BISPO PROTESTA CONTRA A POUCA VERGONHA DO CONGRESSO NACIONAL. PARABÉNS D. EDMILSON CRUZ!!!


INTERNAUTAS
O corajoso e íntegro arcebispo emérito de Limoeiro do Norte, D. Edmilson Cruz recusou a condecoração proposta pelo senador Inácio Arruda em protesto contra o imoralíssimo aumento de salários dos congressistas brasileiros.
Leia a matéria

Saia justa no Congresso depois de aumento de 61% para parlamentares

Bispo que seria homenageado pela Casa recusa a honraria. Do lado de fora, estudantes fazem protesto

O dia de ontem não foi dos melhores para o Senado. Dentro e fora da Casa, congressistas foram constrangidos por dois protestos contra o recente aumento, de 61,%, que eles aprovaram recentemente para os proprios salarios. O ato mais constrangedor se deu no plenário, onde o bispo de Limoeiro do Norte (CE), dom Manuel Edmilson Cruz, um dos cinco homenageados com a Comenda Dom Helder Câmara de Direitos Humanos, recusou publicamente a honraria. Enquanto isso, do lado de fora, estudantes que tiveram a entrada barrada organizaram um protesto, com faixas e performances no gramado em frente ao Congresso.

Em seu discurso, dom Edmilson Cruz destacou a realidade da população mais carente:

Não são raros os casos de pacientes que morreram de tanto esperar o tratamento de doença grave, por exemplo, de câncer, marcado para um e até para dois anos após a consulta – observou o bispo. – A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la.

Quem é D. Edmilson Cruz

Nascido no distrito de Aranaú, em Acaraú (CE), no dia 10 de março de 1924, dom Edmilson sempre se notabilizou pela causa dos oprimidos. Foi ordenado padre em 12 de maio de 1948, em Sobral e bispo em 11 de junho de 1966 na mesma cidade.
Seu lema é "Verbum caro factum" (Palavra feita carne). Dom Edmilson foi Bispo Auxiliar de São Luís do Maranhão-MA (1966-1974); Vigário Episcopal da Forania de Brejo-MA (1966-1974); Bispo Auxiliar de Fortaleza-CE (1974-1994); Administrador Apostólico "Sede Plena" (1992-1994) e Bispo de Limoeiro do Norte-CE (1994-1998); Diretor Espiritual do Seminário de Filosofia; Orientador Educacional de um Colégio de Religiosas; Conselheiro Espiritual do ECC Regional-Ceará; Diretor Espiritual da Equipe de N. Sra; Atendimento Pastoral a 2 paróquias da Arquidiocese de Fortaleza-CE.
Antes do episcopado ele exerceu em Sobral (de 1949-1964) os cargos de Professor no Seminário Menor; no Colégio Diocesano Sobralense, no Colégio Santana; Prefeito de Disciplina, Vice-Reitor, Diretor Espiritual no Seminário Menor; Capelão (Capela do Sagrado Coração de Jesus, Cadeia Pública, Patronato Maria Imaculada, Maternidade Manoel Marinho de Andrade); Confessor de Religiosas, Consultor Diocesano; Diretor Diocesano da Catequese; Diretor Diocesano da Obra das Vocações Sacerdotais; Fundador do "Boletim Catequético Vocacional"; Em Fortaleza (de 1964-1966): Diretor Espiritual; da Equipe de Direção, Professor de Lógica, de Ascética e Mística e de Catequese do Seminário Maior da Prainha.
Fez o ensino médio no Seminário São José em Sobral (1940-1942). Ocurso de Teologia no Seminário Provincial de Fortaleza-CE (1945-1948) e Filosofia no mesmo local (1943-1944).
Entre suas obras publicadas, destacam-se:Comunidades Eclesiais de Base, Seu Espírito e Vida de Oração (1980); Em Co-autoria: Cantador, Poesia e Viola (1980); Política e Emprego no Brasil - Viabilidades e Alternativas (1989); Cordel: ABC do Circulismo; Meu Brasil Terra de Deus; A Briga do Cupim contra o Cristal; Louvação a Dom Aureliano (1º centenário de nascimento - 1989); II Seminário sobre o Homem e a Seca do Nordeste (1992); Inéditos: Ritmo Pascal (poesia); Tabernáculo de Deus com os Homens - Congressos Eucarísticos Internacionais e Nacionais; O Evangelho do Sertão.
PARABÉNS D.EDMILSON. D. HELDER CÂMARA FARIA O MESMO.

0 comentários: