tempo para ampliar o sucesso das políticas econômicas de Lula, cujo governo aprofundou a estabilidade econômica e levantou milhões de brasileiros sair da pobreza e nas classes média baixa.

EL PAÍS (Espanha)

Dilma Rousseff promete continuar el trabajo de Lula

La candidata oficialista saca 11 puntos a José Serra y obtiene la victoria aritmética en la segunda vuelta de las elecciones presidenciales - En su discurso se compromete con las libertades de prensa y religiosa y la igualdad entre hombres y mujeres

S. GALLEGO-DÍAZ / J. ARIAS | Brasilia 31/10/2010

Dilma Rousseff, de 62 años, la persona elegida por Lula da Silva para sucederle, se ha proclamado hoy presidenta de Brasil, la primera en la historia del país. La candidata del Partido de los Trabajadores ha logrado el 56% de los votos en la segunda vuelta de las presidenciales, muy por delante de José Serra, del Partido de la Social Democracia (PSDB), que se ha quedado con el 44%: una diferencia de 11 millones de votos, según los datos oficiales difundidos por el Tribunal Electoral de Brasil con el 99,9% del escrutinio.Rousseff, del Partido de los Trabajadores (PT) ha prometido "honrar" el trabajo de Lula, su mentor y su predecesor en el cargo, el presidente más popular de la historia de Brasil, el que ha conseguido colocarlo como octava potencia del mundo y sacar de la pobreza a millones de brasileños. Dilma, como la conocen los brasileños, mantiene la lucha contra la pobreza y la estabilidad económica como sus prioridades, además de un compromiso con los derechos fundamentales y la igualdad entre hombres y mujeres.

LE MONDE (França)

Brasil: desafios que Dilma Rousseff enfrentará

para o Monde.fr | 01.11.10 | • p.m. 04:11 Atualizado 01.11.10 | p.m. 05:34

Eleita domingo, 31 de outubro, primeira presidente da história do Brasil, Dilma Rousseff toma posse em 1º janeiro de 2011 para governar o Brasil durante quatro anos

Escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua sucessora, "Dilma", como chamam os brasileiros, prometeu garantir "continuidade" política, diplomática, económica e social do atual governo. Essa mesma promessa que foi a chave para sua vitória.

Lula deixou, ela admite, uma "herança bendita". O crescimento econômico de mais de 7% este ano. A pobreza eo desemprego caindo.Das receitas de exportação, mineração e expansão, agrícolas, graças aos preços flutuantes. Uma almofada grossa de divisas de US $ 250 bilhões. As promessas de riqueza em petróleo e gás descobertas em águas profundas do Atlântico muito. Uma sensação de bem-estar de grande parte da população que pode gastar e consumir mais. E politicamente, a maioria pró-governo forte no Parlamento, que lhe permitirá, se ela quer reformar a Constituição.

Dos países emergentes com o oitavo do mundo da economia, o Brasil também é, em muitos aspectos, uma nação de terceiro mundo. Em seu primeiro discurso como presidente eleito na noite de domingo em Brasília, Dilma Rousseff, reafirmou o seu compromisso fundamental:"erradicar a pobreza", "acabar com a fome".

0 comentários: