TRATAMENTO COM CÉLULA-TRONCO DA MEDULA: UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL



Dr Rubens recebe autorização para iniciar segunda fase da pesquisa do tratamento da retinose pigmentar com células tronco.

A terapia celular com células tronco para tratamento da retinose pigmentar é um tratamento que está sendo testado em nosso serviço através de uma pesquisa que foi autorizada pelo Comitê Nacional de Ética . Este estudo também foi registrado no órgão americano de controle de pesquisas (clinicaltrial.gov) sob o número NCT01068561.Neste órgão as pesquisas são registradas somente após conseguir uma autorização do Comitê Nacional de Ética do país de origem e através deste sistema , todos os pesquisadores do mundo tem acesso ao estudo ,como ele está sendo realizado e os resultados obtidos.Muitos países como os Estados Unidos permitem a publicação ou apresentação em congressos de pesquisa deste nível somente após o registro neste órgão.


Dr Rubens Siqueira juntamente com pesquisadores da USP-Ribeirão PretoO (Prof.Dr. Rodrigo Jorge e Prof.Dr. André Messias do departamento de retina e Prof.Dr. Julio Voltarelli do departamento de transplante de medula óssea).
,iniciaram há 1 ano e meio a primeira fase do estudo com 5 pacientes e foi demonstrado ser um procedimento seguro e viável. Observamos também repostas positivas com relação ao eletrorretinograma e campo visual.


Recebemos agora(dezembro de 2010) a autorização para iniciarmos a segunda fase do estudo que será realizada inicialmente em 20 pacientes e após o término, um outro grupo será convidado para participar da pesquisa.


O inicio está previsto para fevereiro de 2011quando já serão realizadas as aplicações de células tronco nos primeiros pacientes desta segunda etapa da pesquisa.


Os pacientes que serão selecionados, são pacientes já cadastrados em nosso sistema e a escolha dependerá somente dos critérios clínicos, portanto não funcionará como uma fila a ordem de chamada e sim de acordo com o resultado que o paciente apresentou em seus exames.


Os pacientes selecionados serão submetidos a uma avaliação psicológica e clínica-hematológica antes de serem submetidos ao tratamento.


Fonte: http://www.rubenssiqueira.com.br/portugues/noticias.asp?IdNoticia=7

0 comentários: