CORRUPÇÃO: MAL CRÔNICO QUE PRECISA SER ERRADICADO DO CENÁRIO DO PAÍS


INTERNAUTAS
A corrupção é uma enfermidade antiga no nosso país. No entanto, no passado ela assumia as proporções de escândalo e era combatida e seus agentes severamente punidos. Lembremos os casos de Moisés Lupion ex-governador do Paraná cassado por corrupção e Mario Pinotti, ministro da saúde de Juscelino Kubitscheck A "redentora" cognome criado pelo inesquecível Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto) criado para ironizar a ditadura militar propiciou uma mudança radical nos costumes do país. Sob pretexto de combater a corrupção e a subversão utilizou o apoio da igreja e de famílias por ela mobilizadas assumiu o poder militar e político do país em um dia sombrio e simbólico 1º de abril (de 1964). Ao impor rigorosa censura à imprensa possibilitou a escalada tranquila da corrupção que era localizada e pontual e se alastrou de maneira generalizada, incontrolável e verticalizada. (verticalizada = de cima para baixo, em todos os escalões). E quem mais foi atingido pelos desfalques, as propinas, as licitações direcionadas, as "emendas" parlamentares? O erário público? Não!!! O povo brasileiro.
Os políticos (parlamentares, governadores, prefeitos, administradores públicos) e os srs. intocáveis do judiciário se locupletaram com recursos públicos e garantiram mordomias de familiares até a n-ésima geração jamais foram alcançados pelo braço vigoroso da justiça. Os banqueiros Salvatore Alberto Cacciola (Banco Marka), escroque internacional (capturado após fugir do Brasil, liberado pelo STM, e publicar o livro Eu Alberto Cacciola Confesso uma provocação cínica e que está a venda a preço de banana nas livrarias porque encalhou) , Daniel Dantas do Banco Opportunity , Edemar Cid Ferreira do Banco Santos, Naji Nahas, megainvestidor e escroque internacional, já devolveram algum dinheiro para ressarcir os prejuízos causado ao erário e aos correntistas. No caso de Daniel Dantas quem foi punido após a Operação Satiagraha?
Sabem o que significa Satiagraha? Em sânscrito, Satya significa 'verdade'. Satya quer dizer 'firmeza'. Assim, Satyagraha é a 'firmeza na verdade', ou 'firmeza da verdade'. Satyagraha significa o princípio da não-agressão, ou uma forma não-violenta de protesto, como um meio de revolução. Satyagraha também é traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade".
O delegado Protógenes Queiroz que apurou rigorosamente as falcatruas foi afastado da Polícia Federal juntamente com o correto delegado Paulo Lacerda, ex-diretor geral da Polícia Federal. Ambos foram execrados e empurrados para o ostracismo. O banqueiro Daniel Dantas foi libertado por intervenção do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes em decisão monocrática.
topo
E os funcionários públicos qualificados com o Juiz Lalau - Nicolau dos Santos Neto (vejam a ironia no nome Santos, imagine se fosse Nicolau dos Demônios Neto) e Jorgina de Freitas, fraudadora cínica do INSS, já posta em liberdade foram punidos de maneira exemplar? Nos dois últimos casos os acusados Lalau e Jorgina alegaram doenças para ser libertados. E o patrimônio do Lalau já foi leiloado para ressarcir os prejuízos?
E o mensalão cujo processo está dormitando no gabinete do ministro Joaquim Barbosa de quem a opinião pública espera uma conclusão contundente. E os escândalos protagonizados pela família da malfadada sra. Erenice Guerra.
Agora aflora o escândalo das emendas parlamentares direcionadas a ONGS fantasmas. Pode um país irresponsável como o nosso confiar em ONGS?
O dinheiro que falta para os programas sociais, para a saúde, para garantir melhor segurança, melhor educação e que é produto do suor e do sangue da massa trabalhadora é abundante nos cofres de uma súcia de bandidos que ainda escarnece daqueles que sofrem.
O Brasil é um país muito rico mesmo que sobrevive e, mais que isso, ainda cresce apesar de tanta roubalheira e de tanta sangria nos cofres públicos. É de fato abençoado por Deus.
Mas, um dia, Deus vai cansar de proteger o Brasil. E aí só haverá, como no texto bíblico, "choro e ranger de dentes"
Que belo país estamos deixando para os nossos descendentes. Repetindo o verso irado de Castro Alves:
Existe um povo que a bandeira empresta
P'ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...
E deixa-a transformar-se nessa festa
Em manto impuro de bacante fria!...
Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,
Que impudente na gávea tripudia?
Silêncio. Musa... chora, e chora tanto
Que o pavilhão se lave no teu pranto!
Próxima postagem: o escândalo das emendas parlamentares.

0 comentários: