MORRE PADRE HAROLDO UM COMBATENTE NA LUTA POR JUSTIÇA, SOCIAL, LIBERDADES DEMOCRÁTICAS E DIREITOS HUMANOS


EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DE HOJE, SÁBADO, DIA 12 Amigos quixadaenses
Consternado, noticiamos esta informação publicada na edição on-line do jornal O POVO de sexta feira.. Mais um combatente de primeira hora deixa nosso convívio e é privado do seu direito ao PISO SALARIAL dos professores das universidades estaduais cearenses. Nas primeiras reuniões para lutar pelo PISO SALARIAL na quadra do CH era o seu discurso inflamado que nos inspirava. Há pouco menos de um ano, após a decisão do STF   rejeitando a "reclamação trabalhista" da PGE, ele voltou a se manifestar na grande assembléia geral no auditório da UECE. Até recentemente ela tratava da questão PISO SALARIAL nas homilias de suas missas dominicais da igreja do Carmo, denunciando a prepotência do governo do estado. 
O seu corpo foi sepultado ontem, por volta das dezoito horas no cemitério Parque da Paz. O velório aconteceu, durante todo o dia de ontem,  na igreja de Santa Edwiges na avenida Leste-Oeste e a missa de corpo presente foi oficiada pelo arcebispo de Fortaleza D. José Antonioi Aparecido Tosi Marques.
Leiamos a notícia do jornal O POVO:

PARADA RESPIRATÓRIA 11/01/2013 - 20h47

Morre Padre Haroldo, aos 77 anos, em Brasília


Faleceu às 21h30min desta sexta-feira, 11, em Brasília, o padre Haroldo Coelho, aos 77 anos. A informação é do assessor do padre, Alexandre Távora.
O religioso e militante político do Psol estava internado há 10 dias na UTI do Hospital Daher, no Lago Sul. Padre Haroldo foi à Brasília para passar as festas de fim de ano com familiares e foi internado na passagem do Ano Novo, devido a problemas respiratórios.
Nos últimos dois dias ele não vinha respondendo aos antibióticos e apresentava um quadro de infecção generalizada. Esta noite o religioso teve uma parada respiratória.
Biografia
José Haroldo Bezerra Coelho nasceu em 24 de março de 1935, em Fortaleza. Iniciou seus estudos religiosos no Seminário Menor dos Padres Lazaristas, no bairro Antônio Bezerra. Ordenou-se Diácono pela Diocese de Nova Friburgo, em 1963. No ano seguinte, na mesma diocese, recebeu ordenação presbiteral. Padre Haroldo recebeu sua ordenação definitiva em 29 de novembro de 1964, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, localizada no Centro de Fortaleza.
Padre Haroldo cursou a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo (Jesuítas) e licenciou-se também em Ciências Sociais. Fez pós-graduação na Universidade de Sorbonne, na França.
Nos anos 80 ele retornou ao Ceará. Foi professor da UECE e trabalhou no Santuário de Fátima, Igreja do Carmo e Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no Pirambu.
Ex-militante do PT, atualmente o padre Haroldo era filiado ao PSOL.
Redação O POVO Online
Nota do blog: A matéria acima não mencionou que o padre Haroldo  foi um grande combatente em defesa da democracia, candidato a governador do estado em 1986 com o slogan "bote fé no seu voto"e um pioneiro da luta pelo PISO SALARIAL dos professores das universidades estaduais do Ceará e das escolhas públicas do estado.
Registramos aqui nossa comoção, nossa imensa tristeza ao companheiro de tantas batalhas e o compromisso de continuarmos a luta até o fim. O seu exemplo de dignidade será nosso nosso maior estímulo para prosseguirmos nessa jornada. Jamais o esqueceremos.
Nesta despedida vamos homenageá-lo com músicas selecionadas  Descansa em paz guerreiro padre Haroldo.

Agora as nossas homenagens ao guerreiro:








0 comentários: